Qual vai ser a diferença nos gráficos do PS4 e do Xbox One?

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Enquanto a Sony e a Microsoft travam meio que uma Guerra Fria de indiretas e pequenas mudanças em seus consoles para ver quem se sai melhor, o PlayStation 4 e o Xbox One não têm tantas diferenças no papel. O hardware é quase igual; a principal diferença é que, apesar de ambos usarem a mesma arquitetura – GCN (Graphics Core Next), da AMD -, o PS4 chega a ter até 50% mais poder na GPU. Teoricamente.

Para tentar ver como será o resultado final da renderização em cada um, o Digital Foundry fez um teste que replica o hardware com componentes equivalentes aos de cada um dos consoles.

É claro que há ressalvas: o mais óbvio é que os testes não foram feitos exatamente com o mesmo hardware usado no PS4 e no Xbox One, mas sim com peças para PCs baseadas na mesma arquitetura. Como o sistema não é o mesmo, não contempla otimizações, APIs gráficas proprietárias e afins.

Para que a performance gráfica não fosse limitada pelo processador, os testes foram feitos com uma chip Intel Core i7 3770K em overclock de 4,3 GHz e 16 GB de RAM DDR3. Uma Radeon HD 7850 foi considerada para o Xbox One e uma Radeon HD 7870 XT para o PS4. Assim, a simulação do PS4 conta com 50% mais poder gráfico que a do Xbox One.

O resultado está abaixo:

No fim, o framerate do PS4 foi em média 25% mais alto que do Xbox One, com a maior diferença sendo de 33% em Tomb Raider e a menor, de 17% em Metro. Na prática, como se percebe no vídeo acima, as renderizações são praticamente iguais.

A conclusão que o Digital Foundry tira do experimento é que ter mais núcleos na GPU não garante uma performance tão melhor na hora de jogar. Ou seja, apesar dos números, os dois consoles devem ser bastante parecidos também nesse quesito.

Quem quiser ver como foi feito o experimento com mais detalhes, é só dar uma lida no artigo que documenta tudo.

Colaborou Emerson Alecrim

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados