Com este app incrível, um médico poderá examinar seus olhos só com um smartphone

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O Peek é o tipo de aplicativo que faz a gente querer levantar da cadeira e bater palmas. Sigla para Portable Eye Examination Kit, o software tem a proposta de permitir que um smartphone seja utilizado para exames médicos dos olhos.

O projeto é liderado por Andrew Bastawrous, pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. A ideia consiste em fazer com que médicos necessitem apenas de um smartphone razoavelmente avançado para diagnosticar catarata em pacientes que residam em localidades afastadas de centros de saúde mais equipados.

O funcionamento do Peek é simples. O aplicativo aciona o LED de flash para que o médico possa, ao aproximar o smartphone do rosto do paciente, examinar o fundo de cada olho com auxílio da câmera do dispositivo.

Peek em ação
Peek em ação

Além de detectar catarata, o Peek pode ser utilizado para determinar se o paciente necessita de óculos. Para isso, o aplicativo exibe letras diminuindo gradativamente o seu tamanho. Mantendo a distância correta, o médico consegue então utilizar este recurso para medir a quantas anda a acuidade visual da pessoa.

A ferramenta também é capaz de armazenar os dados do paciente, inclusive a sua localização determinada por GPS, e enviá-los por e-mail para outros médicos, caso seja necessário uma avaliação mais apurada ou encaminhar a pessoa para tratamento em uma unidade de saúde.

Testes com o Peek já estão sendo feitos em uma comunidade do Quênia. As imagens capturadas são comparadas com os resultados dos mesmos pacientes obtidos por equipamentos oftalmológicos tradicionais, no intuito de avaliar a precisão do aplicativo.

É claro que não adianta muita coisa diagnosticar a doença se não é possível tratá-las. Quanto a isso, os pesquisadores explicaram que a cirurgia de catarata é feita em vários lugares, inclusive próximo de regiões mais pobres, estando a maior dificuldade em encaminhar o paciente até a unidade. Com o diagnóstico definido, esta tarefa fica mais fácil.

Não é a primeira vez que smartphones são usados para fins de saúde. Se você procurar por “batimentos” ou “cardio” no Google Play, por exemplo, encontrará aplicativos que utilizam a câmera do aparelho para medir os batimentos cardíacos. A precisão pode não ser a mesma de equipamentos próprios para este fim, mas dão uma ideia das possibilidades que temos pela frente.

Com informações: BBC

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados