Todos já devem ter visto em algum lugar como funciona o Microsoft Surface. Por dentro daquela mesa, há algumas câmeras que se encarregam de captar os toques na superfície. Os sinais captados são processados, e enviados para um projetor, que projeta (duh) a imagem de volta na superfície. Tudo isso de forma instantânea.

Através deste conceito, é possível fazer nosso próprio touch-pad, usando apenas uma câmera, e um software que gerencie os dados capturados.

E foi pensando nisso que o pessoal do Hack N Mod desenvolveu um multitouch pad caseiro, usando apenas os seguintes materiais:

  • Uma caixa de papelão
  • Uma plaquinha de algum material transparente (vidro, acrílico, etc)
  • Uma folha de papel sulfite
  • Fita adesiva
  • Uma Webcam
  • Software opensource: Touchlib

A qualidade da câmera é essencial para o sucesso da operação. O modelo utilizado aqui foi uma Philips SPC90NC de 1.3mp, e 90 fps.

Veja no vídeo abaixo como funciona:

Eu imaginava que a precisão do toque não fosse ser das melhores, mas fiquei até surpreso com o resultado. Claro que alguma calibração (ao estilo toque nos pontinhos) deve ter sido feita antes. A iluminação do ambiente também deve contar bastante.

Só não faço o teste aqui pois minha WebCam é horrenda. Mas deixo o convite para quem testar. Se conseguir um resultado interessante, compartilhe conosco nos comentários. De preferência em vídeo! 😉

Via Antenando.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gabriela Baldon
Oi, precisava de uma ajuda. Tenho uma feira interdisciplinar no colégio. E gostaria de fazer como projeto uma tela touch screen. qual é o programa que eu deveria baixar?
Italo Ayan
Affz que noobs o software não é precisso instalar vc tem que extrair ele no seu pc e clicar em config e configurar o problema é saber mecher na configuração dessa merda to me matando e até agora nada nenhum resultado que souber configurar da um toque ae fmz
Helen
Oi, achei bacana e vou apresentar na ExpoTec. Só preciso de ajuda quanto a instalação do software na máquina. Baixei, mas não consigo instalar. Adoraria uma ajudinha. Obrigada!
Caio
Não, fica horrivel(esperiencia própria)
priscila
nao consigui baixar o software q vc indicou. so consigui baixar esse: touchlib-src-win32-20071106.serve? da para usar a webcam da uma camera digital? so mais uma coisinha (rs), se der td certo, e so conectar a web cam e pronto? ou tem q configurar alguma coisa. desde ja agradeço
Luana
Pô, fiquei mó animada pra apresentar isso na facul, mas sei lá o que deu errado. Tentei em dois notebooks, mas a placa de vídeo não era lá essas coisas e não entendo quase nada de configuração... =/
wjunior
meu eu ate q tentei mas n deu certo o cursoera muito rapido zuou meu desktop todinho rsrs minha cam tem exatamente 1,3
Paulo
http://www.youtube.com/watch?v=XAUjQtUU5Wg
F-365
Com uma webcam 350k resolução (R$ 20), caixa de papelão de 20 cm de altura, (distância da webcam no fundo da caixa até o vidro = 20cm), consegui uma área de aprox 13cm larg por 10cm de alt. A iluminação usei luz do dia normal entrando pela janela e testei fechando o blackout da janela, não dá muita diferença. Realmente tem de se ter processador bom e placa de vídeo boa pra rodar bem os demos flash. Usando o demo mousedriver do windows, dá pra brincar desenhando no paint por exemplo, usei uma caneta marcador permanente fechada (para ser enxergada pela engenhoca). A regulagem é simples, tudo é simples.
gkomel
algorítimos de visão artificial, bem sacado. exemplo de que como é possível ser criativo... e claro que eu me pego pensando: pq eu nao fiz isso 5 anos atrás ???
prof.vaz
olhando rápido parece pegadinha rsrsrsrrsrs coisa do Prof. Pardal ... bom pra praticar num sabadão (como hoje) e deixar a "patroa" enfurecida Abraço! Vaz
Thiago Mobilon
Fábio aí depende do modelo da sua cam. Newton posta aí o resultado depois! Abraços
Newton Calegari
Opa! Eu ia fazer o meu multitouch pad ontem, mas minha web cam é ruim. Qualquer coisa, tento fazer hoje mesmo, com a cam ruim. Abraço, Newton Calegari
Fábio
Quando for instalar Windows no meu Notebook eu faço um teste. (será que WebCam LG fica bom??)