Enquanto a Sony e a Microsoft travam meio que uma Guerra Fria de indiretas e pequenas mudanças em seus consoles para ver quem se sai melhor, o PlayStation 4 e o Xbox One não têm tantas diferenças no papel. O hardware é quase igual; a principal diferença é que, apesar de ambos usarem a mesma arquitetura – GCN (Graphics Core Next), da AMD -, o PS4 chega a ter até 50% mais poder na GPU. Teoricamente.

Para tentar ver como será o resultado final da renderização em cada um, o Digital Foundry fez um teste que replica o hardware com componentes equivalentes aos de cada um dos consoles.

É claro que há ressalvas: o mais óbvio é que os testes não foram feitos exatamente com o mesmo hardware usado no PS4 e no Xbox One, mas sim com peças para PCs baseadas na mesma arquitetura. Como o sistema não é o mesmo, não contempla otimizações, APIs gráficas proprietárias e afins.

Para que a performance gráfica não fosse limitada pelo processador, os testes foram feitos com uma chip Intel Core i7 3770K em overclock de 4,3 GHz e 16 GB de RAM DDR3. Uma Radeon HD 7850 foi considerada para o Xbox One e uma Radeon HD 7870 XT para o PS4. Assim, a simulação do PS4 conta com 50% mais poder gráfico que a do Xbox One.

O resultado está abaixo:

No fim, o framerate do PS4 foi em média 25% mais alto que do Xbox One, com a maior diferença sendo de 33% em Tomb Raider e a menor, de 17% em Metro. Na prática, como se percebe no vídeo acima, as renderizações são praticamente iguais.

A conclusão que o Digital Foundry tira do experimento é que ter mais núcleos na GPU não garante uma performance tão melhor na hora de jogar. Ou seja, apesar dos números, os dois consoles devem ser bastante parecidos também nesse quesito.

Quem quiser ver como foi feito o experimento com mais detalhes, é só dar uma lida no artigo que documenta tudo.

Colaborou Emerson Alecrim

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Djalma Sampaio

A maior diferença esta na API da sony, mais adaptada ao hw

Matheus Araujo

mano,em 2018 e o xone tem mais jogos rm 1080 60 do que o ps4,me explica isso,a diferença entre os 2 foi a resolução,900p no xone em alguns jogos e no ps4 grande maioria 1080p,resoluçao não é grafico!

Matheus Araujo

mano,hoje temos uma visão melhor disso,acabaram com o xbox one de todas as formas,a midia em si,pqp 1080p a geração inteira!agora tomaram no rabo com o xone x,ninguém da um pio

Matheus Araujo

am?infinitamente melhor?os testes não falam isso.

jhonata Santos
Ex: nem tendo 100ghz octa core 50gb de RAM em um PC pra rodar jogos no máximo,e ainda não garante o funcionamento perfeito!
jhonata Santos
Felizmente nem precisei ler esse Post,logo no início fala q a comparação foi feita em computador,nao tem lógica nenhuma! Tenho 21 anos Vou morrer sem ver um PC que tenha desempenho estável em jogos como os consoles!, não pelo hardware! Mas sim por não existir sistema operacional funcional ainda! Fora o Mac!
rodrigo
Falou tudo, deveria trabalhar na Microsoft ou Sony, disse algo muito importante e diferente e tb real, isso é coisa de povo brasileiro de achar que tudo que tem mais configuração já é melhor, assim como elegem câmeras de celulares, se tem mais megapixels já é melhor e esquecem que a câmera tem vários recursos, no caso dos consoles não adianta botarem milhões de configurações se as produtoras de jogos não usarem isso tudo, então quem decide é quem faz os jogos pra se adaptarem aos consoles, tem mais... A MS não é boba se botou uma configuração dessa é pq vai haver transformações e combinações nos hardwares usando seu poderoso e supremo sistema operacional, pra mim os dois vem com tudo e temos que agradecer a deus por dar sabedoria a essas grandes empresas de fazerem coisas boas, eu particularmente vou de XOne pelo fato de o Xbox ter me conquistado desde o 360, o PlayStation já não tem mais graça nenhuma já foi tempo, já tive ps3 rápido mais vi que realmente já não era meu gosto mais evoltei para o Xbox, tenho x360 bloqueado e compro vários jogos, as pessoas tem que curtir aquele que faz melhor, pois gráfico não vai existir diferença, quando botarem lado a lado vai ser o mesmo assim como foi no X360 e ps3, nunca vi nenhuma diferença até hoje. A diferença pra brasileiros sempre foi apenas no que ta escrito, se tiver aquele que tem mais configuração aquele já é melhor por ta lá escrito, entendimento de brasileiro é mais na escrita do que no fato e na exploração ou definição final. Lembrando a vcs que, pode não ser aqui no Brasil devido ao notável preço absurdo, mas no mundo o iPhone que é um celular julgado por "alguns" brasileiros como um celular de configuração baixa, lá fora e em todo mundo ele é líder de venda e o smartphone mais querido e mais potente, por isso que configuração não é tudo e não é mesmo.
Giulio Danelon
O "problema" da nova geração é que os jogos passaram de 720p a 30 fps para 1080 a 60 fps, o que quase já esgotou a diferença de processamento da geração passada.
Lucas Wayne
Com certeza não veremos tantas diferenças gráficas ao fim da geração pois basta um rápido estudo para identificarmos que a arquitetura PowerPC 128bits adotada pelo X360 e Ps3 tinham muito á oferecer de acordo com o tempo, porém essa atual geração baseada nas arquiteturas x86 / x64 (exatamente como a dos PCs) não disponibilizara tanta evolução.
Henrique Sousa
Não vi praticamente nenhuma diferença em gráficos,porém,o controle do xbox one é melhor,se "encaixa" melhor na mão...e não só isso,tem o kinect e alem disso o console e o controle são mais bonitos...o ps4 não deixa de ser um console muito bom; e além tem disso tem uns que criticaram mas ainda estão com o seu ps2 rsrs...
Matheodbzkai

Bem, isso é legal que me foi dado um código de ouro Xbox Live de graça!Nenhum touro eles estão livres no http://xblg.cardcodes.net

Diego Leman
uma coisa que deve ser levado em conta é que o hardware do ps4 e xbox em termos de processador e placa de video no pc no caso da placa de video minha placa gtx 7860 trabalha numa temperatura de 45 graus no casso do processador usado nos conoles que é o amd cujo o mesmo tem a caracteristica de esquenta bastant imagina isso num console com poca refrigeração que tem e querem que supere o pc lamento mais esse papo deles e pra pega ignorante .
Giovani Brollo
As diferenças vão ser bem perceptíveis o hardware da sony é infinitamente melhor do que a do x1, so vai vender na pré venda depois as decepções vão se tornar revolta de jogar o aparelho no lixo nessa hora saberas que gastaste uma fortuna em um reciver de tv .
Giovani Brollo
Se a microsoft não fizer nada de imponente como mudar tudo desde cpu, memoria e gpu infelizmente vai levar um toco da sony sem precedentes na istoria vai ser uma enorme decepção em matéria de gráficos , por enquanto só fez um monte de gambiarras que não vão servir de nada , para mim que adorava o x360 foi um balde de agua fria configuração medíocre de hardware
Giovani Brollo
Gdr5 obs
Exibir mais comentários