A AMD aproveitou a feira de games E3 para anunciar dois novos processadores da família FX, com microarquitetura Piledriver. Entre eles está o FX-9590, chip de oito núcleos que a fabricante apresenta como sendo o primeiro processador de 5 GHz disponível comercialmente. De acordo com a AMD, o FX-9590 é voltado para pessoas que exigem bom desempenho em games e multimídia.

É claro que diversos entusiastas conseguem ultrapassar facilmente a barreira dos 5 GHz com outros processadores aplicando overclock, mas a AMD realmente é a primeira empresa que conseguiu colocar o número impressionante nas especificações de fábrica.

Entretanto, vale lembrar que 5 GHz é o clock máximo, quando o modo turbo entra em ação. Quando um aplicativo demanda processamento intenso e não está otimizado para múltiplos núcleos, o processador automaticamente eleva o clock de um deles para melhorar o desempenho. Quando os oito núcleos estão ativos, o FX-9590 opera com frequência padrão de 4,7 GHz, o que ainda é bem alto.

amd-fx

Além do FX-9590, a AMD anunciou um modelo mais barato. O FX-9370 também possui oito núcleos Piledriver, mas eles possuem clock de 4,4 GHz e chegam a 4,7 GHz no modo turbo. A AMD lembra que os dois chips são desbloqueados para overclock, então você poderá aumentar ainda mais a frequência, caso tenha coragem suficiente. O FX-8350, por exemplo, tem oito núcleos de 4 GHz, mas alcançou 8,67 GHz em competições de overclock.

FX-9590 e FX-9370 estarão disponíveis inicialmente para fabricantes de PCs entre junho e setembro, em todo o mundo. A AMD ainda não divulgou o preço sugerido dos chips, nem quando eles serão vendidos nas lojas de hardware e nem quanto essas belezinhas consomem de energia.

Como clock alto não significa desempenho alto, temos que esperar o FX-9590 ser lançado oficialmente para tirarmos conclusões. O FX-8350, antigo topo de linha da AMD, não impressionou tanto: nos benchmarks, ele ficava entre o Core i5-3570K e o Core i7-3770K, que possuem a metade dos núcleos e clock inferior. Pelo menos a AMD cobrou o preço certo.

É estranho como a AMD mudou nos últimos anos. Na década passada, a Intel sofria para acompanhar o Athlon 64 e aumentava exageradamente o clock do Pentium 4, que dissipava muito calor, consumia bastante energia e não possuía desempenho por clock tão atraente. Agora, enquanto a Intel está tranquila com os novos Core de quarta geração e sem concorrência no mercado topo de linha, a AMD é quem está apelando para a guerra dos GHz.

Com informações: X-bit labs.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jan infanti
não sou fan boy de nenhuma das duas marcas compro oque for mais adequado para meu uso, ainda não estou rodando jogos pesados porque não comprei uma placa de vídeo adequada, porem tenho um PC com i54440 para trabalho e acabei de montar um fx8320 ambos com placa mãe de mesmo nível e 8gb de ram 1866mhz e W 8.1, uma coisa posso dizer o amd humilha meu i5 no multitarefa.
Felipe Miranda
Pedro Mendes mas existe uma coisa na placa mãe chamada vrm, quanto mais energia passa por eles menos desempenho voce tem, esses processadores fx são ridiculos, instrução fraca, consomem uma energia imensa, 220w de tdp enquanto um i7 tem modelos de 77w e que sobem margens de overclock altas com pouca energia, sem contar que um 8350 gargala qualquer placa high end e mal consegue bater um i5 de terceira geração, eu tenho amd , e torço muito para que ela melhore ,para jogos ela não deixa não mão, mara para benchmark os fx são coisa de criança.
Carlos Santana
Só compro AMD
Camilo Ribeiro da Silva
eu tenho um fx 3350 e falo é muito melhor do que varios inteis ,,,,,,,,e é balela noa esquenta nada.........
Pedro Mendes
nao adianta vcs quererem usar o cooler da amd que é ruim. eu comprei o meu fx e nao gostei do cooler pq tava esquentado mas eu comprei um novo e agora ta zerado.rsrs
Pedro Mendes
agora ela tem que da um geito pra reverte a historia vs intel,rsrs mas eu gosto da AMD e vou continua comprando os fx.kk(é gosto nao sou fanboy):)
Pedro Mendes
vc nem ve.nao da muita diferença.eu aqui em casa deixo o pc ligado umas 8 horas no minimo por dia e é fx 8350.120w.e nao da diferença no talão.kk.
Pedro Mendes
tomare que sim mano.eu curto muito amd e nao me conformo 8 nucleos perde pra 4. rsrs.mas é a vida
Pedro Mendes
o preço abaixa mano.esse preço é pq ta em teste e lançamento.rsrsr
Elvis Alvis
mas gasta uma energia do carái 220w
César Neto
Vale apena lembrar que, a AMD parou no tempo, por tentar desenvolver os AMD Fusion ou APU, o objetivo a muito tempo é integrar CPU, GPU e HD em um único chip, economizando tempo e espaço. Pode ser que, chegando perto da falência, tenha acordado que esta tecnologia ainda é para o futuro, dividindo suas prioridades, sendo assim, voltando a brigar por velocidade, deixando de lado por um tempo este nível de praticidade.
Elvis Alvis
800rs
@
é pra quem é exigente
Marcelo Amaral
esse é bruto 5 GHz vai da taca nos intel
Alexandre Vitor
Credo...5 GHz
Exibir mais comentários