Início » Web » Você tem até 9 de agosto para dizer adeus ao Google Latitude

Você tem até 9 de agosto para dizer adeus ao Google Latitude

Por
5 anos atrás

Se você leu o post sobre a chegada do novo Google Maps ao Android, viu que o aplicativo não conta mais com integração ao Google Latitude. O motivo para esta decisão acaba de ficar óbvio: o serviço será descontinuado no dia 9 de agosto.

Para quem não é muito familiarizado, o Google Latitude é uma ferramenta que permite localizar em tempo real amigos próximos à região em que você está a partir de sua integração com o Google Maps. Lançado em fevereiro de 2009, o serviço atraiu bastante atenção nos seus primeiros dias, mas nunca chegou a convencer pra valer.

Google Latiude para iOS

Google Latiude para iOS

O principal motivo é a questão da (falta de) privacidade. Uma coisa é fazer checkin nos lugares que você frequenta; outra é poder ser facilmente localizado em uma mapa. Mesmo quando esta possibilidade se limita a pessoas íntimas, costuma haver uma eminente e incômoda sensação de “vigilância”.

Algumas funcionalidades do Latitude serão preservadas. O histórico de localização, por exemplo, estará acessível pelo menos para os usuários do Android nas configurações de aplicativos do Google na plataforma; o registro de checkins, por sua vez, poderá ser feita a partir do Google+, o que não é de se estranhar, uma vez que a empresa vem fazendo o que está em seu alcance para incrementar o poder de fogo da rede social (embora o Google não admita o Google+ como tal).

Além da remoção da integração com o Maps, a aposentadoria do Google Latitude implicará também, obviamente, na retirada de seu aplicativo da App Store e na indisponibilização de sua API, que invariavelmente afetará as poucas ferramentas de terceiros que usam recursos do serviço.

Bom, convenhamos: para a maioria dos mortais, o Google Latitude não irá fazer falta, pelo menos não tanto quanto o Google Reader.

Com informações: The Next Web.

Mais sobre: ,