Início » Celular » Seu smartphone pode estar te deixando míope

Seu smartphone pode estar te deixando míope

Avatar Por

Lembra de quando você era pequeno e sua mãe mandava sentar mais longe da TV para não prejudicar sua visão? Pode ser que ela tivesse alguma razão nisso. Segundo um oftalmologista britânico, o uso constante de smartphones pode estar causando um aumento nos casos de miopia.

Segundo o médico David Allamby, o número de jovens com miopia no Reino Unido subiu 35% desde o lançamento do primeiro smartphone. Além disso, antes, essa deficiência se estabilizava em geral até os 21 anos; agora, pessoas com mais idade que isso estão começando a desenvolvê-la.

Ele aponta dois motivos: primeiro, seguramos os dispositivos muito mais próximos aos olhos do que, por exemplo, revistas ou livros – entre 18 e 30 centímetros contra 40 centímetros. Segundo, passamos muito tempo mexendo neles.

Um estudo anterior feito pela Universidade da Califórnia também relaciona o smartphone a problemas na visão e dores de cabeça: eles descobriram que esse aparelho exige que os olhos foquem a tela e se ajustem ao tamanho do conteúdo ao mesmo tempo, o que causa desconforto com o tempo.

Foto: Layana Leonardo

Foto: Layana Leonardo

O médico britânico prevê que, em 20 anos, entre 40% e 50% das pessoas de 30 anos terão miopia por causa do uso do smartphone. Ele considera uma situação epidêmica, batizada de screen sightedness – algo como “miopia de tela”.

Mas há uma esperança para pelo menos minimizar os efeitos da tela reduzida na sua visão: controlar o tempo de uso do smartphone. Óbvio, né? Allamby também recomenda aos pais que considerem o impacto dos aparelhos sobre a visão antes de dar um para seus filhos de pouca idade.

Com informações: CNET, Daily Mail

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Ricardo
Mesma coisa comigo. Meus pais só me levaram ao oftalmologista aos 9 anos quando os professores reclamaram que eu tinha que ir muito próximo do quadro, e também sempre sentava próximo da TV. Lembro até hoje como foi ótima a sensação de ver nitidamente pela primeira vez com 3,5º.
Andre Souza
Coitados dos iUsers com suas mini-telinhas de 3,5" e 4"... :P Vida longa aos Phablets! XD
Celso Yoshio Hashimoto
Deve afetar principalmente se você usa o Smartphone no escuro com o brightness em 100%... uhauhauhauh
Andre
Apesar de eu não gostar nada disso, até porque uso muito smartphone, SIM. O oftalmologista tem razão. Não há como não ter algum tipo de problema se ficar tempo demais "ajustando a visão" para o conteúdo da pequena tela dos smarts. Infelizmente ele tem razão sim. Vou tentar controlar isso. É a única solução.
@AntonioVeras
Então eu devo estar usando muito corretamente. Meu grau do olho direito, que era 1,75, diminuiu para 1,50. :D E olha que peguei um vício de Netflix no meu Galaxy Note 10.1.
@AntonioVeras
Mas quantos graus você tem?
ricardo
Ele pode te deixar autista também.
Nash
Imaginem então os possíveis malefícios de algo como o Google Glass...
Robson C.
Acho que esse aí ta querendo inventar a roda pra cunhar um novo nome e ficar famoso. Não adianta simplesmente fazer uma correlação qualquer e dizer que a causa foi achada.
Raul Theo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Colar na cara foi engraçado. HAHHAHAHH
Fernando Arashida
nice picture! XD
Denis Franco
enquanto isso o pessoal querendo cada vez mais ppi na tela, telas de 5 pol full HD, pra mim em smartphones deveria ser 720, 768, no máximo 800, e 1080 ou 1200 em tablets. mais do que isso só colando a tela na cara pra enxergar os detalhes, e se vc não consegue enxergar os detalhes então está desperdiçando dinheiro, performance e autonomia de bateria.
Wesley Caribe
Me lembro que eu era um desses que sentava muito próximo a TV, e ao contrário do que muita gente imagina, não foi a TV que prejudicou a minha visão, eu sentava próximo porque já tinha a visão prejudicada.
Lucas Lima
muito dificil nao usa-lo
Juan Lourenço
Então é por isso que minha miopia não estabiliza pra eu poder fazer cirurgia, m***