Início » Aplicativos e Software » Opera lança versão 15 para Windows e OS X com código baseado no Chromium

Opera lança versão 15 para Windows e OS X com código baseado no Chromium

Paulo Higa Por

opera-15-abre

A Opera Software lançou hoje a versão estável do Opera 15, que abandona o antigo motor de renderização Presto para dar lugar ao WebKit (ou Blink), também usado no Chrome. Como o código do Opera 15 tem como base o Chromium, muitas partes estão parecidas com o navegador do Google, como a tela de configurações e até o ciclo de desenvolvimento: a partir de agora, o Opera terá atualizações mais frequentes.

O Speed Dial, tradicional tela do Opera que mostra miniaturas de sites favoritos, foi refinado para adicionar o suporte a pastas. Para criar uma pasta, basta arrastar um ícone em cima do outro, como você faria no Android ou iOS, e os sites serão agrupados. Se você possui muitos sites no Speed Dial, agora há uma barra de pesquisa para encontrá-los rapidamente.

A nova versão tem um recurso chamado Stash, que reúne screenshots redimensionáveis de páginas da internet em um único local, ao lado do Speed Dial. Para adicionar sites ao Stash, basta clicar no ícone de coração, ao lado da barra de endereços. Funciona como um menu Favoritos ou uma lista de coisas para ler depois, só que mais bonito.

Há ainda a tela Descobrir, que mostra notícias e artigos de sites em diversas categorias, incluindo ciência, esporte, saúde e tecnologia, algo que já tínhamos visto no Opera para Android. Infelizmente, não é possível adicionar sites manualmente, então ele ainda não serve como um leitor de RSS. Pelo menos o Tecnoblog está lá. 🙂

O navegador traz mais algumas novidades menores, mas importantes, como a barra de endereços unificada, que agora serve para digitar endereços e termos de busca; um gerenciador de downloads novo, que aparece no canto da tela; e o modo Off-Road, que comprime páginas da web e pode ser útil quando você estiver usando uma conexão ruim.

O Opera 15 para Windows e OS X pode ser baixado nesta página. A versão 12, que possui funcionalidades ainda inexistentes no Opera 15, continuará sendo desenvolvida “por algum tempo” e receberá atualizações de segurança e correções de bugs.

Atualizado às 12h39.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@
Conseguiram piorar o opera
Gustavo Schneider
É, ainda faltam muitas funcionalidades pro Opera 15 se tornar um navegador dito como ótimo. Por enquanto está bom, gostei muito do ganho de desempenho (achei mais rápido que o Chrome, apesar de ter alguns bugs com Flash Player que ele não tem).
Fábio Alex Andrade
Se for pra usar este Opera vou ficar com o Chrome que é mais original pelo menos. Opera perderá seus usuários experientes, que são a maioria
Rafael
Alma?? kkk Jesus vai salvar.
Andre LG Silva
Pô não gostei desse não, até que é bom mas perdeu a alma.
YanGM
Era pra sair "para mim", mas tá valendo.
Emerson Sá da Silva
boa ta melhor q o chrome mesmo.
Maurício Rodrigues
A pre carga de paginas é uma faca de dois gumes, por um lado aumenta a velocidade da pesquisa e por outro atrasa, pois nem sempre os primeiros resultados são os sites que queremos.
viniciusghietti
Aqui o Chrome roda de boa, sei que consome uma quantidade generosa de RAM, mas é bem difícil travar. OBS: Tenho apenas 1GB de RAM
viniciusghietti
Se você está usando o Opera 15 deve ser por causa do motor (Blink) que está sendo usado no Chrome 28 Beta hehe
viniciusghietti
Em relação a velocidade está bem rápido (fica bem próximo do Chrome, acho que perde por causa da função de pré carregar as páginas que o Chrome tem), se não me engano a versão estável do Blink não deve demorar muito para chegar :)
Rafael
rsrs... Hm... Um não interfere no outro não... Tenta dar uma olhada na página opera:plugins e desativa os que você não usa.
Rafael
Que fofo, alguém está magoado...
EFG
Apenas desinstale o Opera 12 e fique com apenas com o Chrome... tu ganha muito mais que instalando o Opera 15 .
Rafael
Acho o Trident normal, tão rápido quanto o Chrome. Agora, tem um problema, se você instalar um plug-in de algum banco brasileiro pode esquecer... Aquele plug-in desenvolvido pela GAS faz o IE travar como o inferno.
Exibir mais comentários