Eis que acabaram de encontrar mais uma aplicação interessante para o Kinect: usá-lo para interpretação em tempo real de linguagem de sinais. Trata-se de mais uma iniciativa da Microsoft Research, só que desta vez em parceria com a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês).

A ideia não é exatamente nova: a Microsoft obteve uma patente para reconhecimento da linguagem de sinais americana no Kinect em agosto de 2010. A diferença é que agora o projeto saiu da prancheta e já está na fase de testes, como mostra o vídeo mais abaixo.

O aplicativo tem, basicamente, dois modos de funcionamento. No primeiro, de tradução, o Kinect detecta os movimentos e exibe na tela a interpretação correspondente, seja ela apenas uma palavra ou uma sentença inteira.

O segundo, o modo de comunicação, é de longe o mais interessante. Nele, uma pessoa digita a sua mensagem e esta é interpretada por um boneco 3D para o indivíduo que se comunica a partir da linguagem de sinais. Os gestos deste, por sua vez, são interpretados e descritos na tela.

Perceba que a ideia pode receber outras aplicações. Por exemplo, o Kinect pode ser usado para fazer com que duas pessoas que se comunicam em linguagens de sinais diferentes possam se entender. Ou, ainda, o aplicativo pode ser utilizado em substituição a comandos de voz, especialmente no Xbox One, que promete usar e abusar desta opção.

A tecnologia ainda está desenvolvimento, mas funciona “surpreendentemente bem”, segundo os pesquisadores do CAS, tanto é que foi demonstrada recentemente no evento Faculty Summit 2013. Contribuiu para isso o fato de o projeto ter sido testado desde o início pela parte mais interessada: voluntários com deficiência auditiva.

Por ora, os testes se limitam aos idiomas inglês e chinês, mas nada que impede a adaptação futura da tecnologia para outras linguagens, tecnicamente falando.

Com informações: Microsoft Research.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emerson Alecrim
Pelo mesmo motivo que há diversos idiomas "falados": diferenças regionais, culturais e etc. Pode parecer que não, mas estes aspectos também influenciam em nossa comunicação gestual. Lembro de uma vez que um casal de argentinos me perguntou qual o significado do gesto de juntar as pontas dos dedos de uma mão repetidas vezes. Daí que eu me dei conta que, provavelmente, os brasileiros são os únicos que utilizam este movimento para indicar lugar cheio, lotação e afins.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Meh, Apple*.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Fascinante, eu só gostaria de entender porque existem tantas linguagens de sinais assim, eles bem que poderiam padronizar um pouco né? Haha (antes que alguém reclame, sou completamente leigo no assunto). Kinect é um sensor incrível que abriu um leque imenso de possibilidades de utilização e que popularizou esse tipo de equipamento (similar ao que a Appel fez quando lançou o iPhone, não foi o primeiro touchscreen mas foi o divisor de águas). Haters gona hate.