Início » Internet » Infográfico: os serviços que o Google matou nos últimos três anos além do Reader

Infográfico: os serviços que o Google matou nos últimos três anos além do Reader

Lucas Braga Por

google-infografico-servicos-mortos-abre

Hoje é um dia triste para a internet. Se trata do último dia de vida do Google Reader, o agregador de feeds RSS mais utilizado no mundo e que nos serviu muito bem desde outubro de 2005. Para marcar a data, reunimos os principais serviços que o Google descontinuou nos últimos três anos em um infográfico especial.

google-infografico-servicos-mortos

O Google tem os seus motivos por descontinuar o serviço, mas você não pode ficar na mão com o fim do Reader. Por isso, selecionamos cinco alternativas para ele. Além disso, não deixe de conhecer os recém-lançados Digg Reader e o AOL Reader. E, claro, não se esqueça de baixar seus dados do Google Reader através do Google Takeout!

Infográfico por Marcel Müller. Colaboraram Giovana PenattiPaulo Higa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gilberto Lucio
Verdade. Isso é um saco e ainda acontece muito hoje em dia. Mas como eu era usuário assíduo do gReader, não tenho muita alternativa. Atualmente uso o Feedly, mas ele é bugado e, como é uma empresa pequena, leva tempo para eles solucionarem os problemas. Um bom exemplo disso é o fato de que o widget para Android não funciona mais de uma hora para outra e eles não tem previsão de quando irão corrigir.
Edmilson
Eu usava o iGoogle mas desde este aviso do Google li várias postagens sobre o tema e optei pelo Feedly, funciona muito bem, organiza-se melhor e é bem mais fácil de adicionar as coisas. Recomendo.
Alessandro Lima
Eu sou um dos que usava muito o Reader e aos poucos fui parando, não por culpa do Google, mas por culpa dos Blogs que eu lia, como eles queriam ganhar através da propaganda e elas não apareciam de uma maneira muito abusiva no Reader muitos deles pararam de colocar toda a postagem no feed, deixando apenas trechos para a pessoa ter que ir até o site deles. Isso foi me enchendo o saco a tal ponto que hoje em dia nem uso mais o Reader, nem leio mais a maioria desses blogs. Agora um que se foi e realmente senti falta foi o Buzz, era muito interessante a interação que ele gerava a partir de dentro do gmail.
portela.thiago
Eu também nunca usei, mas sei que seria muito útil pq leio notícias de blogs todos os dias! Qual vcs recomendam galera? Sempre leio que o Feedly é um bom agregador..
Renan Carvalho
Pra resolver o problema do espaço e ainda deixar mais parecido com o GReader, eu utilizo um script com o Tampermonkey segue o link: http://userstyles.org/styles/85114/feedly-android-holo-gmail-dark-theme
Renan Carvalho
Triste é saber q eu usava todos com exceção do Buzz, Weaver, Listen e Sparrow (que provavelmente usaria se tivesse um Iphone)
Lucas Braga
Todo mundo migrando pro Feedly. Só eu que achei ele com muito frufru e com pouca funcionalidade? Meu problema é que ele ocupa muito espaço (físico, na tela) sendo bonitinho e aí as informações ficam desprivilegiadas. No caso, com o Feedly eu gasto muito mais tempo navegando pelos feeds e filtrando as notícias relevantes.
epsouza62
Tinha i Google SideWiki, q permitia fazer anotações colaborativas sobre o site em uma barra q ficava escondida na esquerda da tela, foi descontinuado em 2011
Elton
Muito bom saber, eu não sabia mesmo disso. Vou testar, valeu pela dica.
Gabriel Carvalho
Usava muito o Google Reader, uma pena terem destivado ele
Ibraim
As mortes mais sacanas por parte do Google foi do Notebook (pra lançar o Keep limitado ao Chrome), do Reader e do Meebo (pra depois lançar o Hangouts todo capenga, só roda dentro do Chrome com desempenho duvidável e sem as mesmas funções do Meebo, principalmente com relação a se comunicar com todos os outros mensageiros).
pryderi
Próximas descontinuações: Google Calendar, GoogleMail e o site de buscas. O Yahoo! bem que podia lançar um leitor de feeds só de sacanagem.
felipeviana
Reader ainda funcionando por aqui...
@kadugaspar
Mas o Feedly criou uma API no estilo do Google Reader para apps terceiros se integrarem a ele. Eu, por exemplo, no Android uso o aplicativo GReader sincronizado com o Feedly - e no desktop, o Feedly mesmo.
Paulo Fellipe Razia
Google labs era muito interessante! Gostava muito
Elton
Feedly pra Android é beeem mais lento que o GReader era, GReader era rapidão. E esse negócio de toda hora ter que ficar logando no feedly me incomoda também, mas ainda é o melhor substituto que encontrei, a interface web é sem igual, dá gosto usar.
Elton
não sabe o que tá perdendo, quer dizer, isso se você acessa muitos sites e blogs diferentes. Serve pra acessar as postagens de todos os sites e blogs que você acompanha numa interface só.
Gabriel
No final, acho que pode ser benéfico para os usuários o fim do Google Reader. O Feedly está investindo pesadamente em melhorias e, felizmente, salvou meus dois apps de leitura que sincronizavam com o Google Reader: Press e Reeder. O serviço do Google estava estagnado, então é melhor abrir espaço para outros que estejam mais dispostos a investir no segmento. A única coisa que me incomoda "profundamente" é a necessidade de dois passos para salvar um artigo no Pocket através do Feedly.
Ortiz Vinicius
Pra assinar notícias e receber tudo em um só lugar
Valério de Vito
nunca usei um reader de feeds e nem sei pra que serve...