iTunes Radio é o serviço de streaming de músicas gratuito da Apple

Inicialmente, iTunes Radio está disponível apenas nos EUA

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 4 dias
itunes-radio

Os rumores do suposto iRadio estavam certos: a Apple lançou um serviço de streaming de músicas. Sem dar muitos detalhes, a empresa demonstrou o serviço em um iPhone. Basta selecionar um gênero musical e músicas daquele tipo serão tocadas automaticamente.

Você poderá melhorar a estação de rádio de forma a colaborar com o telefone: ao marcar a opção “Quero ouvir mais músicas desse tipo”, o sistema consegue filtrar conteúdos mais adequados para você. Da mesma forma, a opção “Nunca mais quero ouvir essa música” elimina qualquer chance daquela música tocar novamente.

O tocador de músicas é bem similar ao do Pandora ou do Spotify Radio: não é possível escolher a música que você quer ouvir, mas é possível avançar para a próxima faixa. Entretanto, não tem como voltar para a faixa anterior, ou seja, não é possível ouvir a mesma música duas vezes.

As estações estão disponíveis por gênero ou por estilos pré-selecionados e disponibilizados pela Apple. Da mesma forma, o serviço também é um pouco social, com rádio dinâmica de músicas que aparecem na sua timeline do Twitter. Se você gostou de determinada música, poderá enviá-la para um amigo e ainda poderá comprá-la dali mesmo e adicionar à sua coleção.

O serviço será gratuito, mas você deverá ouvir alguns anúncios de vez em quando. Se você for assinante do iTunes Match (US$ 24,99 por ano) não haverá anúncios na hora de ouvir músicas. Ele estará disponível em breve tanto no iOS (iPhone, iPad e Apple TV) quanto no iTunes desktop (seja Mac ou PC), mas apenas para o mercado norte-americano, com a promessa de futura expansão para outros países.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados