O Megaupload saiu do ar em janeiro de 2012, mas os arquivos enviados pelos usuários ainda estavam salvos para que eles pudessem ser recuperados no futuro. Isso não será mais possível: a LeaseWeb, um dos datacenters que hospedavam os dados do Megaupload, decidiu destruir todos os arquivos de 690 servidores do antigo site de compartilhamento de arquivos.

De acordo com Kim Dotcom, o homem por trás do Megaupload, a LeaseWeb decidiu excluir os dados sem aviso prévio. Ele revela que os advogados do Megaupload pediram ao datacenter para que os arquivos não fossem deletados “enquanto a corte americana estivesse decidindo sobre os direitos dos usuários”.

Ao TorrentFreak, Dotcom diz: “É uma traição. Eles poderiam ter nos dado algum aviso. Nós poderíamos ter informado ao tribunal que a exclusão dos arquivos era iminente. Mas a LeaseWeb nem sequer deu uma chance a nós ou aos usuários”. No Twitter, ele soltou uma série de tweets criticando a postura do datacenter:

Antes de lançar o Mega, Dotcom afirmou que ainda tinha esperanças que os usuários pudessem ter acesso aos seus arquivos novamente, apesar de não prometer nada. Ele contava com a ajuda de advogados do Megaupload e da Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização especializada em direitos digitais.

Nem tudo foi perdido, entretanto. A Carpathia, outro datacenter do Megaupload, ainda guarda parte dos arquivos, mas está tendo um prejuízo de US$ 9 mil por dia pelos servidores inativos. A LeaseWeb decidiu destruir os dados para não perder dinheiro, mas Dotcom discordou da postura da empresa: ele diz que o datacenter deveria assumir os prejuízos após lucrar milhões de dólares com o Megaupload.

A LeaseWeb se pronunciou oficialmente: “Quando o Megaupload foi tirado do ar, 60 servidores do Megaupload foram confiscados e levados aos EUA. Após disso, o Megaupload ainda tinha 630 servidores dedicados alugados na LeaseWeb. (…) Por mais um ano, os servidores estavam sendo armazenados e preservados pela LeaseWeb, às nossas próprias custas”. A empresa diz que não recebeu nenhum pedido para manter os dados, e que contatou o Megaupload antes de destruir os arquivos, mas não recebeu resposta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
Yep.
William Bannach
Puro marketing do Kim, rofl.
Carlos Nascimento
Esse Kim Dotcom tem uma cara de mentiroso! E esse novo Mega ta uma Merda!
Bruno Di Castro
Muitos videos educativos perdidos.