Todo mundo que dedicou algumas horas, dias ou meses a Pokémon em algum momento da vida já se conformou que um MMO oficial do game nunca será realidade. Ainda bem que tem fãs obcecados dedicados o bastante para tornarem isso realidade. O primeiro era baseado em Pokémon Fire Red e, portanto, tinha o mesmo estilo do jogo clássico. O mais recente foi um passo além: Pokémon: Generations é um RPG em terceira pessoa 3D que, acredito eu, é o mais próximo que já estivemos do MMO de Pokémon com o qual sonhamos desde os 11 anos.

Ele foi criado pela Xatoku Productions e é baseado tanto nos jogos originais quanto no anime, então deve fazer os olhinhos tanto dos fãs mais antigos quanto dos mais novos brilharem.

A demo de PokeGen, como foi apelidado, foi lançada no dia 31 de maio e ainda está recebendo diversas atualizações (o esperado é uma a cada duas semanas). Ou seja, o jogo está longe, bem longe de estar completo.


PokeGen Version 2.0 Trailer – Indie DB

O download é rapidinho (o arquivo tem 2.48 MB) e permite testar as primeiras funções do jogo e ter uma ideia de como será.

A jogabilidade não é das melhores, mas os controles são praticamente os mesmos de qualquer MMO: WASD para se movimentar, mouse – com clique – para movimentar a câmera, números para soltar poderes. Os gráficos lembram o anime, com mais cara de rascunho (e um quê de Borderlands?). Mas, novamente, é um projeto com baixo orçamento, sem apoio da Nintendo, e que está em fase ~beta do beta do beta~.

Dá para jogar multiplayer – aí entra a parte MMO – , mas é preciso um pouco de sorte para isso. Testei no single player, mesmo, para ver como é. Por enquanto, você está confinado a um “quintal” com alguns poucos Pokémons que podem batalhar entre si.

E aí é que a coisa fica realmente divertida: é o jogador que controla o Pokémon durante a batalha, seus movimentos e golpes. O vídeo abaixo mostra como é essa dinâmica:

A intenção, como a Xatoku deixa claro em sua página (praticamente implorando para a Nintendo não os fazer tirar o jogo do ar), não é ganhar dinheiro. Mas aceita doações para manter o projeto em pé e continuar desenvolvendo-o.

Confesso que, assim que vi do que se tratava, me empolguei demais e já saí cantando vitória; finalmente, um MMO de Pokémon do jeito que um MMO de Pokémon tem que ser! Mas PokeGen ainda está longe disso. Pelo menos, parece estar no caminho certo.

Com informações: GameFM

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Scott
Bem eu já joguei e tive a ultima versão, Mas para nossa tristeza e de todos os fans eles param o jogo ainda sem muitos pokémons.. o ultimo lançamento foi o weendle e o nidorino [ Se não estou enganado] evoluindo nada de mais(e uma pequena extensão no cenario) Se continuassem ia ser uma maravilha ter o jogo o completo. imaginem só? Mas vamos rezar para que continuem algum dia
litorania7
lol n sabia disso obg manolo
Diego Alves
Realmente a ideia e jogabilidade é muito boa, jogava a 3 anos atras e o server ainda continua e pelo que esta dizendo a mesma porcaria, sempre caindo e esperando dias para conseguir uma conta, creio que devido a nintendo eles tenham medo de aumentar o server para não chamar a atenção, na época era só 500 player e mesmo com os problemas ficava full devido a ausência de um mmo descente de pokemon.
Diego Alves
Gustavo Soares Berwanger, ganhariam mais se tivesse um mmo, creio que ela não queira que vire um jogo de pc devido ele ser exclusivo da nintendo, mas seria bem vindo um pokemon online no 3ds ou wiiU, onde ela cobrasse pelo jogo, e sua mensalidade.
Marcelo Lira Pietsch
eu baixei mas n sei como adiquirir meu primeiro pokemon a porta da casinha n abre
Guilherme Varella
Tava jogando esses dias. É bem divertido. Pena que só tem esses 6 pokémons ainda e não passa desse cenário, aí enjoa muito rápido. :/ Mas a proposta é excelente! Tenho esperado algo do tipo desde o BRG, na real fhsauhdaus
Marcelo Wieczorek
Venho dizendo pra eles fazerem um jogo assim desde o Diamond. Finalmente alguém (mesmo que sejam fãs) pensou em fazer.
Gustavo Soares Berwanger
eh por n ter um mmo q a nintendo GANHA rios de dinheiro com pokemon
portela.thiago
Pôkecoisa...na época que eu era adolescente e tinha idade pra jogar Pokemon, eu até tentei, mas não vi muita graça... hj vejo menos ainda..
Bruno Di Castro
Na lista na lateral direita, clica no pokemon que você quer usar e depois clica no Pikachu pra eles trocarem de posição.
Edmilson Junior
Instalei e consegui entrar no single player, andei andei andei e andei e não consegui entender oque fazer, se alguem puder ajudar ficarei grato.
lucas.grabauskas
Alguém conseguiu usar os pokemon capturados? Eu só consigo usar meu pikachu inicial :(
Leandro Ruel
Ah na boa cara, come um Snickers!
Edmilson Junior
Ja joguei outros MMO com a aparência clássica, o problema é que sempre que faz sucesso, fica bonito e maneiro a Nintendo tira do ar.
Guilherme Jales
Meodeos
Exibir mais comentários