Boas notícias para quem pretende escalar a montanha mais alta do mundo enquanto assiste ao Netflix ou faz transmissão ao vivo da conquista: o Monte Everest agora conta com cobertura de rede 4G próxima ao seu cume, providenciada pela China Mobile e pela Huawei.

A base na qual o transmissor fica está a 5.200 metros de altitude, faltando 3.648 para chegar ao topo. Talvez não dê para acessar a rede lá de cima, mas é suficiente para atualizar o status do Facebook e avisar os amigos que, até agora, está tudo bem.

O principal alvo do 4G são os turistas, claro, e a intenção é dar uma segurança a mais, além dos equipamentos especiais que eles já levam, para os que continuarem a subida.

Dá para fotografar e postar essa paisagem no Instagram
Dá para fotografar e postar essa paisagem no Instagram na mesma hora

Para o presidente de redes sem fio da Huawei, David Wang, a chegada de 4G ao Everest marca um passo importante no desenvolvimento e na expansão da rede globalmente. Não é a primeira vez que a montanha recebe internet: a mesma base já fornecia 3G pela empresa de telefonia Ncell.

Vale lembrar, por curiosidade, que o 4G chegou a São Paulo, maior cidade da América do Sul, no fim de abril. No Brasil, as primeiras cidades a receberem o 4G além dela foram as cidades-sede da Copa das Confederações e a rede está aos poucos se expandindo; ontem mesmo chegou em Cuiabá, Natal e Manaus.

Atualizado às 15h50

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados