Atender o iPhone com a bateria carregando pode custar sua vida

Custou a de uma moça chinesa nesse fim de semana

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

A aeromoça chinesa Ma Ailun, de 23 anos, comprou um iPhone 5 em dezembro do ano passado em uma Apple Store. Neste fim de semana, foi atender uma ligação enquanto o aparelho estava tendo sua bateria carregada e levou um choque tão violento que causou um desmaio e sua morte. A “notícia” foi dada por sua irmã numa rede social da China que é tipo um Twitter, junto com o conselho para quem ninguém faça isso.

A Apple, claro, já foi contatada sobre o acidente trágico ocorrido com Ma Ailun e declarou que irá ajudar a polícia local, que já está com o aparelho da vítima e seus acessórios, na investigação para descobrir o que aconteceu para o iPhone da moça dar uma descarga elétrica tão grande a ponto de eletrocutá-la.

iphone-5

Como o Mirror apontou, a voltagem de um smartphone em funcionamento é muito mais baixa do que a necessária para causar qualquer choque: eles funcionam com até 5 V, enquanto os choques são sentidos com descargas a partir de 36 V. Algum mau funcionamento fez com que a voltagem atingisse um nível muito alto; problemas no carregador ou no circuito podem levar a medição a até 220 V. Cabe, agora, descobrir qual a origem do problema que causou o choque.

Várias teorias estão sendo divulgadas pela internet, nenhuma ainda confirmada. Há histórias de que ela havia acabado de sair do banho quando atendeu o celular e de que, como a China é bem conhecida por ter lojas falsas da Apple (a ponto dos próprios funcionários terem certeza de trabalharem para a empresa, quando, na verdade, estão em uma loja de falsificações), é possível que ela tenha comprado uma imitação sem saber. Mas, novamente, a história está sendo investigada e não há nenhuma conclusão sobre o que causou a morte de Ma Ailun.

Não é a primeira vez que um acidente relacionado a iPhone chama a atenção da mídia internacional: há casos de aparelhos que explodiram do nada na Austrália, Tailândia, Finlândia e até no Brasil. E iPhones não são os únicos; lembramos do caso do Galaxy Note II que estava com uma bateria extra no no bolso de um senhor de 55 anos quando explodiu e outro com um Galaxy S3 que tinha sua bateria carregada por um equipamento que não era da Samsung.

Atualizado às 11h03 do dia 16 de julho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados