Início » Jogos » Novo Super Smash Bros. virá sem cutscenes e modo história

Novo Super Smash Bros. virá sem cutscenes e modo história

Por
6 anos atrás

Masahiro Sakurai, responsável por Super Smash Bros., falou em sua coluna para o site Famitsu (linkado, caso você se arrisque no japonês) que o próximo game não terá cutscenes, nem modo história. E a culpa disso é toda da internet, que sobe vídeos sem autorização e compartilha por aí sem limites. </drama>

Praticamente todo jogo que é lançado aparece no YouTube, seja em gameplays comentados, detonados ou em trechos reproduzidos lá por qualquer motivo. Isso não é novidade para ninguém e é até legal rever alguns momentos marcantes ou cutscenes inesquecíveis. Sakurai não concorda muito com isso, pelo visto.

Segundo ele escreveu, os vídeos de Super Smash Bros. Brawl que apareceram na internet estragam a experiência de quem ainda não jogou. Ele se refere aos de Subspace Emissary, que conta com quase uma hora de videozinho, de acordo com os vídeos do Youtube. O primeiro está aí:

Acontece que, como Sakurai diz, as cutscenes demoram para serem desenvolvidas e foram pensadas para existir naquele contexto, dentro do jogo, por um motivo: maravilhar os jogadores. “Eu senti que, se os jogadores vissem as cutscenes fora do jogo, elas não serviriam mais como recompensa por jogar, então decidi não tê-las mais”. E o modo história também foi sacrificado nessa, mas a versão para 3DS ainda terá algo semelhante a isso, que será separada do modo versus.

Do jeito que ele coloca, parece que as pessoas são obrigadas a assistir todos os vídeos postados no YouTube e que só jogam pelas cutscenes, o que meio que desvaloriza todo o resto do trabalho. É perfeitamente possível se esquivar de spoilers em qualquer rede social até terminar um jogo, e duvido que alguém veja uma cutscene como uma recompensa. Essa decisão soa muito mais como uma desculpa a problemas maiores: corte de custos? Dificuldade de contornar o infringimento a direitos autorais? Necessidade de lançar o jogo antes?

Sakurai afirmou, no entanto, que tem interesse em continuar soltando vídeos de apresentação dos novos personagens, como da Wii Fit Trainer e do Megaman. É uma sábia decisão, já que os vídeos são curtinhos (dão menos trabalho), divertidos e têm um bom potencial de viralização.

O próximo Super Smash Bros. sai em 2014 para 3DS e Wii U.

Com informações: Gamespot

Mais sobre: ,