Início » Aplicativos e Software » Firefox 22 suporta games em 3D, chamadas em vídeo e compartilhamento de arquivos

Firefox 22 suporta games em 3D, chamadas em vídeo e compartilhamento de arquivos

Paulo Higa Por
6 anos atrás

A Mozilla liberou hoje uma nova versão do Firefox com suporte a padrões abertos que permitem a execução de jogos em 3D, chamadas em vídeo e até compartilhamento de arquivos. O Firefox 22 possibilitará que os desenvolvedores criem aplicativos com esses recursos que rodem diretamente do navegador, sem necessidade de plugins.

A execução de jogos em 3D é possível com a ajuda da Unreal Engine 3, que já podia rodar na web, mas com o Flash. Agora, os jogos podem ser executados com uma combinação entre HTML5, JavaScript e WebGL. Nós demos uma olhada melhor na UE3 durante a Game Developers Conference, em San Francisco. Ela usa o asm.js, que permite criar outras aplicações complexas, como editores de fotos.

O WebRTC, padrão que está sendo desenvolvido desde 2011 pela W3C, está ativado por padrão no Firefox 22. Isso significa que você poderá fazer e receber chamadas em vídeo pelo navegador no futuro. A tecnologia foi demonstrada há alguns meses por Google e Mozilla. Os executivos responsáveis por Chrome e Firefox se uniram para testar o recurso na prática:

A comunicação é feita com tecnologias abertas, como os codecs Opus e VP8 para áudio e vídeo. O Google, que também implantou o recurso no Chrome, diz que a novidade traz “voz nítida e clara, vídeo em alta definição (HD) e baixa latência de comunicação para o navegador”. O WebRTC também permite o compartilhamento de arquivos sem depender de um servidor.

O Firefox 22 pode ser baixado no site da Mozilla, para Windows, Linux e OS X.

Mais sobre: , ,