Início » Brasil » O imposto de videogame é mais caro que de arma de fogo no Brasil

O imposto de videogame é mais caro que de arma de fogo no Brasil

Só não é mais elevado que o imposto sobre cigarro

Avatar Por

Controle Day One do Xbox One: nunca foi tão caro

Nós estamos carecas de saber (em alguns casos, literalmente) que os impostos no Brasil são angustiantes. Desesperadores. Dá vontade de chorar. Mas tá, isso é chover no molhado. Quanto de imposto nós pagamos? Um levantamento publicado pela Folha de São Paulo tenta responder essa questão. Cá neste Brasil varonil, acredite, você paga mais imposto ao comprar um console de videogame do que ao comprar uma arma de fogo.

“Quanto?”, você me pergunta. A diferença é de somente 1 ponto percentual. Entretanto, são 71% de impostos cobrados sobre um videogame. Isso você entende, certo? É absurdo.

Confira abaixo o gráfico com os impostos e tributos sobre itens importados, ainda segundo a reportagem da Folha.

Gráfico - Impostos sobre produtos importados (fonte: Folha)

Impostos sobre produtos (fonte: Folha)

Esse tipo de situação faz com que os videogames sejam tão caros no país. O Xbox One entrou em pré-venda no mês passado pela bagatela de 2.199 reais. Trata-se simplesmente do preço mais caro cobrado pelo XONE no mundo.

O console da Microsofteu quero! – custa o equivalente a 1.091 reais se comprado na América. Okay, é um produto americano, então vamos passear pelo mundo… Sabe qual é o segundo país com Xbox One mais caro a participar do lançamento mundial? A Dinamarca: o console custa o equivalente a 1.487 reais por lá. Pequena diferença de 350 reais entre os dois países. Praticamente 1/2 salário mínimo nacional.

O presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Eloi, disse à Folha que o conceito de produto essencial é subjetivo, causando distorções em que xilofone e cachimbo têm menos tributos + impostos do que os benditos dos videogames. Eloi ainda aponta que uma caneta esferográfica, um item de educação (e, portanto, vital. Acho que todos concordamos nesse ponto), tem mais de 25% de seu valor total composto por impostos.

Do jeito que está, nunca teremos um verdadeiro estúdio brasileiro que possa produzir título de absoluta qualidade para disputar o mercado nacional – talvez internacional. Custa caro comprar os consoles. Custa caro também comprar os jogos. Custa caro desenvolver para um ecossistema assim.

E para quem quer ainda assim o Xbox One, vale lembrar que a pré-venda da Edição de Lançamento vale para o produto que será distribuído em 30 de novembro. A concorrente Sony já anunciou o preço do PlayStation 4, de 399 dólares, mas nós não sabemos quanto ele custará oficialmente no Brasil. Eu tenho uma aposta: caro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabricio Fernandes
Gente parece que vão anular os impostos de games e consoles fabricados no Brasil: http://gameplayrj.com.br/vote-aqui-pec-51-2017-imunidade-tributaria-sobre-os-jogos-e-consoles/
Ricardo Costa
esse pais brasil e uma merda entao imposto de videogame e mais caro que arma de fogo devia ser bem menor
Rogério Vosta

e esse nao e o pior os jogos nem sao traduzidos aqui e pelo preço deveriam ser caso a microsoft e a sony e tambem a marvel nem ligam para o brasil vi um jogo marvel ultimate aliance totalmente em ingles que absurdo
e não. respeitam. o mercado brasileiro

Rogério Vosta
e esse nao e o pior os jogos nem sao traduzidos aqui e pelo preço deveriam ser caso a microsoft e a sony e tambem a marvel nem ligam para o brasil vi um jogo marvel ultimate aliance totalmente em ingles que absurdo e não. respeitam. o mercado brasileiro
Marcos Solin
Infelizmente o país é de ladrão. https://www.youtube.com/watch?v=piOW-K6Etkg
Rychard
Tem gente q diz q encomendar console do exterior é mais barato, sem duvida é, mas oq adianta vc encomendar e pagar barato o console e ter q gastar uma fortuna em jogos??
Francisco Amado
Depois a culpa da pobreza é do empresário. Tu paga R$ 1.000 por um game R$ 700,00 vai para o governo e os tontos acham que a culpa é do capitalismo? TMNKU
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Em teoria. Na prática boicote funciona sim porque dói no bolso da empresa, e advinha quem é que faz lobby para redução fiscal? Ta-da! Os incentivos no IPI, o Minha Casa Minha Vida e etc. estão aí pra comprovar, porque desenvolvimento não se fomenta com investimentos no consumo, mas sim na infraestrutura, e a nossa continua a mesma de 50 anos atrás. Só quem ganha dinheiro nisso são as empresas, a médio e longo prazo tanto o Estado quanto você e eu estamos f******.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Sim, pelo CDC, se a empresa possui operações tanto no país de venda do produto quanto no país do comprador, ela tem obrigação de dar garantia caso o produto tenha sido importado respeitando-se todos os trâmites (emissão de nota fiscal lá fora, emissão e pagamento das guias de recolhimentos de tributos, etc.).
Guilherme Macedo C.
tem jurisprudência concedendo garantia a produto importado: http://www.guiadopc.com.br/noticias/31038/microsoft-condenada-pagar-20-mil-reais.html
Orley Lima
É. A garantia é feita lá fora. Se der problema tem que mandar pra lá e todo o custo de frete é pago pelo consumidor... Não compro o meu por isso. :3
Orley Lima
~Princeso~ UHAISUHUIASHIASHASUIHASIUASHASIUH
Thássius Veloso
O foco do texto é informar sobre a incidência de impostos. Mas, de fato, você tem toda a razão: existe uma reclamação constante de que as empresas se aproveitam do já sabido alto custo para trazer os itens ao país para explorar ainda mais o consumidor sob o pretexto de que é caro – quando, na verdade, é a margem de lucro que ficou maior. Só não sei como resolver isso. Nenhuma companhia é obrigada a fazer um produto barato. Por outro lado, meu pensamento é de que quanto mais gente compra, melhor para eles. Vai entender... Obrigado pela sua complementação no assunto, Diogo. Comentário bem-vindo. :)
Bestknighter
A quantidade de impostos que temos que pagar é tão alta para poder disfarçar os vazamentos enormes na tubulação e para a população não perceber. E se perceber, não ter noção do tamanho do buraco...
Rafael Souza
Eita Lasco! Vou me contentar e comprar o PS3 primeiro hehehe.Com esse preço da para montar um pc melhor em hardware do que o Xbox one rs,com tudo AMD rs.
Exibir mais comentários