Provedor de email criptografado usado por Edward Snowden fecha as portas após possível ameaça do governo americano

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses

Os usuários do provedor de emails Lavabit não conseguiram acessar suas caixas de entrada nesta quinta-feira. Em vez disso, eles se depararam com uma mensagem misteriosa explicando o fim do serviço, mas sem dar maiores detalhes. O Lavabit, usado por Edward Snowden, oferecia contas de email criptografadas e prometia que “nem mesmo os administradores podem ler suas mensagens”.

Na página do Lavabit, o proprietário Ladar Levison diz que foi forçado a tomar a difícil decisão de fechar o serviço. Ele afirma que não está autorizado legalmente a comentar detalhes específicos, mas a mensagem dá a entender que houve uma pressão do governo americano para que o Lavabit fornecesse dados sigilosos de clientes, inclusive de Snowden.

lavabit-home

A mensagem diz o seguinte (tradução livre):

“Caros usuários,

Fui forçado a tomar uma decisão difícil: tornar-me cúmplice de crimes contra o povo americano, ou abandonar quase 10 anos de trabalho duro, fechando o Lavabit. Depois de pensar bastante, decidi suspender as operações. Gostaria de poder compartilhar legalmente com vocês os eventos que influenciaram na minha decisão. Mas eu não posso. Acredito que vocês merecem saber o que está acontecendo – a Primeira Emenda supostamente garante a minha liberdade de expressão em situações como esta. Infelizmente, o Congresso aprovou leis que dizem o contrário. Do jeito que as coisas estão agora, eu não posso compartilhar minhas experiências das últimas seis semanas, mesmo após pedir duas vezes para fazer isso.

O que vai acontecer agora? Nós já começarmos a preparar a papelada necessária para continuar lutando pela Constituição na Corte. Uma decisão favorável me permitiria ressuscitar o Lavabit como uma empresa americana.

Esta experiência me ensinou uma lição muito importante: sem a ação dos congressistas ou um forte precedente judicial, eu recomendaria fortemente que ninguém confie seus dados particulares a uma empresa com laços físicos nos Estados Unidos.”

Edward Snowden, delator da espionagem. Esse cara tá ferrado
Edward Snowden, delator da espionagem do governo americano

O fechamento do Lavabit acabou gerando pressão em outras companhias. A Silent Circle, uma empresa que também oferece um serviço de email criptografado, anunciou hoje que vai encerrar o Silent Mail. No blog oficial, a Silent Circle diz que não recebeu nenhuma ameaça, intimação ou carta de nenhum governo, mas está agindo agora para evitar que o pior aconteça.

Com informações: Reuters, The Next Web.

Receba mais sobre EUA na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados