windows-8-1

Como esperado, a Microsoft liberou gratuitamente o download de uma versão de testes do Windows 8.1, inclusive em português do Brasil. O anúncio foi feito durante a conferência para desenvolvedores Build, em San Francisco.

Entre as novidades estão a volta do botão Iniciar, que agora aparece no canto inferior esquerdo da área de trabalho, onde sempre esteve desde o Windows 95. O botão não chama o velho menu Iniciar, entretanto: ele é apenas um atalho para a tela inicial, com interface Metro.

Há mais opções de personalização, como a possibilidade de usar o mesmo papel de parede da área de trabalho na tela inicial. Os blocos dinâmicos agora possuem quatro tamanhos diferentes. E a Microsoft aplicou algumas pequenas alterações para deixar a interface Metro mais acessível não só para telas sensíveis ao toque, mas também para quem usa mouse e teclado.

windows-8-1-skydrive

Neste post estão todas as novidades do Windows 8.1 que a Microsoft anunciou até agora, incluindo um painel de controle mais completo, integração mais profunda com o SkyDrive e um aplicativo do Bing mais útil, que pode fazer buscas também localmente, não apenas na web.

O Windows 8.1 Preview está disponível para download nesta página. Você deverá baixar uma pequena atualização que ativará o download através da Windows Store. Caso prefira fazer uma instalação limpa, as imagens *.iso foram liberadas aqui, em vários idiomas, incluindo o nosso português. O serial é NTTX3-RV7VB-T7X7F-WQYYY-9Y92F. A versão de 64 bits tem 3,7 GB, enquanto a de 32 bits possui 2,7 GB.

A versão final será lançada até o fim do ano e poderá ser instalada gratuitamente pelos atuais usuários do Windows 8.

Como instalar

Com o Windows 8 em mãos, baixe e instale a pequena atualização para a Windows Store. Será necessário reiniciar o computador.

windows-8-1-download-atualizacao

Após fazer login novamente e abrir a Windows Store, uma janela avisará sobre a atualização para o Windows 8.1 Preview.

windows-8-1-store

Então é só fazer o download do Windows 8.1 Preview, que possui pouco mais de 2 GB. Vale lembrar que não é possível desinstalar a versão de teste.

“Se o Windows 8 tiver sido fornecido com seu computador, você poderá restaurar o computador de volta para Windows 8 usando a atualização do computador”, diz a Microsoft. “Seus arquivos pessoais não serão afetados, mas os aplicativos que não vieram com o computador precisarão ser reinstalados e os aplicativos instalados ao usar o Preview talvez não estejam disponíveis na Windows Store.”

windows-8-1-store-download

Receba mais sobre Windows 8.1 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados