Início » Gadgets » A câmera do Lumia 1020 vai fazer todo mundo mudar para Windows Phone, segundo o diretor de marketing da Nokia

A câmera do Lumia 1020 vai fazer todo mundo mudar para Windows Phone, segundo o diretor de marketing da Nokia

Avatar Por

Direto de Nova York, EUA - Quão importante para você é a câmera do celular? A Nokia não brinca quando o assunto é esse. A fabricante é conhecida por fazer smartphones que capturam imagens excelentes e o Lumia 1020, anunciado ontem, é o modelo mais atual e que conta com as melhores lentes e a melhor tecnologia atualmente para fotografar com o celular.

image

Como foi a impressão no evento do lançamento, a Nokia está apostando muitas de suas fichas no aparelho. Tanto que, segundo Matt Rothschild, diretor de marketing da empresa, ele vai marcar a mudança de sistema operacional para muita gente: "eu tiro uma foto com o 1020 e lhes mostro, para que comparem com as dos seus smartphones. Quando você vê a qualidade e detalhamento da imagem, fica fácil".

Além da imagem, ele também comenta a facilidade de seu uso, tanto para pessoas experientes com fotografia como para amadores. O primeiro grupo consegue reconhecer e operar facilmente os ajustes; o segundo, explora e vê as mudanças em tempo real na tela, o que permite que aprenda a fotografar com o 1020.

A intenção é, logicamente, fazer com que a câmera seja um dos critérios pensados na hora de comprar um novo smartphone, fazer com que a capacidade do aparelho em fazer fotos da família seja o início da conversa entre o vendedor e o cliente e depois passe para os outros aspectos. Como Rothschild afirmou, "a melhor câmera é a que está no seu bolso, não na sua casa".

No caso do Lumia 1020 as especificações, pelo menos na leitura, não impressionam muito. Em um mundo em que há ofertas de processador quad-core, por exemplo, colocar um de dois núcleos como topo de linha parece meio incoerente. Mas, como o Windows Phone é mais otimizado que o Android, não é necessário todo esse poder de fogo; ele roda muito bem e de forma extremamente fluida com hardware menos potente.

Perguntado de que outras formas o 1020 poderia seduzir os novos usuários além da câmera, ele citou suas funcionalidades, como a experiência completa do Office, ótimos aplicativos da loja do Windows Phone e alguns serviços como os padrões de mapas e música. Rothschild garante que o Lumia 1020 é um dos melhores smartphones do mercado atualmente e, sem dúvida, o que tem a melhor câmera.

Já que falamos de aplicativos e o 1020 é praticamente uma câmera de altíssima definição que também acessa a web, perguntei sobre serviços como o Instagram e ele falou que o Oggl foi otimizado para o Lumia 1020: agora ele dá suporte às novas imagens. O Vine também deve chegar em breve ao Windows Phone e fazer bom uso da câmera.

Com uma câmera tão completa, é difícil tentar dar um palpite de quais serão as melhorias no futuro. Rothschild também não sabe dizer - afinal, no momento estão focados no lançamento do 1020. Mas ele acredita que as próximas inovações nesse sentido não serão feitas pelas mãos de funcionários da Nokia: "o que quero ver a seguir é o que virá dos desenvolvedores de apps para criar coisas nas quais não pensamos". O kit já está disponível para quem quiser criar em cima da câmera.

O Lumia 1020 será lançado no dia 26 nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil no quarto trimestre.

Ouça o TB Cast sobre Lumia 1020

A editora viajou a convite da Nokia.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Akinaga
"Mas, como o Windows Phone é mais otimizado que o Android, não é necessário todo esse poder de fogo; ele roda muito bem e de forma extremamente fluida com hardware menos potente."

É a forma sutil de dizer que o Android foi mal escrito e que consome hardware a toa!
Andre Souza
Victor Carvalho Ah, eu já desencanei, agora que a Nokia foi canibalizada não vai sair do WP mesmo... então comprei um Galaxy S4 Google Edition e esqueci o assunto.
Victor Carvalho
O processo com.android.phone parou... Ñ pera
Vanusa Santos
Gostaria de saber se alguem ja comprou.
rafaelfrigo
Cara, Windows phone 8 já não precisa do zune... você pode acessar o celular como acessa um pedrive, direto mesmo, sem rodeios...
João Paulo
Tenho um Galaxy Nexus também. O seu trava com frequência, rola alguns esgasgos? acho que o é está com vírus só pode.
João Paulo
Já usou o Windows Phone 8,seja sincero. Estou falando se usou no dia a dia. Não uns 5 minutos na loja.
João Paulo
Bug. ... Não obrigado.
João Paulo
Ele tem que vender o peixe né, o Windows Phone 8 muito bom, mas necessita de melhorias pontuais pra ficar excelente, fora alguns apps essências.
Andre Souza
No dia em que lançarem um destes com Android 4.3 eu compro um. Mas enquanto insistirem no pré-escolar Windows "Teletubbies Edition" não vejo motivos para aturá-lo... :/
Gregory Prudenciano
Curte a experiência do Lumia 920? To pensando em comprar um...
portela.thiago
Já vi um iOS travar num iPhone 4S... =/
Régis Tomkiel
Natália Gondim OPs.... iOS travar? Pelo jeito nunca usou um iPhone! WP é a coisa mais chata de usar. Antes que falem, como desenvolvedor, tenho as três plataformas!
goo_dsd
No Lumia 1020 a Nokia deu a opção de apenas uma cor para a Telefônica, no caso acho que seria bem complicado a escolha, como um grupo ela tem além da cores Telefônica, também tem a Movistar e Vivo pois ela pode escolher o azul (cor padrão da telefónica), Verde (cor da Movistar, que pelo que sei tem um único nome em toda a américa latina, com exceção do Brasil), é por fim o Roxo (cor que a vivo ama usar). de resto não a outra opção a não ser estas.
rafaholanda
Dificilmente alguém mudaria de smartphone somente pela câmera, entusiastas talvez?

Quanto ao WP. Ainda vejo problemas em relação a quantidade de apps. Coisa que Google Play e Apple Store tem de sobra. na Store do Windows, está bem escasso.
Luan Santos
É relativo cara. Sou um usuário normal, e acompanho a evolução do Internet Explorer. Da versão número 6 à 8, foi horrível, muito ruim o browser. Na versão 9 deu uma melhoradinha. A versão 10 está excelente, chegando em alguns testes a ser mais rápido que o Chrome. A 11, mesmo em versão beta no Windows 8.1 Pro Preview, está excepcional, muito rápido e fluida no fechamento e abertura de páginas. Quanto ao Internet Explorer 10 Mobile, é, digamos, aceitável rs. Abraço.
Luan Santos
Edinho Carlos Kunzler, os aparelhos equipados com Windows Phone 8 (Nokia Lumia 520, 620, 720, 820, 920 e o Ativ S da Samsung) não precisam do software Zune para conectar-se a Pc's. Pode-se usar um programa que ele sugere quando o aparelho é conectado ou simplesmente usar o Explorador de Arquivos, como qualquer outro celular. Abraço.
Luan Santos
Edinho Carlos Kunzler, os aparelhos equipados com Windows Phone 8 (Nokia Lumia 520, 620, 720, 820, 920 e o Ativ S da Samsung) não precisam do software Zune para conectar-se a Pc's. Pode-se usar um programa que ele sugere quando o aparelho é conectado ou simplesmente usar o Explorador de Arquivos, como qualquer outro celular. Abraço.
Marcelo Ribeiro
Não resolve ter uma baita câmera, e um sistema operacional que ainda tem muito a corrigir. Também compraria se viesse com Android, e mesmo assim, tem câmeras que ainda batem parelho com essa. Não consigo ver motivo para ir ao Windows Phone, quem sabe no futuro o sistema melhore. Ou a Nokia usa Android no futuro.
Plauton Martins
Legal legal legal, maaas, não consigo aceitar o Windows Phone 8, o foco da Nokia é sempre fotografia...affee, faz que nem a Sony e Samsung então, vende compactas também, todos iam comprar.
Evertinhoo Brandao
Ter uma camera excelente e um navegador lamentável é triste num aparelho só!!...internet explorer ja era!
Aparecido Barbosa
Se não custasse um Rim e um Figado (já pensando no cu$to Brasil),eu certamente compraria ele,tenho aqui meu Mangoo 7.8,e quase não tenho do que reclamar,exceto pela falta de um compartimento para micro SD(só tenho 8gb),e pela interface chata do Zune,mais me perace que no 8.0 já não se faz necessário o uso do Zune,mais no caso do 1020,ainda continua a falta do MSD,mesmo ele tendo 32gb internos,isso se torna pouco quado se tem uma câmera qual filma em 1080p,e tira fotos com 41mp,se fosse 64gb seria perfeito
Edinho Carlos Kunzler
O WP eu acho bacana, e compraria tranquilamente. Só o que não me agrada é a maneira como o SO do smart "conversa" com o pc, através daquele Zune chato pra [email protected]@1h0. Quanto ao Lumia 1020, queria muito ver um sensor deste tamanho com resolução nativa de 10 ou 12mp em vez dos 41mp. A nitidez seria sensacional (e pra mim, nitidez é mais importante que resolução)!
Hugo Cardoso
lol. porque? xD
Valdemar Augusto Santos
Gosto de tirar boas fotos e já que embarcaram uma câmera legal no Nokia que de quebra levo o celular junto e também não vejo problemas com o Windows phone irei compra-lo.
Abimael Eugenio
Eu mesmo não trocaria o menu Smart com
Android por causa de uma camera por melhor que fosse.
Alias Eu até me esqueço que meu aparelho tem uma, ops duas
Estou satisfeito com meu aparelho com ( J.B 4.1 )
e tambem com minha maquina fotografica ideal para tirar fotos com qualidade
Jeferson Rodrigues
Acho que ainda não ensinaram pro Matt Rothschild, que um bom smartphone não é feito só com uma boa câmera.

Que tal se melhorarem primeiro o sistema operacional.
Natália Gondim
concordo, matheus! fora que o ios trava pencas! tenho o lumia 710 e não acho ruim, apenas a microsoft poderia investir numa atualização melhor, mas nada que me faça trocar por um iphone não.
Milton Cesar
tbm dei chances para o Windows Phone e voltei para o Android :) to mt melhor agr
Fer Schio
Quem sabe quando eles voltarem a fazer um telefone que de pra ser usado com uma mão só!
Sérgio Malanconi
Android, nem de graça, affffffffff!!!!
Augusto Santana
Mereceu meu like.. Sou usuário de um lumia 520 e sou muito feliz por ele não travar.
Matheus Oliveira
Todo produto tem seu público. Eu prefiro usar Windows 95 à Mac. Não consigo gostar daquele sistema. Os produtos da Apple tem muito glamour, mas sendo sincero, eles não são essa coca-cola toda que o pessoal prega.

E quanto à não ter nenhum motivo pra trocar android por WP, eu tenho um que pra mim é perfeito: Nada de travada a cada 3 segundos, independente de quão ruim seja o celular. Se isso não é um bom motivo pra você, ótimo (Antes que fale que é só em celular de 200 reais com 2.2, O S4 de um colega meu dá travadas que o Lumia 800 não dá), mas para mim, prefiro não ter alguns aplicativos à ter um celular travando quando eu for fazer uma ligação...
Felipe Lima
se a Nokia vendesse como camera digital, com ctz teria mais sorte!!!
TaylerPadilha
Quanta asneira.
Qual país é desenvolvido pra então? Me mostre um país em que a maioria matadora usa mais " iMac, Macbook, e etc". Se este é o seu critério para avaliar um país como desenvolvido ou não, o planeta inteiro é uma gigante África subsaariana.
Ricardo Goulart
Pá... tiraste-me as palavras da boca....
João Victor Medeiros
Sinceramente, eu não saio do Android, eu já tentei dar uma chance pro Windows Phone, mas atualmente não dá. Os apps são muito escassos. Eu tenho grande admiração pela Nokia, depois da Google, é minha empresa preferida de tecnologia. Só me resta sonhar com um Nokia Pureview com Android :/
@leossoliveira
"especificamente processamento" se você pensar num Android que precisa de hardware de sobra pra fugir um pouco dos travamentos e bugs.

Mas se um processador ultra potente fosse realmente impotente não se venderia iPhones.
Giovanni Lenharo
não força vai, na moral tenho certeza que se o Brasil fosse desenvolvido iria muita gente usando iPhone ou até mesmo Android, em relação ao Windows ninguém iria usar nem se quer o "computador" estariam todos usando iMac, Macbook, e etc.... mas mesmo assim Android não vai perder fácil assim pra qualquer uma, ainda mais para a Windows. só quem ganha mesmo é a HTC smartphones fodíssimos que nem vendem aqui no Brasil....
@leossoliveira
Pra quem já conhecia o Nokia 808 PureView não se impresso ou tanto com a camera do Lumia 1020 é claro, porém a grande inovação fica realmente na possibilidade de outros apps se tornarem a câmera padrão como o Nokia Pro Cam que eu achei sensacional(!!!), o Camera360, Oggl entre outros que vão surgir.

Desta forma é impossível dizerem que são apenas 41MP amontoados que não servem pra nada.

Hoje a Nokia se pronunciou oficialmente sobre estar "trabalhando duro" no Instagram para Windows Phone, e me vem a cabeça também que o Instagram pode ser mais um APP padrão para a camera dos Lumia, pra quem ama o Instagram seria um diferencial e tanto
Paulo Castro
Ok, a camera é isso tudo sim, mas a meu ver o que define a escolha de um aparelho é o OS e o hardware, especificamente processamento, camera conta mas não do modo como a Nokia ta achando, outra que depois que acostuma com o Android é bem mais dificil mudar de OS só por causa de uma camera.
Raphael Rios Chaia
É um smartphone de nicho. Pra quem é apaixonado por fotografia, será de longe a primeira opção. Eu já quero o meu assim que tiver oportunidade de vender meu 920.
Guilherme Borges Cunha
Parece bacana, mas eu acho que só compraria se viesse com Android.
Testei o Windows Phone e não vi nenhum motivo para sair do Android. Aliás, só vi contras. Não quero usar os serviços inferiores da Microsoft e muito menos ter um número bem mais limitado de aplicativos.
Além do mais, o eu gosto de aparelhos cada vez mais finos, o que não é um característica muito comum na linha Lumia.
Paulo Fellipe Razia
Todo mundo eu não sei, mas essa câmera vai me fazer largar o android. Tô com o razr, tá desatualizado já, tenho ele desde o lançamento. Quase comprei o SIII recentemente, mas resolvi esperar algo que realmente me agrade. Não gosto muito da interface da Samsung, preferi partir pro WP. Estava pensando no Lumia 920, até que a Nokia anunciou que ia "reinventar o zoom" resolvi esperar. Agora, só tô esperando ele sair no Brasil.
Aiman Sarraf
todo mundo é muita gente, to feliz aqui com o Galaxy Nexus, mesmo pq, câmera é o que eu menos uso no celular.
viniciusghietti
Se seguirmos esse raciocínio as funções do S4 ia mudar todos para o Android e a fluides do iOS ia fazer tds mudarem para o iOS. Smartphone e bem mais que uma câmera de 41 megapixels :S
Diogo Rodrigues Martins
TOP.. Já quero o meu.. Mas tenho que vender meu Lumia 920.. hehehe