Steve Ballmer anuncia aposentadoria como CEO da Microsoft

Processo ocorrerá ao longo dos próximos 12 meses

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 7 horas

A Microsoft anunciou no início da manhã desta sexta-feira que Steve Ballmer deixará o cargo de CEO nos próximos 12 meses. De acordo com o comunicado da empresa, essa foi uma decisão pessoal do homem que substituiu Bill Gates no comando da maior fabricante mundial de software. Não existe uma data exata para que Ballmer deixe a função, mas é certo que, daqui a um ano, ele não vai mais assinar como diretor-executivo.

Ballmer tenta vender um Windows Phone durante a CES 2012
Ballmer tenta vender um Windows Phone durante a CES 2012

Enquanto isso, ele continuará com as mesmas funções de agora. De acordo com a Microsoft, o conselho diretor designou um comitê especial para fazer todo o trabalho de head hunter que deve chegar ao nome do próximo CEO.  “Ballmer vai liderar a Microsoft nos próximos passos de sua transformação para uma empresa de dispositivos e serviços que dá poder às pessoas para realizarem as tarefas mais importantes”, diz o comunicado.

E tem mais. O próprio Ballmer disse que esse é o momento para anunciar a aposentadoria: “Nunca houve um tempo ideal para esse tipo de transição, mas agora é o tempo certo. Nós embarcamos em uma nova estratégia com uma nova organização e nós temos uma maravilhosa cúpula de diretores.”

Ballmer assina como CEO da Microsoft desde o ano 2000. Podemos atribuir a ele algumas das mais importantes realizações da companhia, como o Windows XP (lançado para o público geral em outubro de 2001). Ele também esteve à frente do desenvolvimento do Windows 7, talvez uma das melhores versões do sistema operacional.

Claro que nem tudo é perfeito. Durante o reinado de Ballmer, tivemos o Windows de codinome Longhorn, que mais tarde viria a ser o Windows Vista. Certamente um dos mais odiados sistemas de todas as galáxias.

Xbox | Ninguém apostaria que a Microsoft se tornaria esse mostro dos videogames
Xbox | Ninguém apostaria que a Microsoft se tornaria esse mostro dos videogames

O currículo inclui também algumas mudanças importantes para a Microsoft como corporação. Daria para imaginar, há uma década, que a empresa se transformaria neste monstro dos videogames? O primeiro Xbox, com o subsequente Xbox 360, ajudou a moldar de forma diferente a realidade dos jogadores causais (oi, Kinect!). E brevemente poderemos comprar o Xbox One.

Falta saber como será o desempenho do Windows 8.1. O lançamento está previsto para outubro deste ano com algumas correções necessárias em relação ao que foi adotado no Windows 8 original. Algo me diz que este é o último ato de Ballmer. Se será grande? O tempo dirá.

Developers, developers, developers

Agora fique com uma apanhado dos melhores vídeos de Ballmer ao longo dessa década como CEO (e outros nem tanto). Diz aí se o cara não é uma figura.

Ações subindo

MSFT

O anúncio da Microsoft foi feito antes da Nasdaq abrir. Neste momento, a rubrica MSFT sobe mais de 7% na bolsa de tecnologia dos Estados Unidos, conforme podemos ver com a ferramenta de finanças do… Yahoo. Já faz algum tempo que o mercado especula sobre a saída de Ballmer. Hoje, finalmente, isso aconteceu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados