A Mozilla liberou hoje uma nova versão do Firefox com suporte a padrões abertos que permitem a execução de jogos em 3D, chamadas em vídeo e até compartilhamento de arquivos. O Firefox 22 possibilitará que os desenvolvedores criem aplicativos com esses recursos que rodem diretamente do navegador, sem necessidade de plugins.

A execução de jogos em 3D é possível com a ajuda da Unreal Engine 3, que já podia rodar na web, mas com o Flash. Agora, os jogos podem ser executados com uma combinação entre HTML5, JavaScript e WebGL. Nós demos uma olhada melhor na UE3 durante a Game Developers Conference, em San Francisco. Ela usa o asm.js, que permite criar outras aplicações complexas, como editores de fotos.

O WebRTC, padrão que está sendo desenvolvido desde 2011 pela W3C, está ativado por padrão no Firefox 22. Isso significa que você poderá fazer e receber chamadas em vídeo pelo navegador no futuro. A tecnologia foi demonstrada há alguns meses por Google e Mozilla. Os executivos responsáveis por Chrome e Firefox se uniram para testar o recurso na prática:

A comunicação é feita com tecnologias abertas, como os codecs Opus e VP8 para áudio e vídeo. O Google, que também implantou o recurso no Chrome, diz que a novidade traz “voz nítida e clara, vídeo em alta definição (HD) e baixa latência de comunicação para o navegador”. O WebRTC também permite o compartilhamento de arquivos sem depender de um servidor.

O Firefox 22 pode ser baixado no site da Mozilla, para Windows, Linux e OS X.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
Na verdade, quem come RAM é o chrome, mas ele cuida bem da RAM que come. Já o Firefox, diminuiu o consumo de RAM mas os travamentos continuam. E o Internet Explorer... coitado, melhor nem comentar sobre.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
O mais triste nem são apenas as Intranets. Os sites governamentais mesmo (Receita, Previdência, Caixa, TST etc) só costumam funcionar no IE. :/ Quem precisa acessá-los com frequência (trabalho na Contabilidade) precisa usar uns 3 navegadores hahaha.
Danilo A.
Abre antes de ter sido clicado? Quer dizer que o Chrome tem a opção de adivinhar quando você vai abri-lo agora? kkkkkkkkkkkkkk é cada um viu...
Mandr4k
A Google empurrando o VP8 goela abaixo. Alguém sabe de que é feito o IE?
Fábio de Jesus
Concordo, mas mesmo computadores de empresas ainda utilizam um hardware razoável, sem falar que as empresas utilizam mais o Internet Explorer, principalmente porque a Intranet das mesmas são feitas para serem utilizadas nesse navegador.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Computadores em escritórios ou empresas que não necessitem de muito processamento, não são i7s com 8GB de RAM. E acredito que sejam a maioria.
Abraão Caldas
Pois é, deixa os programadores fazerem as POGs deles! Povo preconceituoso!
Fábio de Jesus
Pra mim tem pessoas que falam do consumo de memória do Firefox nunca usaram o navegador assiduamente, é bem óbvio que um software vá consumir mais memória, até porque o hardware também tem evoluído bastante, aí eu pergunto, que diferença faz um navegador consumindo 300Mb de RAM se você tem uma máquina com um processador i7 e 8Gb de RAM que hoje é bem comum, esse argumento de consumo de memória se perdeu a pelo menos 3 anos.
AoLapisLazuli
O Chrome utiliza mais memória que o Firefox realmente e a diferença é absurda. Mas quando se abre 15 abas, essa diferença se torna microscópica. Eu tenho utilizado mais o Chrome porque é mais rápido (ao menos no meu computador, ele abre antes de ter sido clicado) e por causa dos utilitários. De qualquer forma, eu vou usar o que tem mais utilidade pra mim. Eu usava Chrome, passei para o Ópera, depois Firefox e agora no Chrome de novo. Não é diferente de celular.
Guilherme Macedo C.
O velho mito do "Firefox devorador de RAM" ainda fazendo uns passarem vergonha...
Odilon Junior
Esse pensamento de 2005 é foda, uso firefox desde 2004 e nunca tive problema com memoria, em uma comparação entre chrome com todas as abas executando como processo separado contra o firefox o firefox ganhou na parte de memoria. Agora se quiser usar um computador com 2gb de ram hoje em dia com o flash consumindo mais de 400mb é claro que vai faltar memoria.
Andre Souza
/FATALITY :P
Thiago Passos
Em vários casos o Chrome come mais memória que o Firefox até. entra em about:memory e se assuste com quanto o seu Chrome está comendo de ram :)
Pedro Saldanha
utilize o Firefox por um tempo e veja no gerenciador de tarefas o gasto de memória, utilize o Chrome pelo mesmo tempo e veja o gasto de memória, somando os processos chrome.exe O Firefox gasta menos memória que o Chrome.
Rodrigo Teobaldo
Erro seu, jovem. Firefox deixou de comer tanta memória como antigamente já faz algum tempo. Hoje o campeão de comilança de memória é o Chrome! Observe o uso da memória dele nesse teste, que já tem algum tempinho, mas já mostra que ele tá bem melhor nesse quesito: http://gizmodo.uol.com.br/testes-de-velocidade-chrome-firefox-ie-opera/
Exibir mais comentários