Início » Telecomunicações » Anatel divulga resultados de medição de banda larga em maio

Anatel divulga resultados de medição de banda larga em maio

GVT é a operadora com a maior velocidade média em Mbps; Oi apresenta piores índices

Lucas Braga Por

O cronograma da Anatel de medição de qualidade da banda larga está a todo vapor. A exemplo do que foi divulgado no mês de abril, a agência liberou os dados para maio de 2013, trazendo dessa vez as medições do estado do Paraná. As medições são feitas por voluntários que instalaram a whitebox, uma espécie de roteador que realiza as medições automaticamente na casa do usuário e as envia para a Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ).

Nas medições de velocidade instantânea, todas as operadoras atingiram os índices de qualidade estipulados pela Anatel. As operadoras são obrigadas a garantir que 95% de todas as medições atinjam o mínimo de 20% da velocidade contratada. A pior colocada nesse indicador é a Oi no estado do Paraná, que conseguiu entregar 20% da velocidade contratada em 97,90% de todas as medições.

vel-instantanea-anatel-maio

Algumas operadoras apresentaram dificuldade em manter seus índices próximos de 100% no indicador de velocidade média. Ele prevê que a velocidade média aferida durante todo o mês de uso atinja o mínimo de 60% da velocidade contratada. Quem apresentou o pior índice dessa vez também foi a Oi, no estado do Rio de Janeiro: apenas 80,50% das conexões da operadora conseguiram atingir 60% da velocidade contratada.

indicador-velocidade-instantanea-anatel-maio

A Anatel também divulgou um dado novo nesse relatório: a velocidade média das conexões banda larga em megabits por segundo. Quem se deu bem nesse quadro foi a GVT: em todos os estados, a operadora conseguiu a maior velocidade média entre todas as operadoras, com destaque para o Rio de Janeiro, com média de 21,2 Mbps em suas conexões. Em março de 2013, a operadora registrou que a velocidade média de sua rede no Brasil era de 12,3 Mbps.

velocidade-media-maio-anatel

Apesar dos baixos índices de algumas operadoras no indicador de velocidade média, a Anatel informa que todas as operadoras alcançaram as metas mínimas de qualidade. Vale lembrar que o percentual mínimo de qualidade irá aumentar ano a ano, de acordo o cronograma estabelecido pela agência.

Dados de outros estados deverão ser divulgados nos próximos meses, uma vez que a instalação das whiteboxes não foi concluída em todas as regiões do Brasil. Os resultados de todos os estados devem ser divulgados no máximo até dezembro de 2013.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
Tenho GVT e digo que é muito boa, recebo normalmente porcentagem a mais da velocidade comprada, mas acredito que isso seja porque moro perto da central de ramais deles aqui do bairro.
Robson C.
Mas os planos de 35 mega não são pra qualquer um. Além de caros, são inacessíveis na maioria das cidades. Eu tenho de 10 Mega da GVT e acho absurdo essa proporção de 10 pra 1.
TaylerPadilha
Felizmente, eu sou um dos filhos bonitos nesse seu exemplo aí. :3
Rodrigo Fante
Na verdade eles não tem como garantir 100%, isso é fato, os planos precisariam triplicar de preço para isso, mesmo se fossem super competentes. O que deveriam é ser obrigados a forma como publicam os planos de algo como 15Mb/s para algo como: Plano A - 1 a 5Mb/s Plano B - 5 a 10Mb/s Plano C - 10 a 15Mb/s Deixar claro essa variação, empresas que garantissem um range melhor por um preço mais justo se sairiam melhor, como a GVT por exemplo.
Alexandre
Como é que se mede 100,12% dos clientes da NET? Eu to me perguntando isso desde o resultado passado, mas parece que nem o pessoal da EAQ sabe informar isso...
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Hahaha, é aquela história né, coloca os filhos mais bonitos pro mundo ver. Os feios a gente esconde.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Continua uma vergonha. Eles deveriam ser obrigados a garantir 100% da banda VENDIDA, afinal se a velocidade depende de outras empresas, não cabe à provedora "lucrar" em cima dessa dependência. Mas aí já são outros quinhentos, em querer vender só por aquilo que se garante.
Augusto Soares
como é q no teste de velocidade média algumas conseguiram superar os 100%???
Charles Buss
A net ai tem treta, você contrata 10 Mega e nao consegue assistir um vídeo no youtube em 360P sem que ele trave imagina em HD, pelo menos aqui no parana tá assim..
Maico Andrade
É, realmente eu vi o era a GVT depois de usa-la. Além do http://www.speedtest.net/, me falaram do http://simet.nic.br/, estou usando e achando melhor q o famoso speed.
TaylerPadilha
Depois que recebi meu modem da EAQ a net tá só me entregando 100% para upload e download, tá uma beleza! E não é efeito placebo não, heim; testo todo dia no SpeedTest. :D
Jonas Seerig
1mbps = velocidade maxima de up da adsl.
DeejayBira Michels
Ai que você se engana, meu pacote é de 35mega e consigo fazer upload de 3.5mb =) (GVT)
Lucas Braga
Calma, era 10%, aumentou pra 20% esse ano e vai aumentar mais 10% a cada ano, até chegar em 60%. Veja o cronograma: http://tecnoblog.net/117764/anatel-banda-larga-minimo/
viniciusghietti
Gvt se deu bem hehe, aqui a Vivo é de boa o que fode é que é ADSL e eles não tem velocidades superiores a 1 mega aqui no meu bairro
Exibir mais comentários