Início » Antivírus e Segurança » BBOM também tem falha que expõe dados dos usuários

BBOM também tem falha que expõe dados dos usuários

Emerson Alecrim Por

Depois de descobrir uma falha que expunha dados pessoais de usuários da TelexFree, Manoel Netto, do Tecnocracia, decidiu investigar a existência do problema em outras redes "marketing multinível". E não é que ele descobriu que a rede BBOM tem uma vulnerabilidade parecida?

Tal como a TelexFree, a BBOM utiliza um sistema de geração de boletos bancários do Banco Brasil, só que com um pouco mais de segurança: o mecanismo não gera URLs sequenciais, tampouco deixa claro a identificação do gerador de boletos. Entretanto, não houve zelo no sentido de evitar que links de boletos contendo informações pessoais de adeptos da BBOM fossem parar no Google e, consequentemente, abrissem uma brecha para exploração de dados de outros filiados.

Manoel Netto descobriu que o indivíduo que fez o script gerou um hash MD5 a partir da sequência de identificação do boleto e usou esta informação no endereço do documento. Como conseguiu encontrar alguns boletos indexados no Google, Netto utilizou a identificação de um deles para saber qual era o boleto seguinte (normalmente, o ID é sequencial), gerou um MD5 a partir desta informação (o MD5 de um mesmo dado resulta sempre no mesmo hash) e colocou a sequência obtida na URL. Pronto, lá estava o boleto seguinte, com nome, endereço e valor pago pelo cidadão à BBOM.

Boleto BBOM (Fonte: Tecnocracia)

Assim como no caso da TelexFree, alguns cuidados básicos implementados desde o início poderiam evitar a exposição das informações dos usuários da BBOM. A sorte é que poucos boletos foram indexados pelo Google.

O azar é que alguém com conhecimentos razoáveis pode, a partir destes poucos boletos, gerar um script capaz de explorar a vulnerabilidade e obter dados particulares de várias outras pessoas. Agora resta esperar que ao menos a brecha seja corrigida em tempo hábil.

Entramos em contato com a empresa para saber a posição dela em relação à descoberta do Tecnocracia; assim  que tivermos resposta, damos o update.

Atualização em 02/08/2013, às 12h40: a Embrasystem (grupo que controla a BBOM) nos enviou o seguinte posicionamento por meio de sua assessoria de imprensa:

A Embrasystem, sendo uma empresa de tecnologia, mantém atualizados os seus sistemas para evitar eventuais falhas. As informações vazadas via internet foram detectadas por nossos programadores e resolvidas prontamente, em 31/07.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri Costa
Piramideiros são que nem crentelhos fanáticos kkkkkk
Paulo José Oliveira Rosa
Silvio Ney esse povo ignorante não entende as coisas é o perfil de trouxa que entra na bbom que tem medo da informação mesmo, o cara viaja completamente achando que a propagação do conhecimento é crime ahaha, crime é essa empresa isso sim
Rones Carvalho
Investiu em furada porque quis, seguira a bronca. kkkkkkk
Rones Carvalho
@Elvis @Victor Não tem que ser fácil, tem que valer a pena
Gabriel Ayres
E essa chuva de spam nos comentários? Eita.
Gabriel Ayres
Fácil assim? Porra.
Guilherme Kammsetzer
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1011522_10201030186013469_123648764_n.jpg AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA OLHA ISSO
Wanderlei Felipe Rodrigues
Sempre tem um fdp querendo se promover, Silvio por que não se preocupa com sua vida, a sua opinião de nada serve nem pra voce nem pra ninguém, vai procurar algo útil pra fazer, invejoso quebrado.
Luçara Velleda
Só pergunto porque a justiça não nos dá informações sobre os recursos que a sociedade brasileira tem direito sobre o NIÓBIO????? E nem estou aí para o BBOM. Informem-se, estamos sendo roubados profundamente e em algo BEM grande. Povo brasileiro procurem na internet NIÓBIO.
Nilberto Melo
[email protected] kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nilberto Melo
os piramideiros piram
Savia Almeida
oiiiiiiii migo saudades voltei boa noite pra vc bjssssssssss
Isaac Correria
Participe ---> www.dumba.com.br/dumbahia
Boa noite, dia 20 de Agosto será lançado o 1° Clube de Consumo Inteligente. O apresentador Raul Gil tirou o chapéu...venha também para o DUMBA, cadastre-se grátis e monte a sua rede. A equipe DUMBAHIA já tem 172 cadastrados.
Cadastre-se hoje mesmo e saiba como divulgar na internet. Potencial de ganhos de R$ 300 por cadastro.
Deolino Zonta
qual o caminho
Deolino Zonta
ok temoso caminho do melhor venhaver o melhor e sem riscos wcmm77 nos temos todas informações [email protected] 49 88131248
Rodrigo Rampim
David Wanderley kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!!
Lucas Borges
Ganhe um salário mínimo por mês trabalhando 8 horas por dia!

Você sabe como a maioria das pessoas ganham dinheiro na vida real? Trabalhando! Existe diversas empresas fantásticas, que divide os lucros do seu trabalho com você! Elas garantem a você, R$678,00 de lucro mensal fixo, todos os meses, basta você trabalhar, e, de segunda a sexta, fazer algo de útil para a empresa! É muito fácil e qualquer pessoa pode fazer! E não adianta tentar trapacear, você só consegue ganhar dinheiro trabalhando!

Saiba agora como ganhar: http://classificados1.folha.com.br/empregos

Tome uma atitude e comece a ganhar dinheiro na vida real
Lhamita Piramideira
Puedo trabajar aqui en Jujuy?
Lhamita Piramideira
= non olet
@
Não existe somente a Telexfree e a BBOM para ganhar dinheiro, aliás, essas duas ofereciam bons ganhos, mas existem outras formas de ganhar alguns trocados pela internet respondendo a pesquisas de mercado. a melhor que existe e que ainda é recente é uma organização portuguesa que paga 5 euros por pesquisa e não necessita de nenhum investimento. Ela permite você responder até 5 pesquisas por dia que lhe rende 25 euros/dia = R$ 74,00/dia. Ao atingir 500 euros voce poderá resgatar e receber seu pagamento via Paypal. Se você se cadastrar através da sua indicação voce ganha 5 euros+ 15% dos seus ganhos futuros. Ao se cadastrar voce ainda ganha 10 euros. Se você não tem conta no Paypal uma então deve abrir uma para receber os euros que são convertidos em reais e lançados em sua conta bancária. Não é muito igual a Telexfree, mas ajuda. p/ quem se interessar vou deixar o link de cadastro: http://estudossociais.com/?ref=22639
brasiliense_bbom
Olá. Eu devia ter feito melhor, mas eu baixei alguns dados dos usuários e coloquei online. Eu não tive tempo para trabalhar melhor e fiz um script vagabundo.

Mas consegui pegar uns 13.000 boletos. Já da para colocar alguns dados dos fracassados que pagaram para isso.

Tem que fazer um pequeno data mining para extrair os dados. Faria isso se tivesse mais tempo, mas não tenho.

Quem quiser, baixe esse arquivo e aproveitem: http://www.sendspace.com/file/4k2vgs
Júlio Resende
Assistam esta Vídeo Conferência e aprenda a ser empreendedor.
http://login.hotconference.net.br/conference,grupo-de-amigos#
Paulo Henrique Serra
Cara, a BBOM ta sendo perseguida pq não pede grana aos bancos e nem paga juros milionários aos banqueiros FDP. Por isso essa revolta, pq o povo que entra numa parada dessas, fica bem na foto, progride... O governo quer e ver vc Fud...
Aleksander Lima
HOJE EM DIA NEM SITE TEM VALOR NA PALAVRA , QUEM DIRÁ UM BLOG SENSACIONALISTA....É PRA CABA..CALA BOCA QUEM CRIOU ESSA BOSTA.
Aleksander Lima
Café, energetico, agencia de viagens, rastreador o que você quiser cara. Somos liderança, se quiser mudar teu chip da OI , TIM PRA BBOM pode mudar vamos ter também..porque somos os melhores.
Aleksander Lima
não tem q devolver porque a justiça não tem o rabo de troco pra devolver nada. Ela tem que parar de se incomodar com as empresas e deixar que as empresas se virem pra pagar seus associados...
Aleksander Lima
Silvio Ney Nada a vê. Porque não vai arrumar um serviço ? Quer serviço vou te jogar no fundo da loja pra limpa cartucho..Borra botas!...
MMN BR
Ganhe R$ 800,00 por mês compartilhando links no Facebook!

Você sabe como a maioria das pessoas ganham dinheiro na internet? Com Publicidades! Existe uma empresa fantástica, que divide os lucros das publicidades com você! Ela garante á você, R$ 800,00 de lucro mensal fixo, todos os meses, basta você se associar, e, de segunda á sexta, compartilhar links dos clientes da empresa! É muito fácil e qualquer pessoa pode fazer! E se você quiser, existe uma forma de ganhar muito mais dinheiro!

Saiba agora como ganhar: http://bombr.org/ml/multibrasil/

Tome uma atitude e comece á Ganhar Dinheiro Online!
Rodrigo Salomão
ah vai tomar no cú, a galera não tem o que fazer mesmo em! tentam a todo custo desmoralizar a empresa, qual será a próxima tentativa? vocês já não tem mais o que falar...
Alexandre Follador Guedes
O que essa BBOM "vende"?
Alexandre Follador Guedes
Seems Legit (Y)
Seduttion Ssa
Disse Tudo Irmão!!!
Akmos Cascavel
AKMOS BRASIL
O que você acha de ganhar de 1.500 a 4.500 reais, sem necessidade de vender nada, trabalhando em casa com atividades de internet, em apoio uma empresa distribuidora ligada a indústria da saúde e bem estar, 2° mercado que mais cresce no Brasil, não precisa ter nenhuma experiência, pois tudo lhe será ensinado passo a passo.
Após verificarmos a existência do seu cadastro, que é gratuito, você receberá todas as informações sobre como desenvolver as atividades, por meio de mensagens de e-mail e de treinamentos ao vivo pela internet, que darão condições de você decidir sobre a sua efetivação como “Empresário” dentro do sistema da Akmos.

Mais informações:
[email protected]
Gobull Inovador
Olá! Nos útimos dias estamos apreensivos para saber qual será a decisão sobre o MMN no Brasil.
O que precisa ser feito, se a justiça permitir, é um ajuste no plano de negócio.
Por isso eu venho apresentar uma nova empresa de Marketing Multinível, ela não
promete ganhos milionários, mas sim um trabalho em que todos possam ter uma renda extra
com o marketing de rede e de acordo com as regras do mercado brasileiro.
Gobull a revolução do MMN

www.gobull.com.br e-mail de indicação: [email protected]

- O contrato estará disponível para análise e download a partir do dia 01/08.

Sobre MMN GoBull:
1)Divulgadores da GoBull compram créditos de Estoques Multisetorial diretamente da GoBull

2)GoBull repassa a venda dos Créditos de Estoques às empresas que fomentam suas vendas

3)Empresas vendem aos seus consumidores finais e repassam parte de suas Margens de Lucro

4)Divulgadores da GoBull recebem margem de lucro de Créditos de Estoques de 2% a 12% por Recompra

A adesão simples de R$ 600.00 permite a participação de compra e recompra de estoque de 1 empresa.

(há varios pacotes de adesões)

Por indicar alguém você ganha (bonus direto) de R$ 70.00 / pessoa
2º nível bonus de R$ 20.00 / pessoa
3º e 4º nível = R$ 10.00 / pessoa
5º nível = R$ 5.00 / pessoa

www.gobull.com.br e-mail de indicação: [email protected]
Silvio Ney
Fernando Rocha Vai me denunciar sob qual acusação?

Acho que nem preciso rastrear todos os boletos gerados e pegar a informação de cada usuário, a quantia de mensagens que recebi depois que postei isso aqui foi absurda. Postando o perfil de cada um é mais rápido, fácil e não-evasivo :D
Pedro Luiz Messias
Essa semana vi um carro adesivado BBOM na Fernão Dias no Sul de MG!!!
Giba Theroot
ATENÇÃO JÁ FOI CORRIGIDO: Os arquivos não estão mais disponíveis online e a "falha" foi solucionada o google nem monstra essa informações dos boletos, aparece somente no bing devido endexado "pode ser que fique dias, ou horas" mas logo somo tudo.
Pesquisei em vários mecanismos de busca populares e nem tanto, falhas de sqli é tudo falso positivo. É parece que foi tudo corrigido o mais rápido que vc esperava :P.
Silvanna Arraes Silvinha
"sucesso onde estiver!"
David Wanderley
É a mesma coisa de sair da merda e ir pra bosta!
Admilson Costa
O dinheiro da arrecadação da receita federal, que é gerado pelas contas da BBOM, não foram bloqueados, justiça sem isonomia é anti ética
Zelia Sabino
Eu só queria que a justiça pensasse no povo que investiu seu dinheiro, e pelo menos devolvesse o dinheiro do povo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Claudio Holanda Júnior
ANOTHER WILD PIRAMID APPEARS!
Ultimum Iudicii
Imagino que você ACHE pouco o CONTEÚDO para poder julgar alguma coisa pertinente a este assunto certo?

Informe-se e entenda, para poder opinar. Opinião sem fundamentação é igual PEDALAR EM UMA BICICLETA SEM A CORRENTE!
Ultimum Iudicii
Yuri, sou um associado BBOM.

Pergunto:

Qual sua idéia sobre MARKETING MULTINÍVEL, já que você tinha um "CARA" no seu perfil que o incomodava tanto.

Pergunto isso, por que é normal por causa da experiências urins vividas com pessoas, a gente associar determinado assunto como RUIM.

Se esse associado não tinha "SEMANCOL" você fez mesmo o certo. Mas não tenha esse PROTOCOLO DE NEGÓCIOS como algo negativo. É um trabalho HONESTO, como qualquer outro!
Fernando Rocha
Deixa eu te denunciar também, ai veremos o quanto OTÁRIO vc vai ficar depois. ;)
Ultimum Iudicii
Ok ok ok... Mas eu conheço gente que não precisou forjar nada disso para demonstrar seus ganhos.
Mais uma coisa, LAMENTAVELMENTE existem mesmo associados da empresa BBOM que ACABAM passando uma visão deturbada do trabalho de MARKETING MULTINÍVEL, eu sou um associado e afirmo que a BBOM é legítima e legal, perante as LEIS de comércio INTERNACIONAL. Terá apenas que se ADEQUAR às REGRAS do BRASIL, para poder prosseguir com seu trabalho.

Silvio Ney - Concordo com você! FICAR DIVULGANDO seus FANTÁSTICO ganhos e PROMETER PARA AS PESSOAS que todos ficarão "ZILIONÁRIOS" é totalmente errado mesmo.

Mas oferecer um PLANO DE NEGÓCIOS que a pessoa poderá trabalhar e ter ganhos financeiros, é MAIS QUE NATURAL E CORRETO.

Estudo o MARKETING MULTINÍVEL a ALGUNS MESES, de forma METÓDICA e DIDÁTICA e afirmo que MMN ou MR (MARKETING MULTINÍVEL OU MARKETING DE REDE) são PLENAMENTE - ABSOLUTAMENTE DIFERENTES DE [[[ PIRAMIDE FINANCEIRA ]]].

AS DIFERENÇAS SÃO TANTAS QUE NÃO SE PODE DIZER OPOSTO, SOMENTE DIFERENTE!
Silvio Ney
Querem uma sequência de boletos e capturados os dados do usuário referente ao boleto? :)

1 - http://www.miraclesalad.com/webtools/md5.php
2 - Gera um md5 a partir do ID 575904 (só pra garantir dados)
3 - Pega o md5 gerado e completa a url https://escritorio.bbom.com.br/boleto/AQUI_O_MD5_GERADO

Pega os dados do boleto através de uma função do PHP, ou qualquer outra linguagem, pra ler o conteúdo, explode tudo e captura os dados do cliente referenciado no campo SACADO :)

Pronto, você tem uma lista de otários a oferecer um sistema seu de GANHOS EXTRAORDINÁRIOS
Felipe Mário Paes
Eu acho é pouco.
Yuri Costa
Excluí um cara no face, parece crente fanático falando dessa BBOM.