O Twitter anunciou ontem que está experimentando uma forma de exibir anúncios ainda mais personalizados na sua timeline. Para mostrar tweets publicitários relevantes, o Twitter vai considerar os sites que você acessa regularmente ou possui cadastro, consultando cookies e endereços de email.

O experimento acontecerá inicialmente nos EUA, mas você pode desabilitar a funcionalidade agora mesmo, caso tenha receio em ser rastreado: entre nas configurações e desmarque as caixinhas “Anúncios personalizados com base em informações compartilhadas por parceiros de publicidade” e “Personalizar o Twitter de acordo com os sites que eu visitei recentemente”.

twitter-anuncios-desativar

No blog oficial, o Twitter explica como vai descobrir seus interesses. Uma loja de flores, por exemplo, poderá compartilhar seu email com o Twitter; se o endereço bater com o seu cadastro nos dois serviços, então o Twitter poderá mostrar tweets patrocinados sobre o Dia dos Namorados.

De acordo com o Twitter, apenas o hash do email será enviado, de forma que ele não possa ser decifrado. Os cookies do navegador também poderão ser usados para identificar seus hábitos de navegação, e esta é basicamente a forma como o Google AdSense funciona.

É claro que você pode desativar tudo isso com as instruções acima (e também habilitando o cabeçalho Do Not Track, caso seu navegador suporte esse recurso). Segundo o Twitter, os usuários não verão mais anúncios, mas sim anúncios melhores. É esperar para ver.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

othon
Odeio esse tipo de coleta de informações. O Twitter pelo menos tem a decência de dar opções para que isso não ocorra, já o Facebook vivia me oferecendo anúncios de coisas que jamais sequer citei na rede social. Vivia. https://disconnect.me/ uso esse plugin pra Chrome e já faz uns bons meses que o número de anúncios feitos em cima do que eu pesquisava no Google ou tuitava diminuiu drasticamente. Recomendo a todos que não gostam desse tipo de abordagem das empresas online.
Maurício Rodrigues
A empresas que pagam pessoas para entrar, clicar, sai, excluir histórico entra clica e sai e assim por diante, para ganhar visibilidade nas pesquisas Google.
Felipe Issa
Eu não gosto muito do sistema, mas também nunca cliquei em nenhum anuncio. Fico imaginando quem clica nesses anúncios, pra dar tanto lucro pras empresas...
brazlocateli
Eu gosto muito desse sistema publicitário, quem sabe assim uma publicidade não me ganha. Uso internet a anos e nunca cliquei em um anuncio...
Maurício Rodrigues
Cada dia mais intrusivo, essas redes sociais, quanta audácia.
Lucas
aka "Porn Mode" :)
Paulo Higa
Não pode esquecer do Ctrl+Shift+N.
Lucas
Só vai dar anúncio de xvideos e pornhub no twitter da galera.