Início » Aplicativos e Software » O Internet Explorer não é mais um lixo

O Internet Explorer não é mais um lixo

Avatar Por

“O Internet Explorer é um lixo”. Este comentário é muito comum nas notícias sobre navegadores e não deixa de ser válida para as versões antigas do Internet Explorer: elas não seguiam padrões da web, tinham falhas de segurança, demoravam para adicionar suporte a novas tecnologias e eram instáveis. Mas o Internet Explorer 10 está muito bom, e talvez valha a pena dar mais uma chance para o navegador da Microsoft.

O Internet Explorer 10 está rápido e fluido, além de suportar diversos padrões do HTML5 e CSS3. Benchmarks indicam que ele é o mais econômico em termos de bateria, característica muito importante nos tablets e notebooks. E ele também está seguro e privativo, com recursos como o SmartScreen, filtro que bloqueia sites com vírus e outros malwares; e o cabeçalho Não Acompanhar, que está ativado por padrão e ajuda a proteger sua privacidade.

A equipe do Internet Explorer se esforçou bastante para melhorar o navegador, e o trabalho parece estar dando certo. De acordo com os dados da Net Applications, a fatia de mercado do Internet Explorer, que estava em queda livre nos últimos anos, se estabilizou e começou a subir novamente. A maioria dos usuários ainda opta pelo navegador da Microsoft: em maio, ele alcançou 55,99% de participação.

A Microsoft sabe que ainda existe muita resistência em usar o Internet Explorer e criou o site O navegador que você amava odiar para mostrar a você que ele mudou bastante. A página traz alguns gráficos simples que demonstram como a evolução pode surpreender e fazer algo totalmente fora de moda voltar a ser popular e cool. Veja o exemplo das fazendas e cavalos:

ie-publieditorial-fazendas

ie-publieditorial-cavalos

Então dê mais uma chance ao Internet Explorer: agora que ele também evoluiu, pode ser que você passe a usá-lo como navegador padrão.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

renatonsh
Eu pesquisando no Google: "por que o internet explorer é um lixo?" e caí aqui neste publi-editorial de quatro anos atrás...rs. Eu até tentei dar uma chance a ele, depois que o Windows 10 se estabilizou bem no meu notebook, mas não tem como comparar: IE é um lixo! Grande lixo, aliás. O Edge até que é melhorzinho, mas é outro lixo também.
Renatonog
Eu pesquisando no Google: "por que o internet explorer é um lixo?" e caí aqui neste publi-editorial de quatro anos atrás...rs. Eu até tentei dar uma chance a ele, depois que o Windows 10 se estabilizou bem no meu notebook, mas não tem como comparar: IE é um lixo! Grande lixo, aliás. O Edge até que é melhorzinho, mas é outro lixo também.
Jaldomir
Opa, pera aí: chrome leve? Me fala onde que eu baixo na hora!

Chrome hoje é o que mais consome em memória, processamento e uso do HD.
Cachaça
Em que ano você está? Acesso o IB da Caixa pelo chrome e mozila sim. Já trabalhei em órgão público há 2 anos e acessava várias coisas por esses dois navegadores.
Sugiro que você venha para o ano de 2016.
Rafael Guimarães Barbosa
IE É UM LIXO
arlyssb
NOSSA! QUE GÊNIO!!!
Marcelo Dias
IE 10 é um lixo... assim como todos os outros!
abiliojose
Senhores, está explicado porquê este post está falando que o IE é uma maravilha. Leiam lá em cima: Publieditorial (postagem paga) :-)
http://www.brogui.com/2009/02/15/publieditoriais-o-que-sao/
abiliojose
Não culpe o browser pela incompetência de quem desenvolveu a página...
abiliojose
Hoje temos o Chrome, leve, seguro, customizável, 100% integrado à nuvem, multiplataforma, com suporte a novas tecnologias já há algum tempo, com um ciclo de atualização e inovação anos luz a frente. Agora me diz, voltar a usar IE pra que????
Ricardo Francisco
IE SUCKS!!!
Andre Souza
Nice try, Internet Explorer... só que não. Mais sorte na próxima vida, tá? :P
Vitor
Tsc, tsc. Você falou os 2 piores navegadores da atualidade em um comentário só.
Vitor
Não, cara. Problema é que o IE é um lixo.
Daniel Silva
Se o Internet Explorer está tão bom assim, então vou baixar o Google Chrome que deve estar excelente...

haha'

Foi mal Tecnoblog, mas vocês forçaram muito agora..
Rafael
Concordo, ano que vem vão estar dizendo a mesma coisa assim: "gente até o IE 10 realmente era ruim mas o IE 11 não é mais um lixo". Isso acontece com toda nova versão que a Microsoft lança. Ano passado o IE 9 era perfeito. kkk
antoniocpjunior95
O IE 10 está otimo tanto na interface metro como desktop, só não deixo de usar o Chrome para usar ele, devida a integração de serviços do Google e o Android.
calzzetta
Juro que ja tentei de desprender do Chrome, mas os recursos que ele integra do Google facilitam muito. Enquanto a MS pensar em seus produtos como parte do Windows, acredito que as coisas não evoluem tanto. Já poderiam ter IE para Linux ou para Android no mínimo, quem sabe até trocar o nome do navegador para que se perca essa imagem negativa.
ricardo
Se lançassem uma versão para Linux eu testaria com maior prazer. Mas sei que isso não acontecerá.
Thássius Veloso
Chrome ou Opera. Mas é bem mais o Chrome.
Tales Cembraneli Dantas
uhahuahuahu comédia.... a única coisa q era realmente boa no IE é o suporte a impressão..neste quesito ele batia todos os outros navegadores
YanGM
Problema maior é o suporte a CSS3.
YanGM
Melhor ainda, corta a verba das propagandas e joga no desenvolvimento.
Walter Ribeiro
Corrigindo: Que adianta ser o mais econômico em termos de bateria e obrigar os desenvolvedores a ficar contornando bugs do navegador com scripts? Que adianta ser bonitinho e ser o menos COMpatível possível com html5?
Não, por favor.
Falta muuuuuuuuuito pra o IE deixar de ser tão odiado.
Walter Ribeiro
Que adianta ser o mais econômico em termos de bateria e obrigar os desenvolvedores a ficar contornando bugs do navegador com scripts? Que adianta ser bonitinho e ser o menos incompatível possível com html5?
Não, por favor.
Falta muuuuuuuuuito pra o IE deixar de ser tão odiado.
YanGM
[Publieditorial]
Fernada Archeman
Oi LuanderFB, tem adblock compatível com a versão 10? Uso só as listas de bloqueio como a descrita... Só que elas não bloqueiam os ads nos videos do Youtube... Esse bloqueia?
Fernada Archeman
Pois é! Eu sinceramente acho os produtos da Microsoft excelentes... Gosto muito do Windows 8, o meu Windows Phone (L920 qque dá de mil no meu falecido Galaxy S3), o Outloo.com, Skydrive... Mas, você está certíssimo, demorou demais a fila andou... Fica muito difícil conquistar clientes que já se adaptaram aos concorrentes...
Fernada Archeman
É só você entrar na opção add tracking list e escolher a lista que se chama Fanboy (ela usa a mesma base que o ad-block)... E pronto, sem propagandas!
LuanderFB
Achamos o cara do vídeo :D
LuanderFB
Se o problema e o AdBlock, esse tem até para o IE.
André Macêdo de Andrade
Acho engraçado falarem que quem tem maior conhecimento de Software, não usa Internet Explorer, mas em muitos sites, no Tecmundo por exemplo um monte de gente usa a fala de que o Windows XP ficou preso no Internet Explorer 8, muitas vezes até ignorando que o Windows Vista esta preso no Internet Explorer 9, para ficar dizendo que o Windows XP está totalmente abandonado, mas o Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera continuam totalmente compatíveis, então eu não entendo se o Internet Explorer não é importante então porque ficar dizendo que ele sozinho (quando não se pode mais atualizar a versão) indica que um sistema não esta mais preparado para os dias atuais.
Maurício Rodrigues
Qual o problema disso a pessoa só vive se tiver dinheiro no bolso amigo, isso aqui é trabalho.
Felipe Lima
Ou Microsoft, fica a dica, se voces querem que um browser desenvolvido por voces volta a ter destaque é só matar de vez o nome "IE" e criar uma versão outro nome. Enquanto tiver este nome "Internet Explorer" o pessoal vai ter preconceito. #fikdik
Felipe Lima
no seu Android, qual vc usa, o Chrome?
Auston Damazio
Isto na década passada né ? Eu acesso a conta da CEF, BB, Santander pelo Chrome, faço emissão de NF's da empresa, serviços do site da receita federal. Os acessos seguros na maioria hoje em dia usam Java. Claro que para alguns fabricantes ainda falta visão e investimento para atualizar os sistemas, como os fabricantes de DVR que amam activex.
Danilo Tudisco
não quero saber se ele esta mais bonito, se esta mais facil de usar, nem mesmo estou preocupado nesse momento com a velocidade dele nem a segurança (td isso se arruma com o tempo e os SP), o que me preocupa e ninguem fala nd é, como ele responde aos padrões W3C, ele esta tão amigável e compatível quanto os concorrentes? quantos Hacks eu vou ter q colocar pra ele reconhecer um simples comando HTML5 ou CSS3? isso ninguém fala
Maurício Rodrigues
O que não me permite usar o IE é a falta das extensões, muitas deles são essenciais no meu dia a dia.
Marcus Romeu M. Cordeiro
Odeie quem odiar, mas ficar sem o IE em um ambiente corporativo, é impossível!!!.. Desafio alguém a consultar o saldo bancário do Internet Banking da caixa com o mozilla, chrome ou opera.. impossível.. e sites do governo, então? SEFIN, banco do brasil, MTE, impossível tb.. o máximo que se consegue é abrir as páginas e navegar, mas quando passa para a questão de autenticação e segurança, aí o bicho pega.. Pra se ter uma idéia, o chrome, nem o acesso via web a FTP funciona que preste, ainda mais em sites desse tipo.. não defendo, uso o MOZILLA, mas como falei, sem o IE em ambiente corporativo é realmente IMPOSSÍVEL!!
joao.silva
Matéria muito tendenciosa. E afinal de onde vocês tiraram essa informação de que ele ainda tem 55% do mercado? Segundo o http://gs.statcounter.com/ ele vem sofrendo declínio constante.
Leonardo Mota
Não estou afim de ter um AVC...Não,obrigado.
Rodolfo Hiroshi
Gostei da materia, apesar de ser publicidade, me instiga a usar o IE sim.
Edmiel Leandro
Só ver que a galera em peso aqui nos comentários usa Chrome :P
Auston Damazio
tá bom vou testar! Opa, apt-get install internetexplorer não rolou e agora ? Ah ele não tem pra linux. Assim sempre que precisar usar outro S.O preciso trocar de navegador ? Desculpa, mas não rola.
fac_713198649
Quase não abro mais o Chrome aqui
qgustavor
Postado usando Chrome no Windows 7, boa (http://tecnoblog.net/133585/internet-explorer-navegador-que-voce-amava-odiar/comment-page-1/#comment-1434839). Um dia abro um blog só para ganhar dinheiro da Microsoft assim.

Quero ver quando o IE largar essa de que extensão é toolbar...
... quando largarem de ser Google (que desativou o 'ultrapassado' H264 no Chrome) e ativarem o 'ultrapassado' TouchEvents no Internet Explorer...
... quando aceitarem temas, e não bugar quando tentamos colocar temas: http://i.imgur.com/o8NEvOI.png ...
... quando colocarem o WebGL, que já disseram que iriam colocar, porém fazerem antes o 3D transforms funcionar direito ( desculpem, não tenho foto do meu site que bugou ao ser renderizado pelo IE10 ) ...
... quando realmente essa campanha toda dar certo.

Mas dou parabéns para a Microsoft em alguns outros pontos, por exemplo, o suporte a CSS3, que em algums pontos, é melhor do que os concorrentes:
Ele suporta campos tipo intervalo, que o Firefox não suporta; suporta organizar o texto em colunas (sem dar bugs), o que o Chrome não consegue, e as vezes até trava.

Além disso temos que considerar a iniciativa da Microsoft em tentar criar novas tecnologias, ainda que tenham chegado atrasados nisso, para promover o Internet Explorer. Mesmo assim tais iniciativas, algumas são ignoradas ou dão dor de cabeça, exemplo, PointerEvents:

Por que eu iria adaptar o meu site para funcionar no touch do Windows Phone e Surface se poucos visitantes do meu site usam ele, os tutoriais não ajudam, as bibliotecas que resolvem isso fazem o site carregar com cinco segundos de atraso (perdendo visitas). O que faço? Esqueço, deixo eles com um site vazio, sem dinamicidade, sem swipes, menus escondidos e coisas do tipo.
Criar um aplicativo pra ver se eu ganho dinheiro disso... eles tem loja? Se tem só se for no 8, no 7 até agora não vi.
Thalles Vinicius
Realmente melhorou muito tenho abandonado os outros browsers para a navegação,
o ping usando o IE é metade do ping dos outro browsers
Marcus Borelli
Estranho mas será que o Firefox está tão ruim? Eu prefiro o FF e o Chrome pois na maior parte do tempo estou no openSUSE. Mas eu sou obrigado a usar o IE 10 pois o controle das câmeras de um sistema de vigilância só roda em IE.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
O IE10 ficou excepcionalmente bom, não tenho do que reclamar.
Mas por uma questão de respeito ao Firefox e Opera por todas as mudanças que ajudaram a fomentar, não mudo.
Haha.
Kessler
Não entendi. Onde eu disse que eu preferia o IE?
Andre Badiani
IE 10necessario !!!!
Lucas
???
Rodolpho Freire
Chrome versão 27 ????
Marcoscs
só deixando claro que eu não tenho nada contra a ganhar dinheiro, muito pelo contrário...
Marcoscs
E isso foi a equipe do Tecnoblog garantindo um cascalho pra gastar nas férias.....
rafaelpitrovski
É séria essa reportagem? Rolou um patrocínio da MS? Isso tá mais pra propaganda do que pra matéria. Quando eu usei, não foi isso tudo, principalmente relacionado aos padrões.
Gabriel
O problema do IE é o mesmo da maioria dos produtos da Microsoft: perderam o momento, agora é preciso ser mais do que bom para convencer as pessoas.

O IE é (?) bom, mas o Chrome também. O Windows Phone é bom, mas o Android/iOS também. O Zune era ótimo, mas o iPod também era. O Outlook é bom, mas o Gmail também. Deve haver outros exemplos. Por enquanto, só me lembro do Xbox como produto tardio dela que vingou.
viniciusghietti
Nao querendo causar brigas, mas se ele é bom o suficiente pq vc esta usando o Chrome Beta?
Kessler
Não é uma amostra muito boa. É um blog de tecnologia, os leitores em média têm um conhecimento maior de software.

Não é exatamente o usuário que usa o IE porque ele está lá e é bom o suficiente.
Mike Metralha
Eu voltei a usar bastante o IE por conta de ferramentas corporativas que não rodam bem em outros navegadores.
Realmente a versão 10 é muito boa. Bem melhor que as demais versões.
Porém pra virar meu navegador favorito ele ainda tem uma longa caminhada. Ausência de extensões e flexibilidade de uso ainda fazem dele meu 2º navegador. Sempre Chrome. =)
viniciusghietti
Ia comentar isso! Em relação ao aumento de numero de usuários com o IE, creio que uma grande parte use o IE antigo e somente uma pequena parte use o IE 10!
matmafra
+1 o/
Denis Lins
Realmente melhorou bastante, mas vai ter que remar muito pra chegar no Chrome.
Marcelo Dias
Não obrigado! Próximo!
Marcelo Madeira
Pra tirar a dúvida de vez, é só olhar em quantos comentários aqui vocês conseguem ver um ícone do Internet Explorer. Até o meu comentário aqui não tem nenhum.
viniciusghietti
Prefiro o Chrome, e tenho certeza que com o novo motor, o blink, vai tornar o Chrome melhor! Vale lembrar que o Opera também vai usar o Blink!
Leandro Marques
"Coloquei uma div no centro e ela foi para o espaço." - Front-end developer que odeia gambiarra.
Lucas
Pagando bem, eu escreveria a mesma coisa. Ainda mais sabendo que os leitores sabem diferenciar publicidade de realidade.

tipo...
"vocês querem me pagar pra escrever algo que ninguém vai acreditar? beleza! :)"
Thássius Veloso
Cara, não fazem porque eu não faço propaganda – nunca.

Como eu costumo dizer, uso todos os navegadores. Testo todos os recursos. Meu preferido continua sendo o Chrome, mas eu não desgosto do IE, por exemplo.

Eu sei que é brincadeira, mas é melhor não deixar passar esse esclarecimento.

Abs! :)
Lucas
Internet Explorer 10. DEZ!!!!
Não é mais uma chance que estão pedindo, é a DÉCIMA chance que estão pedindo, hehehe.

Sorry, IE. Tu nos magoou demais! Pode ser o melhor browser do mundo, vai continuar não merecendo mais o nosso amor :)
João Marcos Silva
Cômico. Vim com tudo para ler na esperança do "impossível" e dei de cara com o "Publieditorial".
Pelo menos está ajudando na manutenção do blog. rs
O navegador que você ama odiar! kkkkkk
Rômulo Alves
Grande parte das máquinas daqui do trabalho já receberam atualização do IE 10, e mesmo assim continuam travando como o IE 7. E as máquinas até têm uma boa configuração...
Geisy Domiciano
O internet explorer 10 continua ruim, lógicamente agora aceita as tags html 5 e os comportamentos do css3, porém, entretanto, todavia quando vc usa para desenvolvimento é necessário usar e abusar do modo de compatibilidade disponivel do modo de ferramenta de desenvolvimento.... onde ele nao possui fidelidade com suas verses anteriores, pois chega a gerar erros no layout do seu site que o ie7 nativo nao geraria/gerou quando testado.

e tem mais.. nao adianta ele ser lindo e fluido sendo que 90% de quem usa ie ainda usa as versões antigas.
Sites Rs
Pra quê? VOLTAR a usar o IE? Se o Chrome resolve tudo EFETIVAMENTE BEM. Se o IE ficasse IGUAL ao Chrome, ainda assim preferiria o Chrome.
IE => die();
Tiago Gabriel
Não, obrigado.
Erick França Ribeiro
Vídeo mal traduzido, ano passado no final do vídeo o cara escrevia que o "IE é menos ruim".
Valdiclei
#sqn
Alex Oliveira
Acho que melhorou bastante também.
Mas ainda escolho o Chrome por detalhes que no IE não vejo chegar,
Esse esquema de gravar o uso do navegador é excelente. Se acessei um site no trabalho e em casa quero revê-lo, além do favoritos sincronizado tenho formulários, histórico, senhas. É como se não trocasse de PC, e isso é um p*** recurso.
Diego Melo
Agora aqueles printscreens que o Thássius publicou no Facebook usando o Internet Explorer fazem sentido :P
Mateus Alencar
Cara, que vergonha. Bem-vindo ao mundo da publicidade.
Diogo Vasconcellos
o IE10 é realmente bem melhor e mais estável que os anteriores. a renderização das fontes é muito bonita nele. mas enquanto não tiver suporte a extensões, não rola pra mim (internet sem ad blocker não é internet, é um mundo de m****!)
Arthur Luis Oechsler
traduziram a propaganda para o portugues gostei :D
Fabricio Neves
Não, passo!
Daniel Taiguara
Continua sendo um grande lixo ! Queria ver não ser artigo pago para ver a real opnião de vc´s !

Aposto que todos do TB usam outro navegador que não seja este lixo de IE !
arlyssb
A Microsoft deve estar gastando uma nota preta com esses publieditoriais... Mas não dá pra engolir blogs de tecnologia falando bem do IE... hahahaha
Hugo Pereira
E a opinião real de vocês, quando sai?
Juan de Souza
Nossa! Esta foi boa, kkk ....
Parabéns Paulo Higa, ah, qual o dia que teremos novos podcast no Manual do Usuário?
Abraços!!!