Início » Legislação » EUA desafiam Samsung ao manter vendas do iPhone 4

EUA desafiam Samsung ao manter vendas do iPhone 4

Barack Obama também veta a suspensão de modelos antigos do iPad

Avatar Por

Mais um episódio da queda de braço entre a Apple e a Samsung por conta das patentes e outras propriedades intelectuais. Neste fim de semana, o gabinete do presidente Barack Obama publicou um veto que proíbe aquela decisão judicial em favor da Samsung bloqueando a comercialização de modelos mais antigos de iPhones e de iPads. Foi a primeira vez desde 1987 que o presidente dos Estados Unidos recorreu ao veto para uma decisão da comissão americana de comércio internacional (International Trade Commission, a ITC).

iphone4-cdma

Lembra-se da batalha judicial entre a Apple e a Samsung, atualmente a maior fabricante de celulares no mundo? Steve Jobs em pessoa disse ao biógrafo dele que iria para uma “guerra nuclear” com o objetivo de derrubar o Android. De fato foi, venceu em alguns aspectos.

Entretanto, a Apple perdeu para a Samsung na ITC, um órgão do Executivo. Foi determinada a suspensão das vendas dos iPhones nos modelos 3G, 3GS e 4, bem como os iPads de primeira e de segunda gerações com conexão de dados por 3G. Tudo por causa do chip GSM presente nos aparelhos. Agora, cai a suspensão.

O cerne dessa discussão, ao menos na visão de Barack Obama, é a inovação nos Estados Unidos. Obama vem batendo nesta tecla com certa frequência. Embora alguns especialistas defendam a reforma do sistema de patentes e propriedade intelectual por lá, nenhum grande passo foi dado neste sentido. Enquanto isso, o gabinete presidencial tem de se meter em uma decisão que parecia justa, da ITC, com o objetivo de manter a venda de alguns aparelhos mais antigos.

No despacho comunicando a decisão, o porta-voz do governo disse que a Casa Branca respeita a vitória da Samsung nos tribunais. Acrescenta ainda que a Samsung deve procurar os seus direitos na Justiça – pra mim não está muito claro o que querem dizer com isso, visto que exerceram o poder de veto.

Claro que a Apple comemorou a situação a favor dela. Disse em nota que “a Samsung estava errada ao abusar do sistema de patentes dessa forma”. Já a Samsung se disse desapontada com o governo americano. “A decisão da ITC corretamente reconheceu que a Samsung tem negociado com boa-fé, e que a Apple permanece indisposta em assinar um acordo de licenciamento”, informa a nota.

A Samsung obteve uma grande vitória em uma importante comissão. Mas, no fim das contas, o gabinete presidencial utilizou-se legitimamente do poder de veto. Complicado.

Ainda não sabemos se a Samsung vai se movimentar para novamente suspender a venda dos produtos.

Atualização às 21h14 | Inicialmente o texto relacionava a ITC como um órgão do Judiciário. Na verdade, ela é uma comissão do Executivo. A redação foi revista.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edinei Oliveira
http://techgeekblogbr.wordpress.com/2013/08/10/proibicao-da-comercializacao-de-produtos-da-samsung-nos-eua/
André Luis Figueiredo
Eu sempre soube que não era só questão de patentes. E agora com esse veto, está clara a intenção. Eu só não entendo porque só com a Samsung, quando todas as outras fabricantes copiaram a ideia da Apple.
Elton Alves Do Nascimento
A Samsung já não tinha parado de produzir coisas para a apple e tudo mais?
sias
" Disse em nota que “a Samsung estava errada ao abusar do sistema de patentes dessa forma” A Apple falando dela mesma? Empresinha escrota de um país governado por um escroto.
trovalds
Como bem dito, enquanto a Legislação acerca de patentes não tiver uma reforma séria, vai ser essa palhaçada de uma empresa querendo "sabotar" as vendas da outra com alegações de "esse parafuso foi patenteado".
Vitor
Você tá de sacanagem né? 1. Se a vaca da Apple continua comprando processadores da Samsung é porque vale a pena. 2. A Apple tem que tomar vergonha na cara antes de fazer uma nota dessas. Não foi ela mesma que roubou 1 bilhão dos cofres da Samsung?! E não foi ela que REGISTROU UMA FORMA GEOMÉTRICA (RETÂNGULO)?! E não foi ela que disse que o ato de virar a página de um livro é sua propriedade?! Aliás tome cuidado para não ler mais de uma página de livro da próximas vez, ou pode ter que pagar uma fortuna para a Apple.
Vitor
Mas... HOJE É DOMINGO.
Fernandu Z-luciu
ou seja, tanto faz, a legislação será favorável às empresas do eua. deveriam inventar uma presepada dessas aqui no brasil e cessar as vendas das empresas do eua também. assim fica fácil, né!!
Fernandu Z-luciu
tanto faz, a legislação será sempre favorável às empresas do eua
Thássius Veloso
Marcel, você tem absoluta razão. Eu troquei as bolas! Acabo de fazer a revisão do artigo para acertar a informação. Obrigado pela correção :)
Everton Favretto
Isso. O que deu pra entender é que o governo concorda que a Apple deve pagar à Samsung pelo uso das patentes, mas em termos FRAND. Por isso vetaram.
Allen Franco
Não sei como a Apple continua pedindo a uma empresa que a prejudica para fazer peças para seu iphone, eles claramente fazem bons aparelhos, mas só isso... a Apple tem o aparelho e o sistema e mesmo assim os Coreanos continuam processando a empresa
Marcel Costi
A notícia está confundindo o Poder Judiciário com o Executivo americano. A Samsung obteve êxito no ITC, que equivale ao brasileiro CADE e é um órgão do Poder Executivo, razão pela qual suas decisões podem ser vetadas pelo presidente. As decisões do Poder Judiciário americano não estão sujeitas ao veto do presidente, assim como ocorre nas democracias com poder tripartido.
Alexandre Pellizzon
A recente "inovação" dessa marca ridícula foi alongar o retângulo.
Ernâni Machado Alvarenga
Que a legislação de patentes é anacrônica e ridícula para os dias atuais, todos sabem, tanto é que a própria Apple ganhou bilhões em cima da Samsung, com aquele papo sem sentido de "patente do retângulo"... não lembro do governo americano ter freado esse abuso. Mas está tudo bem claro: Obama defendendo suas empresas, mostrando que a lei só é aplicável as estrangeiras... ou então é reflexo do "acordão" que permite a Casa Branca vasculhar dados de pessoas comuns. Quem tem iPhone, iPad, Mac, etc, deve deixar tudo "compartilhado" com o presidente dos EUA sem saber... já que é virtualmente certo que a Apple tem um acordo secreto com a Casa Branca, nesse sentido.
Exibir mais comentários