Tal como definido no cronograma da Anatel, acontecerá no próximo domingo (25/08) a implementação do dígito adicional “9” no início dos números de celulares do interior de São Paulo, que compreendem os DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. A medida afetará 580 municípios, aproximadamente.

Assim como aconteceu com a implementação do nono dígito na região metropolitana de São Paulo (DDD 11), haverá um período de adaptação onde chamadas considerando apenas oito dígitos continuarão sendo completadas, mas somente depois da execução de um aviso automático orientando sobre a mudança.

Após esta fase, que deverá durar cerca de 40 dias, a mensagem de orientação continuará sendo executada, mas a chamada será finalizada após o seu término. Caberá então ao usuário realizar uma nova tentativa, desta vez com a alteração exigida. Depois de 60 dias do início desta etapa, discagens com oito dígitos resultarão em número inexistente.

Incômoda ou não, é bom se acostumar com a ideia: o dígito adicional será implementado praticamente no Brasil inteiro, de maneira gradativa. As próximas regiões a receberem a alteração serão cidades do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e Espírito Santo (27 e 28), a partir de 27 de outubro de 2013.

Nono dígito: em todos os celulares até 2016
Nono dígito: em todos os celulares até 2016

No último trimestre de 2014, será a vez dos DDDs do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, ficando o Nordeste e Minas Gerais para o término de 2015. Os demais estados, por sua vez, terão o nono dígito somente no final de 2016.

Como você deve saber, o dígito adicional faz parte de um plano da Agência Nacional de Telecomunicações para evitar o esgotamento de novos números de linhas móveis. Somente em São Paulo (DDD 11), estima-se que capacidade de numeração tenha saltado de 44 milhões para cerca de 90 milhões de linhas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados