Início » Celular » iTunes Radio é o serviço de streaming de músicas gratuito da Apple

iTunes Radio é o serviço de streaming de músicas gratuito da Apple

Inicialmente, iTunes Radio está disponível apenas nos EUA

Lucas Braga Por

itunes-radio

Os rumores do suposto iRadio estavam certos: a Apple lançou um serviço de streaming de músicas. Sem dar muitos detalhes, a empresa demonstrou o serviço em um iPhone. Basta selecionar um gênero musical e músicas daquele tipo serão tocadas automaticamente.

Você poderá melhorar a estação de rádio de forma a colaborar com o telefone: ao marcar a opção “Quero ouvir mais músicas desse tipo”, o sistema consegue filtrar conteúdos mais adequados para você. Da mesma forma, a opção “Nunca mais quero ouvir essa música” elimina qualquer chance daquela música tocar novamente.

O tocador de músicas é bem similar ao do Pandora ou do Spotify Radio: não é possível escolher a música que você quer ouvir, mas é possível avançar para a próxima faixa. Entretanto, não tem como voltar para a faixa anterior, ou seja, não é possível ouvir a mesma música duas vezes.

As estações estão disponíveis por gênero ou por estilos pré-selecionados e disponibilizados pela Apple. Da mesma forma, o serviço também é um pouco social, com rádio dinâmica de músicas que aparecem na sua timeline do Twitter. Se você gostou de determinada música, poderá enviá-la para um amigo e ainda poderá comprá-la dali mesmo e adicionar à sua coleção.

O serviço será gratuito, mas você deverá ouvir alguns anúncios de vez em quando. Se você for assinante do iTunes Match (US$ 24,99 por ano) não haverá anúncios na hora de ouvir músicas. Ele estará disponível em breve tanto no iOS (iPhone, iPad e Apple TV) quanto no iTunes desktop (seja Mac ou PC), mas apenas para o mercado norte-americano, com a promessa de futura expansão para outros países.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Saldanha
se não for pra ouvir a música que eu quiser nem vale a pena ter, dispenso.
Domingos Teruel
Mas hoje no Itunes no Mac e PC temos a Rádio, que não está disponível no iOS, essa nova Rádio leva o que já tinhamos para o iOS e adiciona recursos que temos na Itunes Store. E creio que com o temp chegue a ser um Rdio, Spotify ou Pandora, a Apple vai em passos curtos, entregar pouco mas entregar uma boa experiencia e ir atualziando conforme essas experiencias e funcionalidades fiquem dentro de um certo padrão. Eu curti essa novidade.
Agnatos
Não tenho iOS e não planejo ter, mas minha opinião sobre o assunto é que por mais que ele seja mais interessante que uma rádio de verdade onde você pode mudar apenas a estação e elevar ou diminuir o volume, não acho que isso seja bom. Não poder voltar uma música que tenha gostado de ouvir não me parece uma coisa atual. Devíamos nos ater em receber (stream) as músicas como única similaridade com uma rádio normal, de resto deveríamos adotar funcionalidades de tocador de música.
Marcell Almeida
Apenas ruim.