Aproveitando o evento de lançamento do Nexus 7 e do Android 4.3, o Google lançou um novo produto que promete revolucionar a forma de assistir vídeos na sua casa: o Chromecast. Se trata de um pequeno dongle que você conecta na entrada HDMI da sua televisão e recebe conteúdo de smartphones, tablets e computadores.

O Chromecast não possui controle remoto, e essa é a mágica do produto: você irá navegar com um gadget que oferece uma navegação melhor do que o que encontramos atualmente nas Smart TVs. Convenhamos: é muito mais prático achar um vídeo no seu smartphone do que ficar catando letrinhas no controle remoto da televisão.

chromecast

Para compartilhar músicas ou vídeos, basta que qualquer dispositivo esteja no mesmo ambiente de rede em que o dongle está conectado. Ao abrir um app compatível, você terá a opção de escolher onde quer exibir o conteúdo. Também é possível espelhar a janela do chrome aberta em um computador na televisão, tudo isso sem fios e complicações.

Todo o controle é feito a partir do seu dispositivo. Se você está assistindo algum filme com a família mas precisa sair e levar o dispositivo com você, não tem problema: basta que outra pessoa abra o mesmo aplicativo e ela passa a ter um controle do conteúdo. Isso é legal, mas prevejo que seu irmão peralta pegue o comando e avance para as cenas importantes porque a zoeira não tem limites.

O Chromecast já é compatível com YouTube, Google Play Music, Netflix e Google Chrome. O suporte a novos aplicativos, como o Pandora, chegará em breve. Além disso, é possível exibir conteúdos de inúmeros outros sites, uma vez que dá para compartilhar a tela do Chrome na televisão.

chromecast-content

O Google lançará também um SDK para que desenvolvedores do Android, iOS e web possam implementar os recursos de compartilhamento em seus aplicativos. Não vejo motivos para o Chromecast não ser um sucesso de vendas: ele chegará ao mercado norteamericano no dia 28 de julho e custa 35 dólares, o que é incrivelmente barato. Eu pretendo comprar um: aguarde um review em breve no TB. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gilson Maciel
eu consigo usar o controle da tv?
Flavia Ribeiro
Legal esse artigo! Vi que, com a disponibilização do SDK pelo Google, mais apps já foram criados para o Chromecast, como RealPlayer Cloud, o que facilita muito a reprodução de vídeos do celular na TV: http://br.real.com/br/blog/selecoes-do-realplayer-cloud-no-google-chromecast/
Patrícia Xavier
tu é o cara
Dionata Santana
sei sim
Patrícia Xavier
Dionata Santana vc sabe ??
Lion Lowe
Alguém pode me tirar uma dúvida? Eu queria saber se eu consigo conectar quatro Google Chromecast em 4 Tvs diferentes e controlar as 4 por um dispositivo(Smart ou Tablet) só?
João Paulo Rochel
É melhor comprar uma TV que já tenha o recurso, a não ser que você queria pra usar outras coisas que a TV não faça e tal
Gaius Baltar
Faltou dizer que tem que ser ligado na corrente elétrica, pois não são todas as entradas HDMI que fornecem energia para o dispositivo funcionar. Ou seja, não é apenas um dongle, tem que ligar um carregador na tomada também.
Gaius Baltar
Atenção que é bom não se criar expectativas excessivas e depois estar frustrado porque o dispositivo não faz tudo que se imaginava. Temos que ter atenção que o Chromecast: 1) Não transmite streaming de conteúdos do tablet/notebook/smartphone para a tv, apenas conteúdo disponível na web. Ou seja não dá para fazer streaming de músicas, fotos ou vídeos que estejam na memória do dispositivo, ao contrário da Apple Tv; 2) Não permite espelhamento na tela com a maioria das aplicações, só com o Chrome; 3) Não permite que utilizemos o tablet ou o smartphone como controle, no sistema de duas telas; Eu diria que são dispositivos com alcances diferentes. O Chromecast é essencialmente um dispositivo barato para ter conteúdo baseado na net e a Apple Tv custa mais caro mas oferece mais funções.
Gaius Baltar
Sim.
Raul Gimenez
MUST HAVE!
Saragy Oliveira
Gerson Arbigaus pode ser usado o bluetooth ou o wifi conect, mas acredito que seja tanto pelo wifi tradicional e pelo bluetooth.
Rodrigo Almeida
Se custar isso, compensa mais importar um!
Rodrigo Almeida
Aguardo ansiosamente pelo Chromecast! o/
Marcel Emerson
Achei que era wireless, mas reparei que tem uma entrada micro-usb. Se tem q ter fio meu Motorola já faz isso!
Exibir mais comentários