Apple construirá gigantesca unidade de energia solar para alimentar novo datacenter

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há -2879 s

A Apple está apostando cada vez mais no uso de energia renovável em suas operações. Prova recente disso é o anúncio que a companhia apresentou nesta semana sobre a construção de uma unidade de produção de energia solar que alimentará o seu próximo datacenter.

Tanto o centro de dados quanto a “fazenda” de energia solar ficarão em Reno, estado de Nevada, nos Estados Unidos. De acordo com a Apple, o local se mostra especialmente atraente à construção destas unidades porque é bastante suscetível à captação de luz solar, além de ser uma boa fonte de energia geotérmica – a princípio, esta última será utilizada de maneira complementar até que a produção de energia solar esteja em plena capacidade.

Uma vez concluída, a planta do local, que terá pouco mais de 55 hectares (ou cerca de 135 acres), deverá produzir 43,5 milhões de quilowatts-hora por ano de energia limpa, quantidade que seria suficiente para neutralizar 6,4 mil veículos nas ruas por ano. Pelo menos é o que Apple diz. Outro benefício é a geração de cerca de 1 mil postos de trabalho, diretos e indiretos.

Parque de energia solar da Apple em Maiden - a unidade de Reno deverá ser assim
Parque de energia solar da Apple em Maiden – a unidade de Reno deverá ser assim

O projeto tomou forma graças às parcerias fechadas por Tim Cook e sua turma. Uma delas é com a empresa SunPower, que ficará responsável por fornecer painéis solares complementados por espelhos especiais que elevam a captação de raios solares em até sete vezes.

Outra é com a fornecedora de eletricidade NV Energy, que além de contribuir com a construção e o gerenciamento da unidade em si, permitirá que a energia limpa produzida no local seja utilizada também na rede elétrica da região.

Vale ressaltar que esta não é a primeira incursão da Apple no assunto: de acordo com a companhia, todos os seus datacenters são 100% alimentados por energia renovável – de origem solar, eólica, geotérmica, entre outras – desde março deste ano. O vídeo abaixo, por exemplo, mostra a matriz de energia solar que alimenta o datacenter da empresa em Maiden:

E a Apple quer ir além: a intenção da companhia é fazer com que, em um futuro não muito distante, todas as suas instalações sejam alimentadas por energia renovável, incluindo prédios administrativos. Alguém duvida que ela chegará lá?

Com informações: The Register, GigaOM.

Atualizado às 08h37.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados