Início » Internet » Mega vai lançar serviço de email encriptado

Mega vai lançar serviço de email encriptado

Avatar Por

Após o fechamento voluntário do Lavabit, provedor de email encriptado utilizado por Edward Snowden, e do Silent Circle, Vikram Kumar, o CEO do Mega, anunciou que a empresa vai lançar um desse tipo.

Kumar não falou de uma previsão de lançamento do email do Mega, mas deixou claro que o trabalho já está sendo feito e o resultado esperado é um serviço excepcional de criptografia. A encriptação end-to-end está em construção no sistema e o armazenamento e organização de contatos já funciona.

Mais uma tacada na segurança de seus usuários é a afirmação de que o Mega não tem como “desencriptar” as mensagens. Ou seja, o governo de qualquer país pode pedir à vontade as informações: eles não têm nem como fornecer. E essa postura pode ter uma consequência um tanto quanto séria, que é forçar a mudança dos servidores do Mega para outro país que não seja a Nova Zelândia, por conta de pressões dos EUA sobre o país, entre outros aliados.

Kim Dotcom não está interessado nos seus emails

Kim Dotcom não está interessado nos seus emails

No entanto, há problemas a serem contornados. Por exemplo, um serviço de email realmente encriptado dificulta – para não dizer que impossibilita – a busca de mensagens, já que elas são armazenadas em criptografia  no servidor. Então, o servidor não “enxerga” o texto. Outro obstáculo está no envio e recebimento para contatos que não estejam em servidores criptografados, já que o objetivo do Mega é criar um serviço em que as duas pessoas utilizem os desse tipo.

Segundo Kumar, criar um serviço de email que armazene as informações de maneira tão segura quanto será o do Mega é possível, mas extremamente trabalhoso. Por isso, deve demorar ainda alguns meses para  que o serviço seja lançado. Em todo caso, é bom ter uma esperança de privacidade respeitada de verdade na internet.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Corolla Preto
Magno Medeiros E se você perdeu a senha da conta?
Corolla Preto
Tu não sabe o que diz! Eu serei o primeiro a aderir! Agora, só a título de pesquisa, dá um like aqui quem vai aderir também!
Nicholas Leviski
Como assim? Por que?
Paulo Patto
O Kim não perde oportunidade né? Mais um tapa na cara do Tio Sam... Mas muitas pessoas falam de privacidade etal, ams tem conta no #Facebook.com colocam fotos que pelo amor... fazem checkin até no banheiro de casa no #4Square, e publicam até os pensamentos amis sordidos no #Twitter.com e ainda reclamam do Google (Gmail), Microsoft e #WhiteHouse.com. Há tenha dó. Concordo que todos podemos exigir privacidade mas tem gente que coloca a vida como um feed.
Paulo Patto
Coloca os servidores passando por Caracas na venezuela, de por Teerã.
Romeryto Lira
Magno Medeiros Mas eu posso limpar os dados da outra conta de forma que ela fique vazia e eu possa recuperar a senha? Acredito que não.
Magno Medeiros
- Cria uma segunda conta. Não vai ser muito pratico mas vc pode transferir arquivos de uma conta pra outra caso necessite mudar a senha.
EFG
Espero que a ridicula decisão de só poder mudar a senha depois de apagar tudo seja mudada... (sim, segurança dos dados e blablabla...) Pois se eu perco a senha do Mega, e tiver um unico arquivo de texto de 1 byte, eu me lasco. Não posso trocar a senha até lembrar a senha antiga e apagar esse f..king arquivo.
Romeryto Lira
Ele precisa é lançar uma forma de alterar a senha da conta do Mega. Atualmente só quem pode mudar é quem não tem arquivos na conta.
Vinicius Salvati Melquiades
ele precisa lançar alguma coisa para competir com o WhatsApp, ja que o mesmo caga para a privacidade dos usuários
Gabriel Martins
Kim é o cara, esse merece meu respeito :D
Rudy Miller
Se for igual ao mega não terá um usuário!
Gutto Faria
CHUPA OBAMA!