Uma coisa que sempre achei desvantajosa nos blogs em relação a forums, é que o usuário não se sente tão estimulado a dar seus pitacos em cada artigo. Falta colaboração.

Isto é uma coisa que venho pensando há um certo tempo. Talvez seja alguma carência da ferramenta em si, ou quem sabe do layout que insiste em destacar pouco ou quase nada o comentário, em relação ao texto do blogueiro.

Tá certo que cada blogueiro tem suas expectativas com o blog, e alguns realmente não acham que isto seja tão interessante, assim como eu. De fato um blog não é um forum, mas o espaço que ele propicia para discussão, poderia sem bem melhor aproveitado com alguns ajustes técnicos.

É claro que o tema do artigo também faz toda diferença, mas não é isto que estou pesando aqui. Por exemplo, sei que é só falar mal de Mac, para que uma massa desses 1800 leitores de feed venham aqui me crucificar. É que nem TV – coloca sexo na novela das 20hrs, por que dá audiência, e passa programas educativos de domingo de manhã.

Voltando ao contexto inicial, resolvi buscar algum plugin que proporcionasse ao comentaristas, uma experiência mais agradável para interagir com os comentários, ao invés de somente com o artigo. Soluções não faltaram.

O plugin que mais me agradou foi o que citei no título: @Reply-to.

Com este plugin, o usuário pode responder os comentários uns dos outros, bem como o blogueiro. Ao clicar na setinha, o plugin cria um link para aquele comentário, acompanhado de um “@nick”, ao melhor estilo Twitter-like.

A grande vantagem é poder transformar o campo de comentários em uma área de discussão. Os usuários conseguem ter uma experiência melhor, a comunicação é mais precisa, e mais conteúdo de qualidade acaba sendo gerado.

Outra grande vantagem que este plugin traz sobre outros que se propõem a preencher esta lacuna, é que ele não duplica conteúdo na página. Enquanto os outros utilizam a tag <blockquote>, este cria um link direto para o comentário em questão, bastando que o leitor clique neste link para saber sobre o que o comentarista estava falando.

Plugin instalado, só falta falar uma coisa: <telemarketing mode=”on”>O seu comentário é muito importante para nós!</telemarketing> (traduzindo porcamente – comenta, desgrama!)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme
Fala cara.. seguinte eu não to achando esse plugin q vc colocou nos post para mostrar qual sistema operacional e navegador que o usuário está usando... tem como vc me dar um help? Abs
DarkSide
MUITO foda esta plugin, vou instalar e depois falo o resultado!
O Brasileirinho
Bom texto, Thiago, mas não consegui instalar o plugin em meu site. A versão do wordpress que uso é 2.8.5. Descompactei o arquivo e joguei na pasta plugin, via FTP, mas não apareceu na lista para ser ativado.
Miles
Eh cara... vc não é o unico xD
Thiago Mobilon
Vany, a gente não está mais usando este plugin aqui no tecnoblog. Este recurso de reply que você vê aqui, é nativo do Wordpress. Na época que escrevi o post, o WP ainda não oferecia este recurso. ;) Abs!
*Vany*
Testando o plugin!
LenoDias
Será que tem como traduzir o "Reply" ?
Aline
oi?
Thiago Mobilon
Pessoal, eu não estou mais usando o plugin citado no artigo! Este recurso de Reply é o padrão do WP 2.7! ;-)
Marcelo Claro
rsrsrrs, funciona mesmo, kkkkkkkkkkk ta cheio aqui em, deu certo muito bom, mas tenho a mesma duvida do amigo ai.
dajna hoyos
testando isso aqui.
Cristiano Vieira
É bão mesmo uai sô.
Thiago Mobilon
Eu desativei o plugin @Reply-to. Agora estou usando o padrão do Wordpress 2,7. ;)
OiYes
Você está usando qual plugin para os comentário agora? Pelo visto não é o reply-to. Instalei o reply-to mas o comentário aparece lá em baixo e a caixa do comentário não vai pra perto do comentário reply.
OiYes
Apenas testando o plugin para saber onde vai aparecer este comentário...
Exibir mais comentários