Hambúrguer criado em laboratório não é muito bom, mas pode resolver o problema da alimentação no mundo

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Com o crescimento da população mundial, a alimentação se torna um problema ao qual a gente talvez precisasse prestar mais atenção. Falando de forma bem superficial, se a demanda por comida for maior, também aumenta a área ocupada pelo cultivo e os gastos com energia e água – recursos naturais – para que ela seja atendida.

Então, cientistas da universidade de Maastricht pensaram numa possível solução para isso, especificamente no que diz respeito à carne: eles conseguiram criar um hambúrguer em laboratório a partir de células de vacas. A pesquisa foi financiada por Sergey Brin, co-fundador do Google, e custou cerca de 250 mil euros até a produção do primeiro.

As células foram retiradas especificamente de músculos, de modo que o resultado de suas duplicações só poderia ser músculo, que é a parte utilizada para fazer a carne que comemos.

Então, o tal “hambúrguer de proveta” foi provado hoje pela primeira vez em Londres e… Digamos que o sabor ainda não é tão agradável ao paladar. Duas pessoas experimentaram: a pesquisadora Hanni Rützler e o escritor Josh Schonwald.

Segundo eles, a textura é bem parecida com a de um hambúrguer de verdade, mas ele não é tão suculento. Acontece que o sabor do hambúrguer fica na gordura, e o criado em laboratório não tem gordura. Ainda assim, ele é feito de carne de verdade em vez de outras substâncias que tentam imitá-la, como a proteína de soja, por exemplo.

Outro problema foi na aparência: por não ter células sanguíneas, a carne é acinzentada e nada apetitosa. Ela ficou mais parecida com a de carne “de verdade” com suco de berinjela e açafrão, que têm pigmentos avermelhados e costumam ser usados na culinária para dar cor aos alimentos.

burger-1

É bastante provável que tanto os problemas visuais quanto no sabor sejam contornados nas próximas versões do cultured beef, o nome dado à carne de laboratório. Segundo seu criador, Mark Post, ela deve começar a chegar ao mercado daqui a 10 ou 20 anos.

Com informações: Business Insider

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados