Início » Legislação » Para diminuir pirataria, Sony e Disney fazem streaming de filmes que ainda estão em exibição nos cinemas

Para diminuir pirataria, Sony e Disney fazem streaming de filmes que ainda estão em exibição nos cinemas

Paulo Higa Por

walt-disney

Uma das maneiras de diminuir a pirataria é fornecer alternativas melhores que os piratas. É isso que Sony e Disney estão tentando fazer na Coreia do Sul. Sem grandes anúncios, as duas distribuidoras de filmes começaram a testar um novo modelo de negócios que consiste em liberar streaming de filmes que ainda estão em cartaz no cinema.

O Wall Street Journal afirma que Sony e Disney estão vendendo ingressos para assistir aos filmes indo a uma sala de cinema ou usando a conexão de casa. Django Livre, por exemplo, estava disponível por streaming apenas três semanas após a estreia em abril. O mesmo se repete com Detona Ralph e Valente, que começaram a ser distribuídos pela internet em quatro ou cinco semanas. Esses filmes ainda estão em exibição na Coreia do Sul.

A ideia pode ser seguida por outras empresas: o jornal diz que executivos de quatro estúdios de Hollywood estão acompanhando os testes. Mas não há garantias de que isso possa ser realmente ampliado. Segundo o The Verge, a Disney tentou fazer algo parecido em Portugal, com a animação Enrolados, mas não repetiu a experiência posteriormente.

Esta parece ser uma boa estratégia para reduzir os downloads ilegais de filmes no Brasil. Muitos pirateiam não porque não querem pagar, mas porque não têm opções. De acordo com o Ipea, mais de cinco mil cidades brasileiras (mais de 90%) não possuem salas de cinema. Um estudo de 2004 dizia que 35,90% dos municípios também não possuíam locadoras. E, bem, até os filmes saírem para aluguel digital, é provável que eles já estejam disponíveis há bastante tempo nos sites de torrents.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Vergne

http://www.meudownload.com - Baixe filme, series, musicas, jogos e muito mais. Tudo por link direto e na velocidade máxima, aproveite! Atualizações diárias do lançamento de series e filmes. http://www.meudownload.com - 50 Tons de Cinza - DUBLADO - JA DISPONIVEL PARA DOWNLOAD

carlosalj
Eu pirateio porque faço questão de NÃO PAGAR. Se eles liberarem de graça, e o produto for bom, efetuo uma doação.
q.tuane
Exatamento como o danillz disse, há meios de otimizar o streaming via software para conexões lentas. Normalmente streamings fazem buffer, sempre é possível deixar o filme carregando um tempo no começo, enquanto você faz a sua pipoca. Se você deixar um streaming carregando o tempo que você levaria para baixar um filme via torrent, quase com certeza você conseguirá assistir o filme sem problemas e travadas.
Carlos Acs
Verdade. Cadê a lei de incentivo a cultura?
Carlos Acs
O audio é o que menos pesa no stream, então DD 5.1 é moleza. Agora o vídeo já pesa muito mais, principalmente em alta definição.
Carlos Acs
Mas foi exatamente isto que ele falou.
RamonGonz
caramba mais de 5 mil cidades sem cinema... impressionante...
daniellz
A tecnologia do Netflix é muito boa viu, quando eu tinha internet de 1MB, mas que só chegava a 512kbps dava pra assistir aos filmes tranquilo...
daniellz
No Netflix tem alguns filmes com áudio 5.1, então creio que seja possível
Abraão Caldas
Como você faz streaming sem internet boa?
Rafael Machado de Souza
pois eu vejo as propagandas de filmes quando acesso a PSN UK. ate interessante para ver series, já que as operadoras de TV cobram um pacote novo só por alguns canais que valem a pena, como o SyFy. Até mesmo o Netflix tem mostrado lançamentos muito bons. faz algumas semanas que baixei o "Amigos Inseparáveis" (2012, com Al Pacino e Cristopher Walken). é um filme que nem chegou a vir pros cinemas de Passo Fundo/RS. Eu tava com ele no HD, mas assisti no ultimo sabado pelo Netflix.
Rafael Tini
Gabriel, o autor do texto já fala isso. Ele aponta que a possível solução seria o streaming
Rafael Olah
Isso depende do preço que eles colocarem o Stream, eu assistiria alguns filmes desde que os preços fossem justos, não sei se é possível enviar áudio double digital 5.1 por stream se desse seria uma boa. Você vai no cinema pega uma fila, tem aquele monte de pessoas falando no meio do filme, eu prefiro assistir em casa, você paga de Royalties menos de 1 real no cinema e todo o resto é lucro para o cinema.
Gabriel Rezende
Mas ainda existem os DVDs piratas. Esses ai ganham com a falta de cinema nas cidades e falta de acesso a internet.
Rafael Tini
Não acho que vá resolver no Brasil pois, a probabilidade da cidade não ter cinema for a mesma dela só ter internet 3G ou a banda larga popular, a pessoa nunca vai conseguir assistir o filme =/