dropbox-platform

O Dropbox realizou ontem sua primeira conferência para desenvolvedores, a DBX. O CEO Drew Houston anunciou o Dropbox Platform, uma plataforma que lembra o iCloud e vai permitir que aplicativos de terceiros sincronizem dados com a nuvem. Ela funciona através de APIs e componentes multiplataforma, que o Dropbox chama de Drop-ins.

E isso é bem legal, porque abre várias possibilidades. Um desenvolvedor poderá, por exemplo, permitir que o usuário salve o progresso de um joguinho nos servidores do Dropbox, usando a Datastore API. Dessa forma, o usuário pode começar a jogar num smartphone Android e continuar no iPad, da mesma fase em que parou.

Dois Drop-ins foram demonstrados ontem. O Chooser fornece aos aplicativos acesso instantâneo aos arquivos do usuário no Dropbox, enquanto o Saver permite que eles salvem dados com um toque.

dropbox-chooser-saver

Algumas empresas já se interessaram na plataforma do Dropbox, incluindo Shutterstock, PicMonkey, 1Password, CloudOn, FedEx e Yahoo. Recentemente, o Yahoo integrou seu serviço de email ao Dropbox, permitindo que os usuários enviem anexos maiores, de até 150 MB, diretamente da interface web do Yahoo Mail.

Com essas novidades, o Dropbox diz estar lançando o sucessor do disco rígido e afirma que “sincronizar é o novo salvar”. Para o futuro, a empresa promete novos Drop-ins e suporte a mais plataformas. Atualmente, o Chooser é compatível com Android, iOS e interface web, enquanto o Saver funciona na web, através de JavaScript.

É claro que o sucesso do Dropbox Platform depende da criatividade e adoção pelos desenvolvedores. Se você é um deles, todas as informações, incluindo códigos de demonstração, estão disponíveis nesta página.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Arthur Carvalho
Dropbox é muito bom. Só poderia liberar uns "GB" amais pra galera! :P
Tales Cembraneli Dantas
eu ja faço isso a muito tempo, deixo minhas pastas de emuladores e roms dentro do dropbox, ai posso abrir e jogar em qquer pc, inclusive salvar e recomeçar jogos salvos em outro pc, apenas nao consig utilizar os mesmos saves pros emuladores de android pq sao emuladores diferentes
Felipe Lima
"Com essas novidades, o Dropbox diz estar lançando o sucessor do disco rígido e afirma que “sincronizar é o novo salvar”." Dependendo do lugar, nao vai vingar muito bem esta ideia, principalmente com a nossa banda larga capenga que temos por aqui :(
Erick Magnus
Fantástico. Quero mais Dropbox! :-)
Edmilson Junior
Uso muito o Dropbox e torço para que isto aconteça, troquei de aparelho e perdi todos os meus processos, com esse sistema isto não aconteceria mais.
Eduardo Schultz
é só sincronizar a pasta do jogo com o dropbox, ou mandar salvar o save do jogo numa pasta do dropbox.
Thiago Xavier
Poderiam usar isso em saves de pc também... a Steam já faz isso mas apenas em alguns games.
YanGM
O único porém é que depende do trabalho dos desenvolvedores. Enquanto muitos devs "nerds" implementaram o Google Play Games, por exemplo, no dia de seu lançamento, muitos jogos de empresas grandes (na maioria da vezes recebem um bug fix aqui e ali), continuam na "escuridão". Espero que a API funcione independente da presença do app do dropbox, e quem sabe até mesmo nos consoles? A EA traz algo semelhante com os "speed points" do NFSMW, onde pontos ganhados são sincronizado entre as plataformas que o jogador joga (seja console, mobile, pc, etc), porém nada de Cloud Saves até onde eu sei. Muitas empresas deixam de implementar jogos na nuvem por causa do custo, espero que essa solução seja muito barata ou gratuita para que realmente vingue.
Juan de Souza
#Muito show = D