Início » Demais assuntos » Faça seu próprio multitouch pad usando uma WebCam

Faça seu próprio multitouch pad usando uma WebCam

Thiago Mobilon Por
11 anos e meio atrás

Todos já devem ter visto em algum lugar como funciona o Microsoft Surface. Por dentro daquela mesa, há algumas câmeras que se encarregam de captar os toques na superfície. Os sinais captados são processados, e enviados para um projetor, que projeta (duh) a imagem de volta na superfície. Tudo isso de forma instantânea.

Através deste conceito, é possível fazer nosso próprio touch-pad, usando apenas uma câmera, e um software que gerencie os dados capturados.

E foi pensando nisso que o pessoal do Hack N Mod desenvolveu um multitouch pad caseiro, usando apenas os seguintes materiais:

  • Uma caixa de papelão
  • Uma plaquinha de algum material transparente (vidro, acrílico, etc)
  • Uma folha de papel sulfite
  • Fita adesiva
  • Uma Webcam
  • Software opensource: Touchlib

A qualidade da câmera é essencial para o sucesso da operação. O modelo utilizado aqui foi uma Philips SPC90NC de 1.3mp, e 90 fps.

Veja no vídeo abaixo como funciona:

Eu imaginava que a precisão do toque não fosse ser das melhores, mas fiquei até surpreso com o resultado. Claro que alguma calibração (ao estilo toque nos pontinhos) deve ter sido feita antes. A iluminação do ambiente também deve contar bastante.

Só não faço o teste aqui pois minha WebCam é horrenda. Mas deixo o convite para quem testar. Se conseguir um resultado interessante, compartilhe conosco nos comentários. De preferência em vídeo! 😉

Via Antenando.