Anatel divulga resultados de medição de banda larga em maio

GVT é a operadora com a maior velocidade média em Mbps; Oi apresenta piores índices

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

O cronograma da Anatel de medição de qualidade da banda larga está a todo vapor. A exemplo do que foi divulgado no mês de abril, a agência liberou os dados para maio de 2013, trazendo dessa vez as medições do estado do Paraná. As medições são feitas por voluntários que instalaram a whitebox, uma espécie de roteador que realiza as medições automaticamente na casa do usuário e as envia para a Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ).

Nas medições de velocidade instantânea, todas as operadoras atingiram os índices de qualidade estipulados pela Anatel. As operadoras são obrigadas a garantir que 95% de todas as medições atinjam o mínimo de 20% da velocidade contratada. A pior colocada nesse indicador é a Oi no estado do Paraná, que conseguiu entregar 20% da velocidade contratada em 97,90% de todas as medições.

vel-instantanea-anatel-maio

Algumas operadoras apresentaram dificuldade em manter seus índices próximos de 100% no indicador de velocidade média. Ele prevê que a velocidade média aferida durante todo o mês de uso atinja o mínimo de 60% da velocidade contratada. Quem apresentou o pior índice dessa vez também foi a Oi, no estado do Rio de Janeiro: apenas 80,50% das conexões da operadora conseguiram atingir 60% da velocidade contratada.

indicador-velocidade-instantanea-anatel-maio

A Anatel também divulgou um dado novo nesse relatório: a velocidade média das conexões banda larga em megabits por segundo. Quem se deu bem nesse quadro foi a GVT: em todos os estados, a operadora conseguiu a maior velocidade média entre todas as operadoras, com destaque para o Rio de Janeiro, com média de 21,2 Mbps em suas conexões. Em março de 2013, a operadora registrou que a velocidade média de sua rede no Brasil era de 12,3 Mbps.

velocidade-media-maio-anatel

Apesar dos baixos índices de algumas operadoras no indicador de velocidade média, a Anatel informa que todas as operadoras alcançaram as metas mínimas de qualidade. Vale lembrar que o percentual mínimo de qualidade irá aumentar ano a ano, de acordo o cronograma estabelecido pela agência.

Dados de outros estados deverão ser divulgados nos próximos meses, uma vez que a instalação das whiteboxes não foi concluída em todas as regiões do Brasil. Os resultados de todos os estados devem ser divulgados no máximo até dezembro de 2013.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados