Nossa extensão alerta sobre ofertas falsas
e aplica cupons de desconto

Início » Software Web » Novo aplicativo do Google Maps começa a chegar ao Android

Novo aplicativo do Google Maps começa a chegar ao Android

Por
4 anos atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Um dos destaques da edição 2013 do Google I/O foi, sem sombra de dúvidas, a nova fase do Google Maps. Muita gente pôde experimentar a novidade nos dias seguintes ao anúncio, mas somente no desktop. Já não sem tempo, as versões móveis do Maps começaram a ser liberadas oficialmente hoje, começando pela plataforma Android, como não poderia deixar de ser.

A mudança mais notável do novo app do Google Maps é a interface do serviço, que agora está mais limpa e, ao mesmo tempo, destaca melhor as informações dos mapas. Ajudam nestes aspectos o campo de pesquisa agora “flutuante” e a barra de menus deslizante à esquerda, por exemplo.

Novo Google Maps para Android

Novo Google Maps para Android

A funcionalidade Explore, que permite a você localizar estabelecimentos ao redor, agora está mais intuitiva e mais precisa. É possível até mesmo descobrir lugares sem necessidade de digitar nomes, já que o próprio Maps se encarrega de exibir categorias de restaurantes, bares, lojas e assim por diante.

E não é por menos. É claramente perceptível os esforços do Google para fazer com que o Maps se torne um guia local e não apenas uma mera ferramenta de mapas. Para tanto, será possível até mesmo descobrir lugares por meio de promoções que se destacam nas buscas ou a partir recomendações dadas por experts (função Zagat) quando, por exemplo, você procurar pelas “melhores churrascarias de São Paulo”.

Mas há também algumas alterações que poderão incomodar um pouco, a começar pela remoção da integração com o Latitude e a ausência da opção de checkins. De acordo com o Google, se você quiser marcar o estabelecimento em que está agora, deverá fazê-lo a partir do aplicativo do Google+. Bom, para quem usa Foursquare, tanto faz como tanto fez.

O que deve perturbar mesmo é a retirada da opção de mapas offline. Quem já ficou sem acesso móvel (não é difícil no Brasil, infelizmente) sabe o quanto esta funcionalidade é útil. Agora, o usuário terá que digitar “Ok Maps” no campo de busca do aplicativo enquanto visualiza a área a ser guardada para visualização posterior. Será que funciona bem?

Por fim, a opção de mapas personalizados também foi removida, mas deverá voltar em uma versão futura do Maps, segundo o Google. Para quem não pode esperar, a empresa recomenda o uso da ferramentas Maps Engine Lite como alternativa.

O novo Google Maps será disponibilizado de maneira gradativa, então basta esperar um pouco para que a atualização apareça em sua conta do Google Play. É válido destacar, no entanto, que a nova versão só funciona em smartphones ou tablets com Ice Cream Sandwich ou superior.

Ah, sim: usuários do iOS (a partir da versão 6) também receberão o Google Maps 7. O pessoal de Mountain View só não informou exatamente quando, se limitando à tradicional resposta “em breve”.

Mais sobre: , ,
  • Paulo Costa

    Será que nessa versão permite o modo offline no Brasil?

    Open Google Maps and search for the area you want to cache (or just zoom in on it).
    Tap the search bar.
    Type “Okay Maps” (some people report success with just “OK Maps”) in the search bar.
    Tap the search icon

    • Se não me engano nunca teve mapas offline para o Brasil mesmo :\

  • Dvd Franco

    Bem, o modo offline de mapas no Brasil foi removido faz tempo em atualizações anteriores (eu fiz questão de fazer backup da versão antiga, e resistir enquanto posso!).. então não há porque reclamar.
    Tomara que esse lance de “Okay Maps” traga o recurso de volta!

    • Emerson Alecrim

      Detroit Rock City, do Kiss \m/

    • Alex Lacerda

      Acho que todos com o ICS em diante.
      Tenho um Sony Xperia S e recebi hoje a atualização.