Nokia revela Lumia 1020 com câmera de 41 megapixels

Smartphone chega ao Brasil no quarto trimestre, ainda sem preço definido.
Lumia 1020 tem tela de 4,5 polegadas, 2 GB de RAM e flash de xenon.

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 5 meses
nokia-lumia-1020-imagem-oficial

Direto de Nova York, EUA – A Nokia acabou de anunciar oficialmente o Lumia 1020, um Windows Phone 8 com câmera de 41 megapixels. Ele se parece bastante com o Lumia 920, com corpo único de policarbonato, mas tem um pequeno calombo na parte traseira para acomodar os componentes da câmera.

Além de possuir um sensor iluminado de altíssima resolução, a câmera traz flash de xenon, lentes Carl Zeiss e abertura de f/2.2. Há um conjunto de seis lentes e estabilização óptica de imagem, o que proporciona “imagens claras mesmo em condições de pouca luz”, segundo a Nokia. As fotos gigantes são aproveitadas por uma tecnologia de oversampling: ela junta sete pixels da imagem original em um só, o que gera fotos bem definidas.

nokia-lumia-1020-oversampling

Durante a filmagem, é possível ampliar o vídeo em 4x (1080p) ou 6x (720p), mantendo o nível de detalhes. Segundo a Nokia, as imagens são livres de borrões e possuem som estéreo. Uma tecnologia chamada Nokia Rich Recording funciona com níveis de pressão sonora até seis vezes mais alta que os microfones de concorrentes, melhorando a qualidade do áudio.

O nível de detalhamento é impressionante, muito alto para um smartphone. Isso é especialmente visível nas fotos com zoom: dá para, literalmente, achar uma agulha num palheiro ao aproximar a foto, que possui resolução de até 7712×5360 pixels. Há, claro, o surgimento de um pouco de ruído. Mas nada que comprometa o uso das fotos – e parabéns para a Nokia por ter mantido fotos mesmo com esses detalhes menos agradáveis na apresentação.

Vamos procurar uma agulha no palheiro?
Vamos procurar uma agulha no palheiro?
nokia-lumia-1020-app-camera

Outras funções interessantes são os ajustes que podem ser feitos manualmente, especialmente o foco, que permite escolher qual o objeto que estará em destaque, e o tempo de exposição, que produziu uma imagem utilizando a técnica de lightpainting ao vivo no palco. Nokia Pro Camera é o aplicativo que pode, entrar outras coisas, tirar duas fotos ao mesmo tempo com resoluções diferentes: uma de 5 MP, para compartilhar nas redes sociais, e outra de 38 MP, com os detalhes preservados.

Para os desenvolvedores, a Nokia anunciou parcerias com aplicativos como Foursquare, Path, Flipboard e Hipstamatic, além de empresas como Monster e JBL. Também foi mostrada uma capinha que deixa o smartphone com cara de câmera, com uma parte mais gordinha que melhora a ergonomia. Nada mais justo para um smartphone que está mais para mais uma câmera que também entra na internet e faz ligações.

Este acessório melhora a ergonomia do Lumia 1020 (e deixa ele mais parecido com uma câmera)
Este acessório melhora a ergonomia do Lumia 1020 (e deixa ele mais parecido com uma câmera)

O Lumia 1020 possui tela AMOLED de 4,5 polegadas, com resolução de 1280×768 pixels, proteção Gorilla Glass 3 e tecnologia que permite a utilização mesmo com luvas. Há 32 GB de armazenamento interno, processador dual-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz e 2 GB de RAM, o dobro do que vimos até agora nos Windows Phones mais caros. A bateria é de 2.000 mAh. Na ficha de especificações, consta o suporte ao 4G LTE de banda 7, o mesmo usado no Brasil.

Ele está disponível nas cores amarela, branca e preta, e tem 10,4 mm de espessura. O peso é de 158 gramas, menos que o Lumia 920, que pesa 185 gramas.

O aparelho chega bem rápido nos EUA, no dia 26 de julho, com pela operadora AT&T, custando US$ 299,99 no contrato de dois anos. No Brasil, ele tem previsão de chegada para o quarto trimestre do ano. O preço para o mercado brasileiro ainda não foi revelado.

nokia-lumia-1020-foto

Fotos de demonstração

A Nokia liberou algumas fotos de exemplo do Lumia 1020. E, obviamente, elas estão muito boas, com nível de detalhes impressionante.

nokia-lumia-1020-pro-9
nokia-lumia-1020-pro-2
nokia-lumia-1020-pro-1
nokia-lumia-1020-pro-16
nokia-lumia-1020-pro-4
nokia-lumia-1020-pro-3
nokia-lumia-1020-pro-11

A editora viajou para Nova York a convite da Nokia. Colaborou: Paulo Higa.

Receba mais sobre Nokia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados