Início » Celular » Troquei meu iPhone por um Android

Troquei meu iPhone por um Android

Eduardo Duccigne diz: "Enjoei"

Avatar Por

Nota da redação: O Edu é um cara que curte tecnologia, como eu e você. E ele meio que trabalha com isso, já que vive de produzir material gráfico muito bacana. A dúvida era: qual celular escolher? Ele foi de Android, depois de anos usando iPhone. Essa é uma dúvida que tem aparecido bastante. Neste artigo, ele conta como a troca se deu. (Thássius Veloso)

Depois de quase três anos como fiel usuário de iPhone – e consequentemente de iOS – enjoei do gadget da Apple e agora meu smartphone é um Android. Mais precisamente esse aí da foto, um Galaxy S4. O motivo da troca foi esse mesmo: enjoei.

O Galaxy S4 do Edu

O Galaxy S4 do Edu

Não que o iPhone/iOS tenha ficado ruim, longe disso. Ainda acho um aparelho fantástico e que funciona muito bem, mas pra mim essa dupla parou no tempo. Enxergo o telefone da Apple exatamente como o mesmo que o Steve Jobs apresentou ao mundo no dia 9 de janeiro de 2007. É claro que novas versões foram lançadas, o design físico ficou cada vez melhor, o iOS foi sendo aprimorado e tudo mais, mas a essência é exatamente a mesma. A mesma interface, o mesmo grid limitado, o mesmo tudo. Pra ser sincero, não consigo lembrar de sequer uma grande inovação nos últimos tempos. Minha esperança era o tão esperado iOS 7 sob a batuta do Jony Ive, mas novamente nada de novo foi apresentado.

Comecei então a abrir os olhos para a concorrência. Primeiro cogitei o Lumia porque acho fantástico o design do aparelho e à primeira vista a interface do Windows Phone me agradou bastante, mas recebi tanto feedback negativo que acabei desistindo rápido.

Com Android eu sempre tive um preconceito: o visual não me agradava. Sempre via interfaces muito feias que me lembravam aqueles computadores velhos cheios de tranqueiras. Esse preconceito começou a ir embora quando o Alexandre Nigri me mostrou as funcionalidades e principalmente a flexibilidade para customização do Android no seu antigo Galaxy S III. Foi a primeira vez que vi uma interface bonita e funcional na plataforma do Google.

Vi que o Android tinha muito do que eu achava que o iPhone deveria ter. Widgets funcionando diretamente na home screen, liberdade total para personalização de interface e funcionalidades. No iPhone eu trocava o wallpaper e instalava/desinstalava aplicativos. Nada mais. Sentia falta de um calendário mais eficiente logo de cara, por exemplo. Ou menos ícones na primeira tela para poder de fato ver aquele wallpaper tão bonito. Ou poder mudar tudo isso quando eu bem entendesse.

Depois de muito pensar e ler praticamente todos os reviews que existem por aí, a escolha foi feita. Por mais superficial que possa parecer, não é fácil fazer essa troca. Mas fui em frente, aposentei o antigo iPhone 4 e optei pelo Samsung Galaxy S4. Pensei em pegar o Nexus 4 e o HTC One, mas o primeiro não tem 4G e o segundo não é vendido no Brasil.

Vamos aos pontos positivos e negativos que senti logo nos primeiros dias:

Pontos positivos

  • A interface é minha e eu a deixo como eu quiser. Essa foi a base de tudo.
  • A tela grande assusta no início mas depois torna-se essencial.
  • A resolução (1920×1080 pixels) é impressionante, principalmente para vídeos.
  • O aparelho é super leve e fica confortável no bolso.
  • Sincronizei meus dados (contatos, agenda etc) facilmente. Viva o Google!

Pontos negativos

  • A maioria dos novos aplicativos ainda sai primeiro para iOS.
  • Talvez aquele seu aplicativo favorito não tenha versão Android.
  • Faltam opções de aplicativos para edição de foto como o Afterlight e VSCO.
  • O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente.
  • Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho.

Coisas que você tem que se acostumar

  • São sistemas diferentes, não espere ter a mesma experiência de uso.
  • Personalizar é bacana mas exige um certo trabalho de pesquisa.
  • É Android, mas cada fabricante tem suas modificações no sistema.
  • A fonte não é Helvetica (mas tem como baixar).

Conclusão

Pra mim, acho que vale a pena arriscar em algo diferente se você também está enjoado do seu iPhone. Teste, experimente. É só um celular e não uma operação de mudança de sexo. Pode ser que amanhã a Apple lance algo inovador e me faça querer voltar atrás. Quem sabe?

Se você gostou da home screen que aparece na foto, aqui vai a lista dos apps e widgets que utilizei:

eduardoduccigneEduardo Duccigne »

Designer de Interface, viciado em Coca-Cola, Instagram e tecnologia. Nas horas vagas, escreve seus pensamentos no Blog do Edu.

Ele está no Twitter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tarcisio Cavalcante
Queria ver esse post sobre ter voltado pro iPhone. Mas o blog não existe mais. Tem o artigo em outro lugar?
jess

Problema é que a cada nova versão lançada, a velha vai se tornando inutilizável, enquanto um smartphone com android, você decide quando trocá-lo, ele vai se tornar obsoleto? Vai, mas o android não "me obriga" a atualizar meu aparelho. Nada contra os apple lovers, eu prefiro android.

jess
Problema é que a cada nova versão lançada, a velha vai se tornando inutilizável, enquanto um smartphone com android, você decide quando trocá-lo, ele vai se tornar obsoleto? Vai, mas o android não "me obriga" a atualizar meu aparelho. Nada contra os apple lovers, eu prefiro android.
cesar

sim. todos

cesar 1989
sim. todos
Marcelo Xavier Soares
então devemos santificar a inglaterra e agradece-los eternamente, mas vem cá, quem mais titulos obteve durante todos esses anos de futebol?
MySilva
Não tenho toda sua experiencia com os sistemas,mas quando ao travamento do WP, discordo, nem quando tinha meu omnia w o sistema ficava travando, o sistema pra mim corre limpo.
Iveta Lukuvkova
Troca meu Samsung Galaxy gran Duos por iphone 4s. Comprei 10.5.2014. Vendo por 750 reais. Meu numero e (82)9646-3496
fredzanitti
eu fiz isso... troquei meu iPhone 5 por um Galaxy S4... e vou te falar viu... ARREPENDI AMARGAMENTE! Que saudade do meu iPhone... já anunciei no OLX pra me livrar desse trambolho.
andreswinck
o 3GS pode não ter recebido todas funções, mas já valeu muito ter atualizado, mesmo se continuasse com o iOS5 estaria muito acima do Android 2.3. Agora troquei o iPhone e estou também com Android para desenvolver, te digo que cada um usa o celular que acha melhor. O sistema iOS é o que melhor se adapta para meu uso, não vou ficar discutindo qual é melhor, mas sei que para mim vai ser dificil voltar a conviver com os problemas do Android. O Play não tem nada a ver, o que aconteceu era que estava cheio de bugs devido as modificações da LG, que não iria liberar o 2.3, depois de muitos pedidos liberaram o 2.3 e sem atualização para o 4. Em 2013/2013 o mercado era de 2.2, hoje já é dos 4.x. Para desenvolvimento isso é um pouco ruim. As alterações das marcas nos aparelhos acabam estragando o ótimo trabalho do Google, o melhor é um aparelho fiel ao source, com sistema nativo Google, hoje é o caso do Nexus 5. Alguns problemas enfrentados que não existem no iOS, hoje já foram resolvidos no 4.x, mas quem tem android de 3 ou 4 anos não consegue utilizar: crash durante ligações, só tirando a bateria para voltar, falta de memória (os apps não podiam ser instalados em cartão de memória, só na pequena memória interna), para fazer algumas alterações avançadas era necessário root, não tinha screenshot, jogos com gráficos feios em 2D, os um pouquinho melhor e o único 3D não eram compativeis com o modelo que eu tinha, essa fragmentação não existe no caso do iOS porque só existem 3 aparelhos (iPod Touch, iPhone e iPad), enquanto que Android é livre e existem diversos aparelhos de várias marcas, fazendo com que alguns apps sejam exclusivos para alguns aparelhos. Mas como mencionei, o Android 4.x mudou muito, o Google aprendeu a organizar as duas versões (2 para smartphone e 3 para tablet) e criou a versão 4 para ser uma evolução. Hoje esta aprendendo com o mercado, o Google Now quando foi lançado só servia para buscar na internet, mas não fazia configurações e no aparelho e nem enviava mensagens e registrava eventos no calendário como o Siri do iOS. Mas aos poucos as coisas estão mudando, pode olhar como exemplo o Windows Phone qua aprendeu a não ser tão errado como o 7.5 e o 8.1 está vindo com tudo que os outros sistemas possuem, porque são tendencias de mercado. Na minha opinião continuo preferindo o iOS que esta criando muitas tendencias, mas cada um usa o que acha melhor.
Eduardo Ribeiro
O Edu, já voltou para o iOS. http://blogdoedu.com/2013/12/02/voltei-pro-iphone/
Eduardo Ribeiro
O Edu, já voltou para o iOS. http://blogdoedu.com/2013/12/02/voltei-pro-iphone/
André Paixão
Eu mexi em um iphone 3g e notei um sistema que impoe muito limite, tipo não consegui enviar arquivos pelo bluetooth para o meu celular, senti falta dos botoes de voltar e opçoes que tem no android, o player de musica é muito simples, não encontrei nem o equalizador, o app do facebook fechou sozinho, parece ser complicado para passar musicas para ele, porém eu tenho que admitir, a tela tem muita qualidade nas cores, e a camera é boa, porem a bateria dura pouco.
Henrique Dourado
muda o launcher ! acho meio dificil enjoar !
Rafael Roque
Estou com o meu 4S praticamente desde o lançamento, o celular ficou muito lerdo dps da atualização para o iOS 7, tudo trava, WhatsApp, Instagram, quando estou digitando mensagens, até quando vou colocar a senha... não tenho nada a reclamar da marca Apple, tenho toda a família, acho que a Apple revolucionou o mundo tecnológico, quando precisei de assistência técnica, eles não relutaram nenhuma vez em trocar meu celular prontamente (dentro do prazo de garantia), teve até uma vez que fiz o pedido de dois celulares 3 GS pelo site, e uma das caixinhas veio sem o celular por causa de um suposto "furto" dentro da transportadora, e logo eles mandaram outro... porém com a necessidade de trocar de celular, comecei a pesquisar preços, custo x benefício e resolvi que vou pegar um Android.
Exibir mais comentários