Facebook ultrapassa a marca de 100 milhões de usuários de seu app básico

João Paes Neto
Por
• Atualizado há 2 semanas

Em 2011 o Facebook comprou o Snaptu, um app israelense que conectava celulares simples a diversas redes sociais. Assim surgiu o “Facebook for Every Phone” que não é um nome muito original, é verdade, mas acaba de atingir o incrível número de 100 milhões de usuários por mês.

O app roda nos celulares mais simples e usa uma tecnologia parecida com a do Opera Mini, outro grande amigo dos feature phones: os dados são comprimidos e processados em servidores. Assim, o celular não precisa de muitos recursos para fazer o serviço e a rede EDGE (2G) dá conta do recado, diferente de outros aplicativos Java mais pesados.

Este é o Facebook for Every Phone
Este é o Facebook for Every Phone

São mais de 3 mil modelos diferentes de celulares suportados. Com o aplicativo, podem usar recursos como postar fotos, trocar mensagens e acessar o newsfeed, além de permitir busca de amigos que já estão na rede social e criar novas contas direto pelo aplicativo.

A maior parte dos acessos por esses aparelhos ocorre em países em desenvolvimento, como Índia, Indonésia e as Filipinas, segundo o Facebook. Mas eu já vi muita gente usando o aplicativo em celulares mais simples, como os Nokia S40 – e eu mesmo já o usei, quando ainda era Snaptu, num Nokia 5200.

Essa marca mostra que ainda há uma grande oportunidade para os fabricantes para apostar em feature phones e em smartphones de entrada, assim como para as operadoras que oferecem serviços 2G ou 3G para os usuários que querem uma velocidade maior para curtir ~aquela foto.

Com informações: Newsroom Facebook

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados