Início » Aplicativos e Software » Google anuncia Chromecast, um dongle HDMI para reproduzir vídeos online na sua TV

Google anuncia Chromecast, um dongle HDMI para reproduzir vídeos online na sua TV

Lucas Braga Por

Aproveitando o evento de lançamento do Nexus 7 e do Android 4.3, o Google lançou um novo produto que promete revolucionar a forma de assistir vídeos na sua casa: o Chromecast. Se trata de um pequeno dongle que você conecta na entrada HDMI da sua televisão e recebe conteúdo de smartphones, tablets e computadores.

O Chromecast não possui controle remoto, e essa é a mágica do produto: você irá navegar com um gadget que oferece uma navegação melhor do que o que encontramos atualmente nas Smart TVs. Convenhamos: é muito mais prático achar um vídeo no seu smartphone do que ficar catando letrinhas no controle remoto da televisão.

chromecast

Para compartilhar músicas ou vídeos, basta que qualquer dispositivo esteja no mesmo ambiente de rede em que o dongle está conectado. Ao abrir um app compatível, você terá a opção de escolher onde quer exibir o conteúdo. Também é possível espelhar a janela do chrome aberta em um computador na televisão, tudo isso sem fios e complicações.

Todo o controle é feito a partir do seu dispositivo. Se você está assistindo algum filme com a família mas precisa sair e levar o dispositivo com você, não tem problema: basta que outra pessoa abra o mesmo aplicativo e ela passa a ter um controle do conteúdo. Isso é legal, mas prevejo que seu irmão peralta pegue o comando e avance para as cenas importantes porque a zoeira não tem limites.

O Chromecast já é compatível com YouTube, Google Play Music, Netflix e Google Chrome. O suporte a novos aplicativos, como o Pandora, chegará em breve. Além disso, é possível exibir conteúdos de inúmeros outros sites, uma vez que dá para compartilhar a tela do Chrome na televisão.

chromecast-content

O Google lançará também um SDK para que desenvolvedores do Android, iOS e web possam implementar os recursos de compartilhamento em seus aplicativos. Não vejo motivos para o Chromecast não ser um sucesso de vendas: ele chegará ao mercado norteamericano no dia 28 de julho e custa 35 dólares, o que é incrivelmente barato. Eu pretendo comprar um: aguarde um review em breve no TB. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gilson Maciel
eu consigo usar o controle da tv?
Flavia Ribeiro
Legal esse artigo! Vi que, com a disponibilização do SDK pelo Google, mais apps já foram criados para o Chromecast, como RealPlayer Cloud, o que facilita muito a reprodução de vídeos do celular na TV: http://br.real.com/br/blog/selecoes-do-realplayer-cloud-no-google-chromecast/
Patrícia Xavier
tu é o cara
Dionata Santana
sei sim
Patrícia Xavier
Dionata Santana vc sabe ??
Lion Lowe
Alguém pode me tirar uma dúvida? Eu queria saber se eu consigo conectar quatro Google Chromecast em 4 Tvs diferentes e controlar as 4 por um dispositivo(Smart ou Tablet) só?
João Paulo Rochel
É melhor comprar uma TV que já tenha o recurso, a não ser que você queria pra usar outras coisas que a TV não faça e tal
Gaius Baltar
Faltou dizer que tem que ser ligado na corrente elétrica, pois não são todas as entradas HDMI que fornecem energia para o dispositivo funcionar. Ou seja, não é apenas um dongle, tem que ligar um carregador na tomada também.
Gaius Baltar
Atenção que é bom não se criar expectativas excessivas e depois estar frustrado porque o dispositivo não faz tudo que se imaginava. Temos que ter atenção que o Chromecast: 1) Não transmite streaming de conteúdos do tablet/notebook/smartphone para a tv, apenas conteúdo disponível na web. Ou seja não dá para fazer streaming de músicas, fotos ou vídeos que estejam na memória do dispositivo, ao contrário da Apple Tv; 2) Não permite espelhamento na tela com a maioria das aplicações, só com o Chrome; 3) Não permite que utilizemos o tablet ou o smartphone como controle, no sistema de duas telas; Eu diria que são dispositivos com alcances diferentes. O Chromecast é essencialmente um dispositivo barato para ter conteúdo baseado na net e a Apple Tv custa mais caro mas oferece mais funções.
Gaius Baltar
Sim.
Raul Gimenez
MUST HAVE!
Saragy Oliveira
Gerson Arbigaus pode ser usado o bluetooth ou o wifi conect, mas acredito que seja tanto pelo wifi tradicional e pelo bluetooth.
Rodrigo Almeida
Se custar isso, compensa mais importar um!
Rodrigo Almeida
Aguardo ansiosamente pelo Chromecast! o/
Marcel Emerson
Achei que era wireless, mas reparei que tem uma entrada micro-usb. Se tem q ter fio meu Motorola já faz isso!
Rodrigo Reis
kkkk, só vim comentar "porque a zoeira não tem limites."!!! Isso é quase melhor que Widi!
Ícaro Almeida
No Brasil deve chegar por uns R$ 500 dilmas...
Raul Theo
Comprarei para mostrar para a minha família o que é netflix. hahahahhaha
Enil Frazão
Onde compro?
Átila Rodrigues
Nego achando que o Google ta revolucionando nesse gadget, dizendo que passou na frente da Apple em trazer um dispositivo mais compacto que o Apple TV mas na verdade não há novidade nenhuma aí! Dongles HDMI (também conhecidos como mini PCs) rodando Android ou Linux (às vezes os dois) existem há anos! Muitos deles com configurações melhores que muitos PCs por aí, compartilham arquivos em rede, suportam o uso de teclados e mouses sem fio, possuem conectividade WiFi, bluetooth, USB (podendo usar HUB também), DLNA e por aí vai. A maioria com preços bastante acessíveis, muita gente já usa isso procurem pela internet.
Rafael Andrade Terzi
EU QUERO!!!!
Thiago Garcia Koschtschak
to esperando o review!! mas bem provável q eu compre um desse tb!!
Pierre Henrique Lehnen
Nossa, assim nem eu consigo reclamar. Talvez isso até faça eu ligar minha tv de novo um dia
trovalds
Pra mim, mais um dispositivo DLNA, só que com um servidor mais "vitaminado" e um conector dedicado que funciona via HDMI. Quem já tem TV compatível com DLNA mesmo que não seja SMART (meu caso), é um acessório dispensável.
Douglas Braz Dias
Tambem haueaheuae
Otaku Portal
Aí sim um produto que vale apena abrir a carteira.
Odilon Junior
Eu ia usar o Raspberry PI para fazer, só que o Google foi mais rápido que eu, comprarei no dia 28 mesmo.
Flávio de Souza
Para mim por exemplo não tem utilidade alguma pois minhas TV's além de já ter conexão com a Internet ainda têm conexão DLNA, mas para quem tem um modelo mais antigo de TV somente com entradas HDMI, é bem prático sim.
Arthur Cesar Melo
pouquissimo pratico.... não vejo utilidade nem inovação nenhuma
Arthur Cesar Melo
pra que que existe app?????
Debone Altieres
comprarei um agora nas férias.
Marcus Pessoa
Tá muito pouco prático essas duas áreas de comentários diferentes nos posts do Tecnoblog.
Gerson Arbigaus
Falou sim: "Para compartilhar músicas ou vídeos, basta que qualquer dispositivo esteja no mesmo ambiente de rede em que o dongle está conectado." - Eu entendi mesma rede Wifi, já que não existe outra rede a se utilizar.
Saragy Oliveira
Mas você não fala que tipo de conexão o Google usa para emparelhar. Wifi, Bluetooth ou outro?
Andressa Fabio Simoso
add to my wishlist!!!
abiliojose
Cale a boca e pegue meu dinheiro! Quero um!!
Andre Badiani
se funcionar a maça ta farrada!!kkkk
Orley Lima
Lindo! Abre o app da TwitchTV no celular e transmite para issae. São os eSports na minha TV, finalmente! *___*
Thiago Martins Do Carmo
Excelente!!!
qgustavor
A dúvida: é Android ou Chrome OS? O mistério da conexão: acho que deve ser igual o Twine: cria uma rede wireless para a configuração. Quanto a originalidade: vai ser um SmartGlass da Google?
Tuane Quintella de Andrade
Caramba, isso é lindo ou maravilhoso?
Flávio de Souza
Corrigindo,: Conexão HDMI.
Flávio de Souza
Realmente bom para quem possui TV's com conexões USB e sem acesso a internet. Agora, hoje em dia qualquer TV moderna com conexão a internet já faz isso.Para ver os videos e fotos do smartphone ou laptop na TV e sem fios, basta usar o DLNA.
@
opa! vou comprar um também!
Marco Aurélio Enout Carneiro
É o Google miniaturizando e quebrando as barreiras do Apple TV...
_dann_o
Satisfação garantida, já ta na minha lista. Google deixando a vida mais prática.
daniellz
Como ele se conecta ao wi-fi se não tem controle remoto? Como coloco a senha?
Gabriel Gonçalves
Precisa sim, porque o dispositivo Chromecast e o dispositivo "servidor de conteúdo" tem que estar na mesma rede. ;)
Lucas Lima
Eu também to com essa dúvida.
Lucas Lima
"Porque a zoeira nao tem limites." shauhuashusuashasha
Togarmo Oliveira
Não entendi uma coisa: precisa de wifi?
Leonardo Melo
Transformando sua TV em SmartTV!
Anderson Santos
Quero um AGORA!
Douglas Rodrigues
Excelente!!! Muitissimo prático!!!