Início » Antivírus e Segurança » Provedor de email criptografado usado por Edward Snowden fecha as portas após possível ameaça do governo americano

Provedor de email criptografado usado por Edward Snowden fecha as portas após possível ameaça do governo americano

Paulo Higa Por

Os usuários do provedor de emails Lavabit não conseguiram acessar suas caixas de entrada nesta quinta-feira. Em vez disso, eles se depararam com uma mensagem misteriosa explicando o fim do serviço, mas sem dar maiores detalhes. O Lavabit, usado por Edward Snowden, oferecia contas de email criptografadas e prometia que “nem mesmo os administradores podem ler suas mensagens”.

Na página do Lavabit, o proprietário Ladar Levison diz que foi forçado a tomar a difícil decisão de fechar o serviço. Ele afirma que não está autorizado legalmente a comentar detalhes específicos, mas a mensagem dá a entender que houve uma pressão do governo americano para que o Lavabit fornecesse dados sigilosos de clientes, inclusive de Snowden.

lavabit-home

A mensagem diz o seguinte (tradução livre):

“Caros usuários,

Fui forçado a tomar uma decisão difícil: tornar-me cúmplice de crimes contra o povo americano, ou abandonar quase 10 anos de trabalho duro, fechando o Lavabit. Depois de pensar bastante, decidi suspender as operações. Gostaria de poder compartilhar legalmente com vocês os eventos que influenciaram na minha decisão. Mas eu não posso. Acredito que vocês merecem saber o que está acontecendo – a Primeira Emenda supostamente garante a minha liberdade de expressão em situações como esta. Infelizmente, o Congresso aprovou leis que dizem o contrário. Do jeito que as coisas estão agora, eu não posso compartilhar minhas experiências das últimas seis semanas, mesmo após pedir duas vezes para fazer isso.

O que vai acontecer agora? Nós já começarmos a preparar a papelada necessária para continuar lutando pela Constituição na Corte. Uma decisão favorável me permitiria ressuscitar o Lavabit como uma empresa americana.

Esta experiência me ensinou uma lição muito importante: sem a ação dos congressistas ou um forte precedente judicial, eu recomendaria fortemente que ninguém confie seus dados particulares a uma empresa com laços físicos nos Estados Unidos.”

Edward Snowden, delator da espionagem. Esse cara tá ferrado

Edward Snowden, delator da espionagem do governo americano

O fechamento do Lavabit acabou gerando pressão em outras companhias. A Silent Circle, uma empresa que também oferece um serviço de email criptografado, anunciou hoje que vai encerrar o Silent Mail. No blog oficial, a Silent Circle diz que não recebeu nenhuma ameaça, intimação ou carta de nenhum governo, mas está agindo agora para evitar que o pior aconteça.

Com informações: Reuters, The Next Web.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angelo Lino Cardoso Saraiva
Olá! A Paggy está retendo o meu pagamento a vários dias. Não respondem e-mails e não tem nem sequer um telefone de contato. Poderia me ajudar de alguma forma? O que sabe sobre essa empresa? Está me parecendo golpe!
Paulo André
Vivam os Estados Unidos da América! A melhor democracia que o dinheiro pode comprar!!!
Rafael
Por quê devo comentar? Devo logar: com Wordpress, que usa código aberto; Facebook, empresa norte-americana; Google, norte-americana; Facebook, superamericana dos EUA; qualquer outra, dados trafegam por lá. Na internet em quem confiar? Ninguém. Nem adianta confiar em empresas sem laços físicos de lá.
Gustav
Sacanagem, tava gostando. Além de ser criptografado era simples e rápido. Do jeito que eu gosto.
Romeryto Lira
Tentei acessar o TorMail agora, e só dá erro 502, "502 Bad Gateway". Tempos difíceis estes.
Filipe Rockbell
É nessas horas que fico grato pela incompetência de nossos governantes. Ele ainda será lembrado pela bela atitude.
Leonardo Felin
É só dar uma revisada na história da criptografia digital: Phil Zimmermann, o criador do PGP e um dos sócios do silent circle já passou por isso quando distribuiu o source do PGP no passado. Do "nada", o governo dos USA decidiu perdoá-lo. AHAM. Sempre alguém tem a chave. Sempre.
Antonio Veras
"eu recomendaria fortemente que ninguém confie seus dados particulares a uma empresa com laços físicos nos Estados Unidos.”
Sem mais meritíssimo.
David Marquardt
Não dá pra tirar o possível do título por isso continuar sendo uma suposição, mesmo que obvia.

BTW, foi muito honrada a decisão do dono do site... muitos no lugar dele cederiam.
bawlaw
acabei de perder um email... :\
Humberto Cruz
triste...
Pedro Cordeiro
A essa altura do campeonato e com a descrição dada, pode remover o "possível" do título. Está mais do que claro o que aconteceu.

Lavabit era o serviço de emails privados e seguros mais popular do mundo (talvez segundo, não sei dizer sobre o Tormail). Usava criptografia assimétrica em toda a comunicação, tornando absolutamente impossível revelar o conteúdo das mensagens.

Obviamente, isso incomodou a NSA. Tanto que ele deve ter recebido uma National Security Letter, informando que deveria informar à NSA todas as chaves utilizadas na encriptação das mensagens. Se negaram a fazê-lo e, para não irem presos por descumprimento da ordem judicial, encerraram o serviço.
Eduardo Da Rocha Vieira
Em tempo de crise econômica, esse marketing é maravilhoso para empresas americanas. O governo dos Estados Unidos empurrando as pessoas para as concorrentes internacionais. Alias, Tecnoblog, quais os melhores concorrentes internacionais das principais empresas do/no E.U.A.? Fastmail é o único que me vem a cabeça, bem como toda Opera Software.
Charles Almeida
Data Center Brazil
Guilherme Theodoro Carlos
É galera...