O Facebook anunciou hoje que corrigiu uma falha de segurança que expôs números de telefone e endereços de email de aproximadamente 6 milhões de usuários. O problema aconteceu na ferramenta “Baixe suas informações” e atingiu inclusive contas brasileiras. A rede social está enviando emails para todos os usuários que foram afetados.

A falha foi encontrada com a ajuda do programa White Hat, que oferece recompensas a pesquisadores que encontram brechas no Facebook. De acordo com o Facebook, o problema foi corrigido em menos de 24 horas após a rede social tomar conhecimento do fato e “não há nenhuma evidência de que o bug foi explorado maliciosamente”.

Emails em português foram enviados para tentar explicar o que aconteceu:

“Mesmo sendo difícil descrever o que causou o erro por sua complexidade técnica, queremos explicar como isto aconteceu. Quando as pessoas carregam suas listas de contatos ou agendas de endereços no Facebook, tentamos corresponder esses dados com as informações de contato de outras pessoas no Facebook para gerarmos recomendações de amizade.

Devido a este erro, os endereços de email e os números de telefone usados para fazer recomendações de amizade e reduzir o número de convites que enviamos foram inadvertidamente armazenados em sua conta do Facebook, juntamente com seus contatos carregados.

Como resultado, se uma pessoa baixou um arquivo de sua conta do Facebook através da nossa ferramenta ‘Baixe suas informações’, que inclui seus contatos carregados, ela pode ter sido fornecida com endereços de email e números de telefone adicionais.”

Email do Facebook enviado a este que vos escreve

Email do Facebook enviado a este que vos escreve

Caso seus dados tenham sido expostos, você receberá um email como o da imagem acima, especificando quais informações foram acessadas e o número estimado de pessoas que podem ter visto seus números de telefone ou endereços de email.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

venancio Moiane
Vamos ver também tou com certo blema
@
Desde a segunda o dia q houve as falhas, o facebook me pediu para que eu trocasse a senha, Troquei e desde então não consigo acessar meu perfil. E além disso pessoas foram excluidas do meu perfil, me parece que as mais antigas enquanto que para os mais recentes o perfil continua lá. Mas eu não consigo acessar nem com a nova senha, nem com a antiga.
Guilherme Macedo C.
Não importa de "A" ou "B" fizeram isso, o fato é que informações pessoais privadas foram reveladas sem autorização. E isso é uma falha grave.
Arthur Mendonça Fresca
Engraçado. Tem pessoas que vivem postando o num do telefone, o endereço da própria casa. E depois ainda reclamam que vazou os dados no facebook kkkk
portela.thiago
Inaceitável. Ainda bem que não recebi o e-mail, sendo assim, ACHO que nenhuma informação minha vazou....
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Acontece que o FB também vive de vender essas informações junto com suas preferências e afins. Se alguém tava conseguindo de graça, então o problema é muito grande. Hahaha.
Guilherme Macedo C.
"Visão crítica" e "Cardoso" são coisas antagônicas :P
luizzz
Eu recebi o e-mail do Facebook e estou muito preocupado. Olha minha preocupação abaixo:
viniciusghietti
Não se pode confiar na internet :S mas, fazer o que né hehe
schiontek
Eu estou sofrendo com essa manutenção. Não consigo entrar no facebook desde ontem :/
Daniel
hahaha, o fato é que nossa Abin está a Anos-Luz da CIA. Eu gosto dos textos do Cardoso, eles sempre dão uma visão crítica do assunto.
Rafael Machado de Souza
até cliquei no link, mas ao ver que era do cardoso fechei antes que sangrasse meus olhos, hahahaha
Maurício Rodrigues
Eu também não vi dados tão graves assim, numero de celular é o minimo. Vc mesmo ja posta muita vez na rede social e deixa visível.
Gaba
Serio cara? Quando você começar a receber spam no celular acho que vai mudar de ideia...
goo_dsd
Otimo expoe meu celular "Espero que alguem me ligue " (Alone)
Exibir mais comentários