ArtPod40

No episódio de hoje do Tecnoblog Podcast, @Mobilon, Paulo Higa e Giovana Penatti falam sobre dois assuntos que dominaram as conversas no Tecnocenter nessa semana.

O Higa baixou a atualização do Windows 8, que foi disponibilizada na quarta-feira e provocou algumas mudanças singelas mas notáveis no sistema operacional da Microsoft. Além disso, o Mobilon conta como está sendo a mudança de vida, ou melhor, de sistema operacional no smartphone. Para quem não ouviu o último podcast (OUÇA!), ele teve o iPhone roubado e, agora, está com um Nexus 4.

Pautas

Quer ouvir seu lindo nome e sua opinião, sugestão, reclamação (não gostamos muito) ou elogio (gostamos) no próximo Tecnoblog Podcast? É só mandar por email para [email protected] ou deixar nos comentários desse post. Você também pode mandar uma mensagem de voz com até um minuto de duração.

Assinatura

Para receber em primeira mão os próximos episódios, é só assinar o feed RSS, se inscrever no iTunes ou seguir nosso perfil no Soundcloud.

Daqui a 15 dias tem mais! o/

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Frigo Flores
Cara, o site é bom, mas o podcast de vocês... não gosto. Ele é muito superficial. Tomo o exemplo dos dois episódios que ouvi, esse sobre o Windows 8.1 e aquele falando sobre o Lumia 1020. Neste, sobre o Windows 8.1 BETA - ou seja, não é versão final, é apenas de testes, não está concluído, etc, algo que qualquer um que usa computador deveria saber, ainda mais num podcast dedicado à tecnologia - tudo parece que é "bobagem" pros comentadores. A impressão que dá é que, se há uma grande novidade, como na transição do Windows 7 para o 8, então é mudança "demais", e não vai pegar. Se a mudança é suave, e não corresponde a uma nova etapa, sendo puramente incremental - até por isso é Windows 8.1, e não Windows 9 - então é tudo perfumaria. Não acho o Windows 8 perfeito, nenhum sistema o é, mas deixei de usar Linux, depois de 5 anos, pelos avanços que percebi no Windows 8. E tudo que está COMEÇANDO a ser proposto - pois o beta ainda tem vários meses pela frente - parece legal, interessante, agrega valor. O mínimo que eu esperaria era que isso se refletisse no comentário do pessoal do podcast, mas... que nada, tudo foi motivo de piada. Duas das novidades que mais gostei foram sumariamente taxadas de perfumaria: a central de saúde e bem estar e a central de receitas e bebidas. Um dos participantes chega a dizer, com respeito à central de saúde: "mas quem eles pensam que são? o Google?". Como assim? Porque o google poderia ter um programa dedicado a AUXILIAR nossa relação com nossa saúde e a Microsoft (o a Apple) não? É óbvio que um programa assim pode ser mal usado, assim como o google pode ser mal usado, mas isso depende majoritariamente do usuário. Bem usado, acho esse programa ótimo. O mesmo vale para o de receitas, o controle da dieta - que aliás trás análises de vinhos, drinks, dicas de culinária, coisas que nem foram mencionadas. Outra novidade legal que também não foi comentada no podcast: a integração do sistema com as buscas do Bing, que vai na mesma direção da busca no MacOSX e no Ubuntu, só que dá um passo adiante. Tanto no Mac quanto no Ubuntu, essa integração com as buscas foi um passo importante na evolução dos sistemas. No Windows 8.1 ... nem chegou a ser falado. Enfim, imagino que aqui, como no podcast sobre o Lumia 1020, em que alguém criticou o podcast e a resposta que deram foi sempre do tipo: "não dêem críticas vagas e genéricas; nos digam no que especificamente erramos, para que possamos melhorar, etc", a resposta do Blog será do mesmo tipo. Mas há uma inversão aqui, os entendidos eram pra estar do lado de vocês, não do nosso; vocês são formadores de opinião, nós buscamos informação. Minha crítica aqui é bem simples: os comentários do podcast são superficiais, razão pela qual desisti de assinar os mesmos. Quando um usuário comum parece mais informado do que os que trabalham com tecnologia e se propõe a falar sobre ela, algo está errado.
Thiago Mobilon
Comentário grande mas muito bom. Me interessei nesse lightflow, vou baixar depois!
melocao
Parabéns pelo cast, gostei bastante do tema pois estou passando pelo mesmo "problema" que o Thiago. Faz um mês que troquei meu iPhone 4S pelo Nexus 4, justamente para sair da zona de conforto do IOS que pensa por você. Gostei muito do Nexus 4 justamente por ser o mais próximo em qualidade de acabamento e ser um hardware fechado, sem slot de cartão ou troca de bateria, muito parecido com o iPhone. A câmera foi um ponto negativo para mim, achei a qualidade das imagens e o foco muito ruins, mas o ponto positivo foi a capacidade de tirar fotos em 360º, ficou muito legal! A plataforma é muito aberta e te permite configurar tudo do jeito que quiser, mas acho que isso não é mais tão importante para mim, instalei muita coisa de automação (automateit, NFC task launcher e outros); mas nada que seja crucial para meu uso diário, só brincando com o novo sistema. A bateria realmente é fraca, passo pelo mesmo caso de acabar antes da hora, a tela não parece ter o mesmo brilho e contraste do iPhone, parece mais opaco; já olhei em alguns foruns do XDA e tem software para melhorar isso, só que tornamos a instalar coisas para corrigir outras. Um ponto positivo e inovador para quem vem do mundo Apple é o LED de notificação, instalei o lightflow e funciona que é uma beleza, só pelas cores já sei se é Whatsapp, Viber, FB, Gmail, etc.... Instalei tb o Cerberus para ter mais segurança no estilo "find my phone" do IOS. A loja do Google play é muito zoneada, sem falar nos preços caríssimos e baixa oferta de jogos e publishers. Comprei o Beyondpod por R$13,00, que na minha opinião é inferior ao Downcast que costumava usar no IOS. O comentário ficou gigante, mas achei interessante partilhar minha opinião a respeito desta transição, penso em voltar para IOS, mas não agora nem no 5S, espero uma mudança maior, seja uma tela melhor e maior ou uma nova tecnologia.
Thiago Mobilon
Eu acho muito mais simples assim do que ter que ficar gerenciando pastas. É exatamente disso que eu estava falando no pod! :-) Obg pelo comentário
burbello
Quando se fala sobre o uso do iTunes com iOS, muitos se mordem de raiva por ter que usar ele, mas nem todos os usuarios pensam assim. Saber aonde está sua biblioteca, suas musicas etc, no PC é algo que não tem como fugir independente da plataforma. Comprou/baixou uma musica, vc precisa saber pra onde foi pra transferir pro smartphone. Aí que entra o iTunes, pois ja que vc tem que "saber" aonde ele está, arrasta ele pra dentro do iTunes e todos seus devices serão sincronizados com a musica. Mas alguns vão falar, "mas tem que plugar o cabo no smartphone e no computador pra copiar por ele!". E é aí que eu farei uso das palavras referenciada no podcast ... vc nao está sabendo usar o itunes!! (haha) Basta vc configurar na opção do itunes com iDevice pra sincronizar via wi-fi ... pois assim q vc abre o itunes, ele ja detecta seu iphone/ipad/iQquerOutro na rede e com um clique no "sync" tudo sincroniza harmonicamente. Sequer vc precisa saber pra que pasta no smartphone a musica foi copiada, ou ainda, nem cabo vc precisou pra isso plugar, ... ahhh, tão pouco precisou habilitar bluetooth!! hehe Claro que o melhor smartphone é aquele que satisfaz todas as suas necessidades, mas tem coisas muito legais no iOS que são criticadas como ponto fraco na plataforma, realmente dificil de concordar. PS: Ja fui usuario de Android, então tenho conhecimento dos dois sistemas. Abraço ao pessoal do tecno e parabéns pelo trabalho.
Thiago Mobilon
O meu iPhone tinha 16GB, também. :-) Sobre o resto, vou guardar pra responder no episódio #41, ok? :D
Thiago Mobilon
Não são sobre falta de costume. Eu falei por meia hora sobre os problemas e porque no iOS era melhor, pô. Como eu disse, mudança de SO realmente pode ser um perrengue no começo. Mas acho que as observações que levantei foram bem pontuadas e não simplesmente: "não gostei porque não gostei".
Thiago Mobilon
Quem falou isso no episódio? hahahaha
Thiago Mobilon
Valeu, vou testar a dica!
Thiago Mobilon
Não é tão fácil, a partir do momento que é preciso ficar arrastando pastas. E nessas eu também não tenho o recurso do iTunes, de baixar um pouquinho a qualidade das músicas. Isso me liberava quase 2GBs de espaço. Mas enfim, não se pode ter tudo. :P Ah, o meu iPhone também era de 16GB. :-)
Thiago Mobilon
Eu comprei o Nexus justamente para ter a experiência *pura* do Android. Mais pra frente talvez eu me aventure em um Cyanogen, mais pra ver como funciona mesmo. Por enquanto quero continuar com o sistema original do aparelho. :-)
Thiago Mobilon
Tem sim, pessoal. Foi erro meu! Corrijo no próximo episódio :-)
Thiago Mobilon
É isso mesmo, Gabriel. :-) Esse erro muito comum, pelo que pesquisei. No twitter vários leitores me falaram que também passam pelo mesmo problema, sem saber o motivo. https://www.google.com.br/search?q=error+internal+storage+full+android&oq=error+internal+storage+full+android&aqs=chrome.0.57.6777j0&sourceid=chrome&ie=UTF-8#sclient=psy-ab&q=error+insufficient+storage+available+android&oq=error+insufficient+storage+available+android&gs_l=serp.3..0i19.7461.13092.0.13282.19.13.2.4.4.2.361.4106.2-4j9.13.0...0.0.0..1c.1.17.psy-ab.9sQLUT2Pj04&pbx=1&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.48572450,d.dmQ&fp=50ff5ce3fb1effa0&biw=1234&bih=683
Elton
ao que eu entendi todas as desvantagens do Android são em relação a: 1 - falta de costume com as coisas que não são inferiores, apenas "diferentes" entre os sistemas 2 - Limitações do aparelho em si e não do sistema operacional, já que a memória interna do Nexus de fato é minúscula e pelo que todos dizem a câmera é ruim Nunca tive um iOS, mas algumas coisas me fazem não querer ter: 1 - Não poder usar como pen drive, já que não é só copiar música em pastas, as vezes copio arquivos para usar depois em outros PCs (literalmente usando o celular como um Pen Drive) 2 - Não ter bluetooth liberado, já que sim, eu ainda uso o bluetooth pra transferir arquivos, principalmente para colegas que não possuem smartphones, mas possuem um celular "velhinho" com bluetooth 3 - Não poder trocar os apps padrão por outros, como no caso do player e teclado, pois no Android o "swiftkey" é a melhor coisa que alguém já fez em termos de teclado e o "PlayerPro" me faz nunca mais querer usar outro player, já que nele consigo editar as tags ID3 das músicas, capas dos álbuns etc no próprio aparelho 4 - Não ter widgets, uso muito o do google agenda e do Evernote. Espero que o próximo Nexus não seja da LG e que tenha uma câmera boa, além de mais espaço interno, já que SD acho que nunca vai ter num Nexus.
Gabriel
Eu entendi que o problema é constar espaço livre e, mesmo assim, não ser possível instalar aplicativos. Não o fato de não haver espaço por si só.
Exibir mais comentários