Início » Telecomunicações » Anatel divulga resultados de medição de banda larga em maio

Anatel divulga resultados de medição de banda larga em maio

GVT é a operadora com a maior velocidade média em Mbps; Oi apresenta piores índices

Lucas Braga Por
6 anos atrás

O cronograma da Anatel de medição de qualidade da banda larga está a todo vapor. A exemplo do que foi divulgado no mês de abril, a agência liberou os dados para maio de 2013, trazendo dessa vez as medições do estado do Paraná. As medições são feitas por voluntários que instalaram a whitebox, uma espécie de roteador que realiza as medições automaticamente na casa do usuário e as envia para a Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ).

Nas medições de velocidade instantânea, todas as operadoras atingiram os índices de qualidade estipulados pela Anatel. As operadoras são obrigadas a garantir que 95% de todas as medições atinjam o mínimo de 20% da velocidade contratada. A pior colocada nesse indicador é a Oi no estado do Paraná, que conseguiu entregar 20% da velocidade contratada em 97,90% de todas as medições.

vel-instantanea-anatel-maio

Algumas operadoras apresentaram dificuldade em manter seus índices próximos de 100% no indicador de velocidade média. Ele prevê que a velocidade média aferida durante todo o mês de uso atinja o mínimo de 60% da velocidade contratada. Quem apresentou o pior índice dessa vez também foi a Oi, no estado do Rio de Janeiro: apenas 80,50% das conexões da operadora conseguiram atingir 60% da velocidade contratada.

indicador-velocidade-instantanea-anatel-maio

A Anatel também divulgou um dado novo nesse relatório: a velocidade média das conexões banda larga em megabits por segundo. Quem se deu bem nesse quadro foi a GVT: em todos os estados, a operadora conseguiu a maior velocidade média entre todas as operadoras, com destaque para o Rio de Janeiro, com média de 21,2 Mbps em suas conexões. Em março de 2013, a operadora registrou que a velocidade média de sua rede no Brasil era de 12,3 Mbps.

velocidade-media-maio-anatel

Apesar dos baixos índices de algumas operadoras no indicador de velocidade média, a Anatel informa que todas as operadoras alcançaram as metas mínimas de qualidade. Vale lembrar que o percentual mínimo de qualidade irá aumentar ano a ano, de acordo o cronograma estabelecido pela agência.

Dados de outros estados deverão ser divulgados nos próximos meses, uma vez que a instalação das whiteboxes não foi concluída em todas as regiões do Brasil. Os resultados de todos os estados devem ser divulgados no máximo até dezembro de 2013.

Mais sobre: , , , , , ,