Início » Jogos » Satoru Iwata responde: por que a Nintendo não demite para cortar gastos?

Satoru Iwata responde: por que a Nintendo não demite para cortar gastos?

Emerson Alecrim Por

O mercado de games nunca foi sinônimo de estabilidade. Somente nos últimos meses, vimos estúdios importantes fechando as portas e players como Sega, Rare, Electronic Arts e Sony demitindo. Mas você já reparou que há um grande do nome do setor que, mesmo em épocas de vacas magras, dificilmente - para não dizer nunca - anuncia cortes de funcionários? Sim, estamos falando da Nintendo.

Em uma rodada de perguntas e respostas realizada recentemente com acionistas, Satoru Iwata, presidente da companhia, calmamente explicou o porquê:

“Se diminuirmos nosso quadro de funcionários para melhorar nossos resultados financeiros a curto prazo, o moral dos nossos empregados será afetado. Sinceramente, duvido que eles possam criar jogos que impressionam pessoas de todo o mundo se ficarem com medo de demissões.”

“(...) Devemos, é claro, cortar gastos desnecessários e tentar deixar nossas operações mais eficientes. Também sei que alguns empregadores divulgam planos de reestruturação para melhorar seu desempenho financeiro que incluem cortes de pessoal, mas na Nintendo os funcionários fazem contribuições valiosas em suas respectivas áreas, razão pela qual eu acredito que a demissão de um grupo não ajudará a fortalecer os nossos negócios a longo prazo.”

Satoru Iwata (Fonte: Wikimedia)

Satoru Iwata

Em outras palavras, a Nintendo segue fortemente as tradições de seu país. No Japão, até hoje é bastante comum pessoas entrarem em uma empresa para fazer toda a sua carreira dentro dela - este vínculo de longo prazo é um aspecto valorizado tanto por empregados quanto por empregadores.

Uma vez que a Nintendo não está em seus melhores dias - além de perdas financeiras, os rivais PlayStation 4 e Xbox One têm roubado a cena ultimamente -, é natural que os acionistas cobrem atitudes mais enérgicas. Entretanto, eles sabem que estão investindo seu dinheiro em uma empresa centenária (a Nintendo iniciou as suas atividades em 1889 com um tipo de jogo de cartas chamado Hanafuda) e que, por ter sobrevivido por tanto tempo, merece um voto de confiança.

Dar prioridade aos seus princípios em vez de meramente seguir tendências parece ser a fórmula secreta da Nintendo. É verdade que este comportamento nunca evitou que erros sérios aparecessem em sua linha do tempo, por outro lado, sempre a permitiu se reinventar ou, ao menos, a “não entrar em pânico”.

Neste sentido, deixar seu quadro de funcionários intocável é o que possibilita à empresa manter o que talvez seja a sua filosofia mais importante: concentrar-se no que faz de melhor. Parece clichê, mas foco é um negócio sério por lá, nos mínimos detalhes. Como exemplo, no livro Nos Bastidores da Nintendo (Super Mario: How Nintendo Conquered America), o autor Jeff Ryan explica que a habilidade da Nintendo em lidar com jogos e não com parques temáticos fixos é a razão para a companhia nunca ter investido em "disneylândias" sobre os universos de Mario ou Zelda, apesar do sucesso tremendo destas franquias.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mobilon
Ué, qual problema dos cookies?
Thiago Mobilon
Empresas existem com um único objetivo: dar lucro. Se está dando prejuízo alguma medida deve ser tomada. Às vezes o prejuízo é por conta de um time inflado e que está sendo subutilizado. Pesquise no google por "downsizing". Nem sempre é um movimento "evil".
Allécto Hassten
Muitas possibilidades legais!
Tayna Tavares de Oliveira
<3
Fabio C Barrionuevo da Luz
Falou tudo Walter.... O Capitalismo é isto. Primeiro o capital... pessoas são descartáveis, e ficam lá no finalzinho da fila de prioridades do capitalismo. Longa vida a Nintendo...
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Querer melhorar resultado financeiro com demissão é tão idiota quanto falar que você tem 100mil em caixa depois de fazer um empréstimo. Sem contar os problemas que isso gera com relação à segredo industrial e insatisfação de pessoal, além de milhares de outros. Mas é a mentalidade capitalista do livre mercado, cagando e andando para quem pega na enxada.
Ademar Osamu Abiko Junior
Mas um parque temático de Pokemon seria interessante
Norton Senna
Zelda ocarine of time ainda é o melhor jogo de todos os tempos...
Felipe Lima
Vida longa a Nintendo e seus joguinhos para 3DS! o/
Maurício Rodrigues
Sem duvidas, eu tive o privilegio de jogar com grupo de amigos em um Nintendo 64, 007, Perfect Dark, Mario Kart, Star Fox, nunca me diverti tanto quanto me divertia em um Nintendo 64. O mais importante em um console é ele ser divertido, gráficos e poder de processamento e multimídia em um console é bônus.
Maurício Rodrigues
Muitas empresas Brasileiras deveriam aprender isso, cortar funcionários não ajuda a longo prazo e acaba saindo caro, trazer novas pessoas com qualidade e experiencia. Mais falando a respeito da Nintendo em sí ta na hora de trazer algo além de mais um Mario.
Darlan Alves
Fato! Eu ainda jogo Super Mario World no trabalho e ainda rola batalhas de Mario Kart no SNES aqui, mas só tem mais um lunático que joga comigo. O resto prefere Xbox e PS3 =/. É difícil se manter num mundo de poucos nostálgicos.
trovalds
Tou com o "japa" e não abro. Empresa tem várias formas de se reestruturar E demitir funcionários é apenas uma delas.
Roberto Vasconcelos Eluan
Smash Bros forever. Apenas. xD
Leandro Nascimento
Deus abençoe a Nintendo, e à mais ninguém.
orlandocastilho
Dos 10 consoles mais vendidos da história, 5 são da Nintendo.O console mais vendido da história é o Nintendo DS, contra numeros não se pode argumentar a Nintendo é a maior empresa de videogames de todas, mesmo que o WiiU não tenha muito hardware, acredito que será um sucesso de vendas (Mas perdera para o PS4).
David Pedoneze
Faz um pokemon open world 3D ai que já ganha um $ do caramba! :)
Ricardo Borgneth
O problema da Nitendo é que os games estão se tornando populares a ponto dos jogos que antes eram considerados HARDCORES ( como o COD e BF ) estarem entrando no de cabeça no Mainstream. Uma plataforma criada para jogadores "casuais" não vai atender esse novo mercado. Lógico que eu adorei o Mario World... Só que eu tinha 12 anos. Quem vive de passado é museu ! Nessa área hi-tech, contar com nostalgia é muito complicado...
Alan Homobono
Satoru parece tratar sua equipe como uma família, o que é fundamental ao sucesso da empresa. Assim como me diverti muito no Dynavision II, no SNES e N64, espero poder contar com mais diversão no Wii U.
Rafael Olah
Pokemon desde 1997 divertindo os jogadores ano após em GB,GBC,GBA,DS e agora em 2013 com 3DS. Finalmente vou poder entrar de bicicleta sem bater nas paredes, obrigado Game Freak.
RamonGonz
Se toda empresa pensasse assim...
Daniel Neves
Boa parte da "má situação enfrentada pela Nintendo" é mais coisa da mídia que quer matar o 3DS e o Wii U desde os seus lançamentos.
Maikie França
Nintendo tem uma gama de jogos que marcaram a infância de muita gente e não vai cair assim fácil.
Bernardo Falquetto
A Nintendo está sim com problemas de direção igual teve com o Gamecube. Acredito que vai sair sim dessa, mas acho que o foco dela agora num é competir com o PC e sim criar jogos dela pra ela.
Pedro Ribeiro
Há muito tempo não ficava com as bochechas doendo de tanto rir, né Lethícia Staciarini.
Gustavo Torqueto
In Nintendo Wii trUst! heueh
Pedro Ribeiro
Podem falar o que quiser, mas nunca me diverti tanto jogando video-game em grupo do que com a Nintendo, sobretudo no último final de semana com Just Dance 4 e Rabbids Land. A caça de fantasmas é impagável! :)
Silvio Ney
Ps: Já tinha visto algo relacionado à esse papel da Nintendo...sdds Super Nintendo ;(
Mauro Arthur Maciel
Nintendo é Nintendo! Possui o melhor console de todos os tempos, SNES, e o melhor jogo de todos os tempos, Super Mario World, para o SNES.
Silvio Ney
Bacana a possibilidade de comentar usando o facebook agora, pelo menos acaba com o problema dos Cookies :S