chromasquad

Há uma infinidade de estúdios independentes de games que buscam financiamento via crowdfunding, tanto que eles ficam em uma categoria própria no Kickstarter e no Indiegogo. E, como a gente sabe, o Brasil tem um monte de estúdios que produzem games excelentes, reconhecidos internacionalmente. Logo, faz sentido que, entre os muitos projetos, surjam alguns brasileiros. É aí que aparece a Behold com seu novo game, Chroma Squad.

Talvez você já tenha ouvido falar da Behold: ela ficou muito conhecida após o sucesso de Knights Of Pen And Paper, um jogo que simula um RPG de mesa e foi extremamente elogiado pela mídia especializada.

Em Chroma Squad, você precisará administrar uma produtora independente de TV, formada por ex-dublês de Sentai – tipo Power Rangers ou Changeman – , que começa a fazer programas do gênero. Além de contratar atores, definir seus figurinos e o papel de cada um nas séries, será preciso comprar equipamentos para gravar, prestar atenção nas opiniões dos fãs e, claro, gravar os episódios e brigar com a concorrência no modo multiplayer.

O legal é que, em tudo isso, o jogador tem um papel bem ativo. Por exemplo, na hora de gravar, dá para “programar” os movimentos dos personagens e criar episódios e temporadas completas. Com tantas possibilidades, suas ações vão, aos poucos, moldando a continuidade do jogo e o fim dele pode ser totalmente diferente para outra pessoa. Ou seja, cada vez que você jogar, será uma experiência nova.

O jogo será multi-plataforma, disponível para PC, Mac, Linux, Android e iOS e, quem sabe, também chegue ao OUYA, PS4 e Xbox One. E, como os caras da Behold estão na faixa dos 20-30 anos e encheram o game de referências ao universo nerd e pop, espere encontrar várias lembranças da sua infância enquanto joga! O próprio visual do game e a trilha sonora devem lembrar seus primeiros jogos.

Até agora, o financiamento tem sido muito bem-sucedido: em 10 dias de campanha, já arrecadou quase US$ 52,5 mil na hora da publicação desse post, bem perto do objetivo de US$ 55 mil. Como ele muito provavelmente vai receber mais do que isso, foram criados mais dois objetivos para estimular a galera a continuar financiando. Se for atingido, o primeiro, de US$ 80 mil, irá incluir a possibilidade de jogar como um “herói solitário” em uma campanha single player; o outro, de US$ 110 mil, permitirá criar os roteiros dos episódios, inclusive com falas e animações próprios, e compartilhar online.

São objetivos ousados, mas nada impossíveis, ainda mais com as cotas de baixo custo, que estimulam mais gente a contribuir: a partir de US$ 15, você já leva o jogo completo nas recompensas.

Por que é legal? Porque é um game (1) de um estúdio brasileiro (2) que é famoso por fazer games legais (3).

Por que é inovador? Você já teve que administrar cidades, famílias e times de futebol. Mas nunca um estúdio de TV especializado em produzir programas tipo Power Rangers.

Por que é vanguarda? A questão aqui reside mais em apoiar o que é nosso. Com o sucesso de Chroma Squad no Kickstarter e seu lançamento, mais olhos da indústria de games se voltam para o Brasil e mais portas se abrem para outros desenvolvedores brasileiros irem ganhar o mundo.

Vale o investimento? Um jogo completo por US$ 15? Claro que sim!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoaoManoel
O jogo não é feio, feio é quem pensa assim. Os jogos atuais perderam toda a sua essência para agradar a massa que adora se excitar com homens musculosos e personagens com gráficos excelentes mas a história totalmente genérica.
Diogo Ramos Gutierre
Marketing é ótimo, faz um game indie parecer 5 jogos. O seu calculo tem um furo, é só um jogo. E a maioria das pessoas só procuram o jogo para uma ou no máximo duas plataformas. É um preço de jogo profissional, portanto o preço em si não é uma vantagem. Podem haver milhares de vantagens para apoiar o projeto mas não o seu valor.
portela.thiago
a cabeça lembra um pouco...
TaylerPadilha
Certamente, pra quê vou tirar SS e gravar gameplay, pra postar no FaceBook, de um jogo feio?
Forbidden_404
você paga 15 doláres para ter a versão para Windows, Mac, Linux, Android e iOS no mínimo, o que faz ser 3 doláres por plataforma, tá muito barato.
Diogo Ramos Gutierre
Eu achei a idéia legal. É original. Mas acho que o kick starter ta fazendo as pessoas perderem a noção do valor. Varias pessoas ali já financiaram tipo 100 projetos ou mais. A maioria das coisas ali é muito caro. Quando você olha no google play você não encontra praticamente nenhum jogo por este valor. Mesmo os profissionais custam mais barato. Olhando o greenlight também a maioria dos games não custam este preço. Se olhar pro KS, o game que eu acho que mais chamou a atenção das pessoas foi o shadowrun returns, e o preço era este U$ 15. Na minha opinião é um valor alto e pegou muitos fãs antigos que estavam loucos para jogar o titulo. Eu achava que o KS era pra ajudar em idéias. Mas a maioria das idéias la são muito caras. Hoje para algumas pessoas é "cult" ir lá e patrocinar algo. As pessoas fazem como se estivessem "upando" num jogo de RPG.
Giovana Penatti
ah, então você é dos que jogam pelos gráficos..................................................ok.
TaylerPadilha
SIM, tipo PixelArt, Tibia, essas merdas que nem deveriam ter a HONRA de consumir ciclos de clock de uma CPU x86. (^.^)'
Alenonimo
Eu ia comprar cedo mas já acabou os "Early Birds". Agora eu não tô mais com pressa. :|
Giovana Penatti
Na verdade, o lance do crowdfunding nem é comprar o game, mas ajudar a financiar e apoiar a ideia... e oferecer o produto finalizado ajuda a vender isso. Em todo caso, 15 dólares não é um valor caro para um jogo. Mesmo indie. Mesmo sem data definida.
Giovana Penatti
quadriculado? entristece? gente, não entendi nada. heuheuhe
TaylerPadilha
Jogo quadriculado pra PC? Giovana, assim tu me entristece!!!!
Diogo Ramos Gutierre
U$ 15 barato? Por um game indie, em pré-venda? Que nem sabe quando vai sair? Comparado com outros games indies, para PC ou principalmente para mobile, esta uma baita facada.
marciorsilveira
Vai ter cota para Windows Phone? tipo o NFC Ring? caso não, fica a dica.
Marcoscs
uhahuahuauhuhuahauhah, que ideia bizarramente genial. A planta de boca grande não é o Ghiodai?
Exibir mais comentários