Início » Brasil » A Claro sabe o que é 3G?

A Claro sabe o que é 3G?

Thiago Mobilon Por

Quando a Claro fez o lançamento da sua internet banda larga sem fio (vulgo 3G), escrevi um texto todo animado. Finalmente teríamos no Brasil uma internet móvel de alta velocidade, com preço acessível.

Hoje, após 5 meses do lançamento desta novidade, o que vemos é mais uma tecnologia adotada de forma desinteligente, onde o principal foco é encher o bolso das operadoras, aos invés de aproveitar ao máximo os benefícios dispostos pela tecnologia.

Nos planos atuais, se você quiser usar internet 3G no seu celular, deverá contratar um pacote de dados, com limite de transferência a partir de 500 megabytes por mês. Isto fazia sentido na época do GPRS e EDGE, onde a velocidade da conexão não passava de 236 kbits por segundo (apenas na teoria, claro). Mas, de que adianta ter uma conexão de 1 megabit por segundo, com um limite desses?

E não pára por aí. Os pacotes de celular, também limitam em minutos, o quanto você pode utilizar o protocolo VoIP. Os motivos são óbvios.

A verdadeira internet 3G, só pode ser utilizada através de um modem USB, e nem é lá aquelas coisas. Procurando no Google, você encontra dezenas de relatos de pessoas que contrataram o serviço, mas atingem apenas 60% da velocidade prometida.

Esses dias vi o relato de um sujeito*, que tentou se conectar de dentro de um taxi, para acessar o Google Maps e mostrar a um taxista perdido, qual o endereço de destino. Segundo ele, diferente do GSM que tem conexão contínua em movimento, a internet 3G tem quedas nas trocas de torre.

Acontece que a massa popular brasileira não é exatamente geek, então fica fácil para as operadoras, imporem planos absurdos e extremamente retrôs, sem que ninguém se ligue que aquela tecnologia não precisa necessariamente trabalhar daquela forma.

Uma prova de como as empresas subestimam o quoeficiente intelectual tecnológico de seus clientes, é o screenshot acima, tirado do site que divulga o 3G da Claro. A mesma imagem é também usada nas propagandas que passam na televisão.

Como sei meus queridos leitores não são como os clientes que a Claro imagina ter, deixo a pergunta: O que há de errado na imagem acima?

*Sr sujeito, adoraria linkar seu relato, mas realmente não lembro o endereço. Se estiver lendo este texto, favor se apresentar!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigues
No interior de minas, próximo à Grande BH, tem ruas onde a Oi não é capaz de disponibilizar o Velox (serviço de banda larga pela linha telefônica), então tentei o 3G da Tim: uma grande porcaria. Depois de lutar para cancelar o 3G da Tim passei para o 3G da claro: era mais ou menos (às vezes banda larga), mas começou a ficar horas no nível de grande porcaria (minutos para abrir o gmail, para se ter uma idéia). O pior nisso tudo é que não existe nenhum órgão governamental capaz de colocar estas empresas na linha (o dinheiro destas coorporações parece ser mais forte do a competência ou interesse social dos nossos órgãos públicos). Além do serviço, o atendimento é uma enrolação. O cliente é feito de palhaço. Arranjam um monte de jeito de ir tirando Reais da pessoa por um serviço de merda. Bastaria que a Anatel (Procon, Ministério Público... ou sei lá o quê.) obrigasse as operadoras a manterem um site onde o cliente pudesse cancelar o serviço no ato (com protocolo imediato referente ao atendimento e prazo de horas para a operadora cumprir). No site da Tim, por exemplo, o atendimento nem funcionava (quando tentei, dizia para que esperasse alguns minutos...) Lista de aborrecimentos 3G (estou colocando este texto enorme aqui, pois em nenhum canal do site consegui enviar à operada. Espero que seja um aviso aos incautos): - A cobertura na minha região é 2G e me venderam como se fosse 3G, além disso o serviço quase nunca funciona com velocidade de 2G. Ao tentar cancelar a minha conta: - A rapidez com que o número de protocolo é falado torna difícil anotá-lo na primeira vez (parece feito para confundir); - Na primeira vez que ia cancelar a ligação caiu quando esperava na linha; - Depois de muita espera... A atendente insiste para não cancelar e sugere mudar para um plano pré-pago. Diz que se mudar para um plano pré-pago a próxima conta virá proporcional; - A conta não veio proporcional. A conta veio integral. - Ao acessar minha área restrita na internet vejo que meu plano não foi mudado; - Não tenho garantia nenhuma (recibo, protocolo etc.) se ligar de novo e pedir para cancelar o plano; - Na minha área restrita no site, na busca pelo número dos protocolos (eles não existem), também não existe nenhuma referência aos números de protocolos de atendimento no últimos 90 dias, isto é, aparentemente não existem. O pior de tudo: nem existe internt 3G no Brasil e já estão dando concessão para 4G!
Marcelo
Para os ingênuos de plantão, aprendam um pouco de inglês, só um pouquinho e comecem vasculhar a web. Sugiro que façam buscas em inglês e vocês vão descobrir o tão famigerado 3g na verdade é uma espécie de quebra-galho, a verdadeira banda-larga móvel será implantada pela indústria da telefonia móvel e tudo indica que será a tecnologia LTE, lembrem-se ingênuos LTE. Na Suécia já está sendo usada comercialmente. Eu só peço uma coisa: leiam mais e parem de acreditar em propagandas!
Leo
Bem, reclamação com Anatel, apresente os fatos e n°s de protocolos com a reclamação, explique a situação com calma sem nervozismo, a anatel irá resolver o problema, caso vc esteja errado então pague o prejuizo. O período para resolver o problema é de 5 dias úteis, prazo que a Anatel dá a operadora. O meu problema foi resolvido em 2 dias.
Andrea
Por não ter disponibilidade de outro acesso a internet, comprei o modem 3G da Claro. Durante uma semana tentei usar, mas era de uma lerdeza incrível. Simples, voltei na Claro, expus a situação, devolvi o modem e peguei minha grana de volta, não houve multa alguma. Do serviço pré pago da Claro não tenho o que reclamar, tanto que continuo com essa operadora, mas o 3G era impossível de usar. Reclamar é ótimo pra fazer as empresas em geral melhorarem seus serviços e ver que as pessoas irão procurar a concorrência ou outra alternativa. Insatisfeito com o produto ou serviço? Cancele. Multas injustas? Procon, ANATEL, e Justiça estão aí pra resolver esses problemas. Ah, o caso é que demora? Então duas opções: desista e arque o preju ou siga em frente e faça valer seus direitos.
Leo
Meu conselho que os que estão insatisfeitos entrem em contato com a Anatel, eu já fiz minha reclamação alegando não receber o contratado que é a internet de 1 mega logo querendo o cancelamento do contrato sem multa .
Leonardo Porto
Opa, tá falando da Claro aqui tá??? É que vi o nome na pesquisa no Google. Então deixa eu também tecer meu comentário: Fala sério. Uso essa merda da 3G da CLARO, que me deixa sempre no escuro. Caro internauta, se você t.............................................................................. Ops, foi mal, a conexão caiu de novo. Mas como eu ia dizendo, se você tem conexão discada (aquela antiga conexão via modem 56k), por favor não ouse em deixá-la por pensar que a porcaria da 3G da CLARO vai resolver seu problema. Continua lá que tá melhor, muuuuiiito melhor, porq........................................................................... [ sem sinal... ]
Maxwell
Li um artigo que falava que a claro ganha 2 vezes mais clientes do que perde... Enquanto essa maldita fama de que a tecnologia 3g é o futuro não acabar, esses números não mudarão tão cedo (ate que todo mundo ja tenha experimentado o pesadelo de usar essa tecnologia, eles lançarão outra tecnologia e assim o ciclo continua...) Posso dizer que 3g é somente uma novidade e, com o avanço tecnologico, pode-se lucrar muito com essa porcaria enquanto não chega uma tecnologia nova. Bom, se fosse só isso, eu estaria feliz da vida usando uma conexão instável de +/-1MB/s, mas, como as empresas de telecomunicações no brasil são especializadas nisso, a CLARO enfiou um monte de restrições somado a um contrato espertinho onde quem o assina, fica de mãos atadas até o seu término. Lembrando que essa tecnologia não é assim tão nova. (ela existe no japão desde 2001)e que a 3g só não presta no Brasil. Essa tecnologia só é novidade no Brasil mesmo.
Araujo
Acho que o que nosso amigo Thiago quiz dizer é que na imagen acima, para claro somos indios que trocamos nossas riquezas por um punhado de coisas sem valor, e que aceitamos tudo que nós oferecem..na foto o cara de costas é um indio falando com sua filha india na toca ao lado.
Pedro Naves
Usuário fake do caralho! CLARO que é um engodo!
Pedro Naves
CLARO que é um engodo. Realmente REVOLTANTE!
Itamar
ALGUEM SABE SE EXISTE UMA FORMA DE CANCELAR ESSE SERVIÇO QUE NÃO FUNCIONA DA 3G CLARO SEM PAGAR MULTA
Thiago Mobilon
Opa, ótima dica!
Diego Plentz
Coloquei no meu blog como cancelar sem precisar pagar a multa e sem enfrentar o péssimo atendimento da Claro: http://plentz.org/2009/02/11/como-cancelar-claro-3g/ ;)
Thiago Mobilon
Para ser sincero, eu nem li inteiro. Parei na parte onde o autor fala "Uso a vídio chamada". ;)
Thiago
Acho que o último comentário foi pago pela claro...
Exibir mais comentários