Você tem até o dia 15 de julho para fazer backup do seu Google Reader

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias

Não tem mais volta, amigos. Na madrugada de hoje, o Google tirou o Reader do ar. Você não conseguirá mais acessar a interface web do leitor de RSS, nem usar aplicativos que ainda dependam da API do Reader. Mas, se você deixou tudo para a última hora e esqueceu de fazer backup das suas assinaturas, saiba que ainda é possível recuperá-las.

No blog oficial do Google Reader, a empresa explica que, no futuro, todos os dados do serviço serão excluídos sistematicamente dos servidores do Google, incluindo anotações, listas de pessoas que você seguia, itens marcados com estrela e inscrições. O download dos dados pode ser feito no Google Takeout, até o dia 15 de julho, às 16h no horário de Brasília.

google-reader-rip

Oficialmente, o motivo da morte do Google Reader é a diminuição no número de usuários. “Nós lançamos o Google Reader em 2005, em um esforço para tornar mais fácil para as pessoas descobrirem e acompanharem seus sites favoritos. Apesar de o produto possuir um público fiel, o uso diminuiu ao longo dos anos”, disse o Google.

Agora que o Google Reader morreu de vez, você pode migrar para um dos cinco leitores de RSS alternativos que listamos neste artigo, ou ainda para os novos AOL Reader e Digg Reader. Alguns aplicativos que usavam a API do Reader, como Reeder, Press, Nextgen e gReader, agora possuem integração com o Feedly.

Um minuto de silêncio, por favor.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados