Rumor do dia: Nokia lançará tablet com Windows RT no final de setembro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 4 dias

Não é de hoje que se cogita a possibilidade de nos depararmos com um tablet da Nokia baseado no Windows RT. Mas os rumores ficaram mais fortes nesta sexta-feira, depois que fontes próximas à companhia declararam que o dispositivo deverá ser lançado no final do próximo mês.

A informação foi publicada pelo The Verge, que explicou que a intenção da Nokia seria a de fazer o lançamento em um evento a ser realizado nos dias 26 e 27 de setembro deste ano em Nova York, Estados Unidos.

Supostas imagens vazadas do dispositivo foram divulgadas pelo site chinês Weibo e mostram um tablet de cor vermelha que lembra vagamente o design utilizado nos smartphones da linha Lumia. As fotos mostram também os logotipos da Nokia e do Windows RT na parte traseira do aparelho, reforçando ainda mais os rumores. É possível identificar ainda o logotipo da operadora móvel Verizon e o símbolo “4G LTE”, o que já antecipa o suporte a este tipo de rede pelo tablet.

Suposto tablet da Nokia com Windows RT
Suposto tablet da Nokia com Windows RT

De acordo com outra imagem divulgada no fórum do também chinês site Digi-wo, especula-se que o dispositivo terá tela de 10,1 polegadas (1080p), processador quad-core Snapdragon 800 de 2,1 GHz, 2 GB de RAM, porta USB 3.0 e 32 GB para armazenamento interno de dados. Veículos como a CNET falam também que a CPU do tablet poderá ser um Nvidia Tegra 3 de 1,3 GHz.

Se o tablet chegar mesmo a ser lançado, a Nokia terá uma desafio dos grandes pela frente. As recentes decisões de companhias como Asus de abandonar a fabricação de tablets baseados no sistema e o reconhecimento da própria Microsoft de que as vendas da linha Surface estão abaixo do esperado resultaram em um clima de “quase morte” para o Windows RT que pode dificultar ainda mais a sua aceitação.

Em outras palavras, ou a Nokia dará um “revival” à plataforma ou ajudará a cavar a sua sepultura.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados