A sacola de compras do Yahoo ataca novamente! A aquisição da vez é o Qwiki, aplicativo para iOS que permite ao usuário criar rapidamente filmes com fotos ou vídeos armazenados em seu iPhone e, de quebra, incluir efeitos de transição e fundo musical.

O negócio faz parte dos esforços de Marissa Mayer & cia de tornar o Yahoo cada mais presente nos segmentos de redes sociais e mobilidade. Sob esta óptica, não há como não deduzir que a aquisição do Qwiki tenha como objetivo fazer frente ao sucesso de aplicativos como Vine e Instagram – este último passou a permitir o compartilhamento de pequenos vídeos no mês passado, como você deve saber.

Nenhuma das partes revelou o valor da compra, mas segundo o site AllThingsD, a estimativa é a de que o montante que saiu dos cofres do Yahoo oscile entre 40 e 50 milhões de dólares. É verdade que não chega nem perto do 1 bilhão de dólares desembolsado pelo Facebook na compra do Instagram, mas não deixa de ser uma quantia impressionante.

O Yahoo declarou que o Qwiki deverá ser integrado aos seus serviços, mas terá a sua identidade atual mantida, assim como os planos futuros que incluem, possivelmente, a disponibilização de um app do serviço para Android. A equipe responsável pelo projeto, por sua vez, será toda remanejada para a filial do Yahoo em Nova York – a procura de talentos, aliás, é apontada como outro motivo para o negócio.

Uma parte curiosa desta história toda é que um dos fundadores do Qwiki é Louis Monier, criador do outrora relevante AltaVista. O buscador foi comprado pelo Yahoo em 2003, mas como parte da estratégia da companhia de se livrar de serviços que não geram receita, terá seu merecido descanso permanente no próximo dia 8.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados