Não é de hoje que se cogita a possibilidade de nos depararmos com um tablet da Nokia baseado no Windows RT. Mas os rumores ficaram mais fortes nesta sexta-feira, depois que fontes próximas à companhia declararam que o dispositivo deverá ser lançado no final do próximo mês.

A informação foi publicada pelo The Verge, que explicou que a intenção da Nokia seria a de fazer o lançamento em um evento a ser realizado nos dias 26 e 27 de setembro deste ano em Nova York, Estados Unidos.

Supostas imagens vazadas do dispositivo foram divulgadas pelo site chinês Weibo e mostram um tablet de cor vermelha que lembra vagamente o design utilizado nos smartphones da linha Lumia. As fotos mostram também os logotipos da Nokia e do Windows RT na parte traseira do aparelho, reforçando ainda mais os rumores. É possível identificar ainda o logotipo da operadora móvel Verizon e o símbolo “4G LTE”, o que já antecipa o suporte a este tipo de rede pelo tablet.

Suposto tablet da Nokia com Windows RT

Suposto tablet da Nokia com Windows RT

De acordo com outra imagem divulgada no fórum do também chinês site Digi-wo, especula-se que o dispositivo terá tela de 10,1 polegadas (1080p), processador quad-core Snapdragon 800 de 2,1 GHz, 2 GB de RAM, porta USB 3.0 e 32 GB para armazenamento interno de dados. Veículos como a CNET falam também que a CPU do tablet poderá ser um Nvidia Tegra 3 de 1,3 GHz.

Se o tablet chegar mesmo a ser lançado, a Nokia terá uma desafio dos grandes pela frente. As recentes decisões de companhias como Asus de abandonar a fabricação de tablets baseados no sistema e o reconhecimento da própria Microsoft de que as vendas da linha Surface estão abaixo do esperado resultaram em um clima de “quase morte” para o Windows RT que pode dificultar ainda mais a sua aceitação.

Em outras palavras, ou a Nokia dará um “revival” à plataforma ou ajudará a cavar a sua sepultura.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Nascimento
Nokia é Nokia, antes ela que a Apple! Mesmo sendo usuário da maçã...
Emanuel Campos
Com a Nokia apoiando, a chance do Windows RT reborn é gigantesca. Dependerá do preço, mais do que nada. Lembrem-se que a utilidade do tablet é relativa, já que milhares de pessoas compram tablets Android chinesas horríveis, só para navegar no sofá, com um Windows RT bem feito, será perfeito.
Emanuel Campos
Com a Nokia apoiando, a chance do Windows RT reborn é gigantesca. Dependerá do preço, mais do que nada. Lembrem-se que a utilidade do tablet é relativa, já que milhares de pessoas compram tablets Android chinesas horríveis, só para navegar no sofá, com um Windows RT bem feito, será perfeito.
Daniel Rodrigues
imagina o excelente hardware e design da nokia rodando android? não ia ter para ninguem
Daniel Rodrigues
juro que pesquisei "nokia tem obtido ótimos resultados com windos phone" e não apareceu nada relevante
Daniel Rodrigues
já ultrapassou o ipad em numero de tablets
Daniel Rodrigues
esta versao RT é tão boa que a Asus já bandonou
Raphael Rios Chaia
Claro, pq o Android tem sido ótimo pra todas as empresas... Não, péra... Aparelhos com Android existem às toneladas, todos iguais. A única empresa lucrando de verdade com ele é a Samsung. A Nokia optou por encabeçar o mercado com um OS diferenciado, e veja só, tem obtido ótimos resultados. Os prejuízos diminuíram, perspectivas reais de lucro voltaram a dar as caras na empresa... Não acredito que a adoção do Android fosse benéfica pra empresa.
Vinícius
Motorola comprada pelo google, htc mal das pernas... Enfim, ótimo apostar no android!
Daniel Rodrigues
Demora para aposentar o symbian, não apostar no android...
Rodrigo Ribeiro
Widescreen não Nokia! :-[
Raphael Rios Chaia
Por que "outro"? Qual foi o primeiro que não fiquei sabendo?
Daniel Rodrigues
corrigindo finlandesa...
Daniel Rodrigues
outro tiro no pé da Filandesa...
Ernâni Machado Alvarenga
Lumião. Os boatos estão bem afinados: pode ser tanto o poderoso Snapdragon 800 quanto o gagá Tegra 3, que vem nos Ouya da vida... ahhahaa... Mas vai ser com RT mesmo, até porque é a versão compatível com a arquitetura ARM, que a Nokia já está acostumada. O Pro é na arquitetura x86, é um SO de e para computador padrão. Está fora da expertise deles. A Nokia vende bem aparelhos, consegue chamar a atenção pelo design e tal... de repente colocam uma câmera PureView nisso, não que tenha serventia em tablets... Como eles têm que ter um tablet, não há outra alternativa diferente de esticar o Lumia, colocar o RT, fazer um paranauê na câmera, colocar um preço em conta e fazer muita propaganda pra ver o que acontece. Se der certo vai causar um certo mal estar lá na Microsoft, que foi bem medíocre com o Surface RT...
Exibir mais comentários