A Anatel divulgou no final da última semana dados das medições de qualidade da banda larga fixa em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo referentes ao mês de junho de 2013. O resultado? As prestadoras conseguiram, pela terceira vez consecutiva, cumprir as metas estabelecidas, pelo menos nos mencionados estados.

Atualmente, a Agência Nacional de Telecomunicações determina que as conexões banda larga fixa tenham, no mínimo, 20% da velocidade instantânea estabelecida em contrato em pelo menos 95% das medições. Todas as prestadoras apresentaram números muito próximos de 100%, com exceção para a Oi, que não superou 97% em nenhum local:

Indicadores de velocidade instantânea - junho de 2013

Indicadores de velocidade instantânea - junho de 2013

No que se refere à velocidade média, que deve ser equivalente a pelo menos 60% da velocidade contratada, as operadoras também superaram as metas, com o pior resultado - da Oi no Rio de Janeiro - sendo de 77,24%:

Indicadores de velocidade média - junho de 2013

Indicadores de velocidade média - junho de 2013

A Anatel divulgou ainda as velocidades médias das conexões de até 2 Mb/s e também daquelas que possuem taxas superiores:

Velocidade média das conexões - junho de 2013

Velocidades médias das conexões - junho de 2013

É claro que estes resultados não querem dizer que está tudo muito bem, obrigado. Se tomarmos como exemplo o índice de velocidade instantânea da CTBC em Minas Gerais (96,14%), veremos que de cada 100 conexões avaliadas, quase quatro não conseguiram alcançar meros 20% da velocidade contratada. Em outras palavras, apesar das metas cumpridas, ainda há o que melhorar.

Neste aspecto, ajuda saber que os percentuais mínimos aumentarão progressivamente a partir de novembro de 2013: a medição instantânea deverá ser de no mínimo 30%; a velocidade média mínima, por sua vez, passará para 70% do que estiver determinado em contrato. A partir de novembro de 2014, estas porcentagens aumentam para 40% e 80%, respectivamente, como mostra este cronograma.

As medições, vale lembrar, são feitas com apoio de consumidores que, por meio do site www.brasilbandalarga.com.br, se voluntariaram a receber uma "WhiteBox EAQ" que colhe dados referentes à qualidade de sua conexão à internet e os envia periodicamente à Anatel. De acordo com o órgão, a distribuição dos medidores contempla todo o Brasil e deverá estar concluída em outubro deste ano.

No mesmo mês, estará finalizada também a instalação de medidores para os serviços de banda larga móvel. Os resultados das regiões já avaliadas começam a ser divulgados no próximo mês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JGui
Ou seja, é mais fácil a gente ver um wyrm sobrevoando a Paulista.
JGui
Ou seja, é mais fácil a gente ver um dragão sobrevoando a Paulista.
INTJ
Finalmente alguém sábio por aqui. :-)
Edson Iamarino
Tem que ter mais concorrência no mercado para acabar com a burocracia, quem poder mais chora menos como em outros países na America latina.Brasil está longe disso
Iftá-El Leão
O meu caso é pior amigo. Após a perda do sinal, liguei para comunicar o ocorrido, e fui informado que na minha localidade não havia "disponibilidade técnica" para o serviço. O engraçado, é que sou usuário velox a mais de 5 anos, e somente agora eles viram que não havia disponibilidade.
Marcelo Wieczorek
Se o mínimo fosse 75% da velocidade contratada, aí sim poderíamos comemorar.
Hernani Orlandi Matos
A Vivo e toda sua gama de funcionários não faz a mínima ideia do que é entregar 20% da banda contratada, tenho chamado aberto na Anatel a meses sem resolução.
Lucas Sandoval
O primeiro passo para melhorar a banda larga no Brasil é extinguir a anatel. Depois, é só liberar a concorrência e reduzir drasticamente os impostos.
Luciano Rios Borges
E outra mudança é aumentar a banda de Upload, que na velocidade de 10mbs eh ridicula, apenas 500kbps
Luciano Rios Borges
A OI precisava de uma coisa, preu "aplaudir" a empresa, fazer a manutencao da parte fisica da rede dela na cidade, que quando chove ou venta forte, ao menos na orla todos ficamos sem internet por um tempo.
Luciano Rios Borges
É eu tenho que assumir que realmente melhorou, mas ainda deixa muito a desejar, ainda mais se comparado com serviços da concorrente GVT.
Romulo Sartoretto
Taca GVT aí, amigo! Depois dos meus 35 mega, para mim os 10 mega que eu tinha da Oi nunca foram banda larga!
Emanuel Vieira
estes testes instantâneos não medem nada isso sim!!! QUEREMOS PROGRAMAS MAIS EFICIENTES! ...e enquanto a TIM FIBER não chega... Amigo me solidarizo com sua reclamação, inclusive tenho tido os mesmos problemas. No contrato da net, tem uma cláusula bem especifica que diz que fará qualquer coisa para cumprir o prometido, logo a lei é: ANATEL-' A partir de 2013 será obrigatório o fornecimento mínimo de 30% the conexão contratada e média de 60%.' SUA MÉDIA DE DOWNLOAD DEVE FICAR EM 60%, traduzindo na teoria seria o mesmo que, o mínimo de 3Mb/s OU 375KB/s E A MÉDIA DE 6Mb/s OU 750KB/s POIS na teroria deveria ficar na média de 6Mb/s, o que não acontece, e o teto mínimo de 3Mb/s. NA PRATICA MEU AMIGO É 125KB/s A 150KB/s UM CRIME! ESTOU FAZENDO UM DOWNLOAD DE 4.1 GB, E ESTÁ OSCILANDO DE 95KB/s A 150KB/s ONDE POR LEI DEVERIA OSCILAR ATÉ O MÍNIMO DE 350KB/s. A NET É ISSO FAZ A CONTRAVENÇÃO PENAL NBA CARA LARGA E A ANATEL ATÉ AGORA NÃO TOMOU AS PROVIDÊNCIAS! CANSADO DE LIGAR FIZ UMA RECLAMAÇÃO NA OUVIDORIA, DIGA-SE DE PASSAGEM A LILIAN ME ATENDEU SOB O PROTOCOLO 143130855754662 MUITO BEM, COM UMA EDUCAÇÃO INVEJÁVEL, POREM O ERRO MESMO ASSIM SE DEU. HOJE LIGUEI NA ANATEL E ELES ME PEDIRAM ATÉ 5 DIAS PARA A PRESTADORA DE SERVIÇO ME DAR UM RETORNO. VOU AGUARDAR. CASO CONTRÁRIO VOU PROCURAR UM ADVOGADO E PEDIR MEUS DIREITOS! UNS 10 MIL ACHO QUE GANHO NA CAUSA PELO DESRESPEITO QUE VENHO SOFRENDO!
Anderson Gama
Eu, o #Velox e o desrespeito, uma novela que nem a #Anatel conseguiu resolver! Vou citar um caso interessante, o meu :) Eu moro em Aracaju-SE e assinava o Velox de 5M, um certo dia minha linha telefônica e Velox pararam, abri chamado e em pouco mais de 48h os serviços haviam voltado, quando voltou eles alteraram arbitrariamente minha velocidade para 2M, quando liguei para reclamar a desculpa foi: "A sua localidade e circuito não permitem velocidade superior". Resumindo meus caros, as operadoras e em especial a OI/Velox preferem diminuir de forma ditatorial e desrespeitosa a velocidade para não receberem suas multas e cumprir as metas que investir em infraestrutura e fornecer um serviço de qualidade! https://plus.google.com/u/0/116748033530013172621/posts/dFCfHYwLFZs
Amer J. Sarraf
Não sei o resto do país mas a Oi/Velox em Porto Seguro - BA melhorou uns 200% de Janeiro para cá!
Exibir mais comentários