A gente sabe bem que as pessoas podem ser bastante cruéis na internet. Junte a isso uma pessoa de temperamento forte, conhecida por dar chilique e arrumar briguinha na web, e o drama está feito. O da vez envolve Phil Fish, o criador do game FEZ com nome de trava-língua, e seus haters espalhados por aí. E o desdobramento não é muito legal: o cancelamento da continuação, FEZ II, e a saída de Fish da indústria de games.

A decisão foi anunciada no Twitter dele, que agora está trancado. Depois, foi reforçada no site oficial da Polytron, a empresa responsável pelo jogo.

FEZ II está cancelado.
Já deu para mim.
Pego o dinheiro e vou embora.
Isso é tudo que eu posso aguentar.
Este não é o resultado de só uma coisa, mas o fim de uma longa, sangrenta campanha.
vocês venceram.

Vale lembrar que Fish não é um cara fácil de lidar. Tanto que a primeira impressão que todo mundo teve foi de que era só uma surtada, um blefe no Twitter.

A gota d’água foi um vídeo do site GameTrailers no qual o jornalista Marcus Beer, enquanto falava da questão dos indies no Xbox One, fez uma crítica a Fish e Jonathan Blow (de Braid) por não quererem falar com a imprensa sobre isso. Nem foi uma crítica tão pesada no conteúdo, mas nas palavras escolhidas; veja a partir de 1:40:

Depois, Fish disse a Beer pelo Twitter para se matar (risos) e contou que estava cansado dessa indústria.

Como dito no anúncio oficial, não foi apenas um incidente, mas uma série deles que causaram a desistência de Fish da indústria de games e da produção de FEZ II. Deixando exageros de cada lado à parte, o fato é que cancelamento do game nada mais é que o resultado de muita negatividade tanto por parte da imprensa como dos gamers. Será que não estamos, realmente, exagerando?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ratfleep
Quando eu vi o game FEZ pela primeira vez, foi amor à primeira vista. Vocês morrerão de rir ao saber como eu conheci esse game maravilhoso, mas aí vai: Eu estava entediado em casa, e entrei no Google Imagens. E eu, todo inocente, querendo saber se a palavra "fezes" tinha o singular, coloquei fez e pesquisei. Então, apareceram as imagens do game e me apaixonei assim. Comecei a procurar o jogo para download, e vi num site desatualizado, que o game estava desponível apenas para XBOX 360. Fiquei triste, passei a noite toda pensando no jogo... e quando acordei, fui dar mais uma olhadinha na Internet, e achei o jogo para download para PC! Fiquei feliz, até o jogo não pegar, por causa da minha placa de vídeo. Achei ajuda no Youtube e consegui! ^-^ e... o jogo pegou com lag. Fazer o quê?
Rafael Fernandes
Rodnei Junior Eu nunca falei nada que tirasse o mérito dele em criar um jogo, nem mesmo disse nada que diminuísse o stress e os problemas que ele teve. Minha crítica foi única e exclusivamente em relação justamente ao fato de ele usar as críticas recebidas por essas mesmas redes sociais como desculpa para largar o desenvolvimento do jogo, tal como escrito anteriormente. Basta ler o que eu escrevi, nada mais.
Wesley Lopes de Oliveira
Também penso a mesma coisa, Bruno, algumas pessoas não sabem aceitar críticas.
Gustavo Souza Gonçalves
Pierre Henrique Lehnen Ah sim, verdade.. aí sim.
Luiz Carlos Degrande Jr.
é complicado, é triste pq dos jogos atuais, os mais divertidos têm sido os indies, eu por exemplo, adoro Bit Trip Runner e se acontecesse algo assim eu ficaria chateado pra caramba, o cara precisa dar uma aparecida no Kickstarter agora, mas deve ser orgulhoso demais para fazer isso ou saber que vai rolar trollagem por lá também.
Rodnei Junior
Rafael Fernandes pq voce nao deve ter a minima noção do que é "Fazer um jogo", todo o processo envolvido, a unica coisa que ele fez de errado mesmo foi querer saber a opinião de uns fudidos que só ficam em redes sociais de mimimi....
Leonardo Delbem
Que nada, esse cara é um mala, o sócio não aguentou ele, nem a namorada, nem o cachorro, vai tarde!!
Gerson Voigt
No documentário Indie Game todos ficaram conhecendo o temperamento do sujeito.
João Gabriel Bernardo Leandro
Francisco Soares Em dupla no início, depois eles romperam e o ex-sócio tentou judicialmente impedi-lo de continuar a desenvolver e publicar o jogo.
Cláudio Castro
Não é o caso.. dá uma olhada no filme Indie Game q fala justamente desse cara.. Ele recebeu um investimento alto para TERMINAR o jogo, mas se perdeu, ficava refazendo e refazendo o jogo. Perdeu o investimento, perder a mulher, etc.. infelizmente tem aquela máxima em que não acredito, tem gente q nasce para programador e tem gente que nasce para gerente, o indie tem que ter um pouco dos dois, senão ele perde o foco. Se ele quer desenvolver o jogo pra ele, então não aceite investimento e não faça divulgação.. com os estrelismo vem a pressão.
Francisco Soares
Piratear um jogo de 16 reais...
Francisco Soares
sozinho não, em dupla
Marcelo Souza
A maioria dos nossos idolos possivelmente é um grande babaca, tem baco, tira caquinha e cheira mal. Levem isso em consideração.rssrr A diferença é que hoje se tem acesso as pessoas. Eu sinceramente não queria que o Phil Fish saisse do mercado. Um dev a menos, todo mundo perde. Mais inteligente seria ele voltar a se isolar do contato social, ficar só programando trancado em casa, e contratar uma RP pra falar com seres humanos e mudava o nome da empresa. Ou seja, sumia do mapa, mas continuava trabalhando, e ele só fazendo o que (potencialmente) sabe fazer, programar jogos. Assim como nos velhos tempos onde ninguém tinha acesso aos Devs assim fácil diretamente. :)
Marco Abramo
Até onde eu sei o cara também descia o cacete em tudo e todos, reclamava e criticava tudo, agora que é a vez dele de ser criticado diz que "exagero"??? Vai ser hipócrita e frutinha lá na casa da mamãe... Indústria é indústria, seja de games ou parafuso, não é brinquedo... não aguenta levar porrada, pede pra sair...
Marco Abramo
Ué, até onde eu sei o cara também descia o cacete em tudo e todos, reclamava e criticava tudo, agora que é a vez dele de ser criticado diz que "exagero"??? Vai ser hipócrita e frutinha lá na casa da mamãe... Indústria é indústria, seja de games ou parafuso, não aguenta levar porrada, pede pra sair...
Exibir mais comentários