Início » Negócios » Steve Ballmer anuncia aposentadoria como CEO da Microsoft

Steve Ballmer anuncia aposentadoria como CEO da Microsoft

Processo ocorrerá ao longo dos próximos 12 meses

Avatar Por

A Microsoft anunciou no início da manhã desta sexta-feira que Steve Ballmer deixará o cargo de CEO nos próximos 12 meses. De acordo com o comunicado da empresa, essa foi uma decisão pessoal do homem que substituiu Bill Gates no comando da maior fabricante mundial de software. Não existe uma data exata para que Ballmer deixe a função, mas é certo que, daqui a um ano, ele não vai mais assinar como diretor-executivo.

Ballmer tenta vender um Windows Phone durante a CES 2012

Ballmer tenta vender um Windows Phone durante a CES 2012

Enquanto isso, ele continuará com as mesmas funções de agora. De acordo com a Microsoft, o conselho diretor designou um comitê especial para fazer todo o trabalho de head hunter que deve chegar ao nome do próximo CEO.  “Ballmer vai liderar a Microsoft nos próximos passos de sua transformação para uma empresa de dispositivos e serviços que dá poder às pessoas para realizarem as tarefas mais importantes”, diz o comunicado.

E tem mais. O próprio Ballmer disse que esse é o momento para anunciar a aposentadoria: “Nunca houve um tempo ideal para esse tipo de transição, mas agora é o tempo certo. Nós embarcamos em uma nova estratégia com uma nova organização e nós temos uma maravilhosa cúpula de diretores.”

Ballmer assina como CEO da Microsoft desde o ano 2000. Podemos atribuir a ele algumas das mais importantes realizações da companhia, como o Windows XP (lançado para o público geral em outubro de 2001). Ele também esteve à frente do desenvolvimento do Windows 7, talvez uma das melhores versões do sistema operacional.

Claro que nem tudo é perfeito. Durante o reinado de Ballmer, tivemos o Windows de codinome Longhorn, que mais tarde viria a ser o Windows Vista. Certamente um dos mais odiados sistemas de todas as galáxias.

Xbox | Ninguém apostaria que a Microsoft se tornaria esse mostro dos videogames

Xbox | Ninguém apostaria que a Microsoft se tornaria esse mostro dos videogames

O currículo inclui também algumas mudanças importantes para a Microsoft como corporação. Daria para imaginar, há uma década, que a empresa se transformaria neste monstro dos videogames? O primeiro Xbox, com o subsequente Xbox 360, ajudou a moldar de forma diferente a realidade dos jogadores causais (oi, Kinect!). E brevemente poderemos comprar o Xbox One.

Falta saber como será o desempenho do Windows 8.1. O lançamento está previsto para outubro deste ano com algumas correções necessárias em relação ao que foi adotado no Windows 8 original. Algo me diz que este é o último ato de Ballmer. Se será grande? O tempo dirá.

Developers, developers, developers

Agora fique com uma apanhado dos melhores vídeos de Ballmer ao longo dessa década como CEO (e outros nem tanto). Diz aí se o cara não é uma figura.

Ações subindo

MSFT

O anúncio da Microsoft foi feito antes da Nasdaq abrir. Neste momento, a rubrica MSFT sobe mais de 7% na bolsa de tecnologia dos Estados Unidos, conforme podemos ver com a ferramenta de finanças do… Yahoo. Já faz algum tempo que o mercado especula sobre a saída de Ballmer. Hoje, finalmente, isso aconteceu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
MELHOR notícia do mundo de tecnologia do ano!
Helen Macedo
Esse cara é uma figura! Já tive a oportunidade de vê-lo no "palco" com a trilha sonora do filme Rocky Balboa :) Demais !!!
Jean Michel
meu colega, assista esse video é engraçado d+.
Leandro Nascimento
Lembrando que o Vista só era odiado e rodava mal para quem tinha um PC do Milhão e ainda usava versão pirata... no meu Core2Quad ele rodava lindo!
Thiago Abrahao
Locão ele no começo do video haha
Thiago Abrahao
O Windows 8 de longe é o melhor Windows depois do XP. No meu PC mais leve que o 7 fácil fácil. Falou merda!
Rodrigo Peetz
Ta certo que o Windows 8 ficou ruim perto do Windows 7,Metro UI é bom para tablets, mas falta de um menu iniciar no desktop, um design que em vez de minimalista ficou parecendo janelas feitas no MS Paint. Diferente do que a Apple fez com o iOS 7 ,que mudou o design de baseado em Skeumorfismo para o minimalismo. O que faltou para o windows 8 foi trazer ordem a complexidade,como é dito no vídeo de apresentação do iOS 7. Mas sobre o Steve Ballmer ele foi um grande CEO ,muito importante para Microsoft.
Marco Queiroz
Por um CEO com mais carisma! Thank you Ballmer.
João Calvino Cason
o tamanho da merda que vc disse é incomensurável. :D
RamonGonz
Nem tanto pela idade (57 anos) mas pelo tempo de empresa mesmo (desde 79 - dados segundo Wikipedia), acho que ele ta certo. Não deve ser nada facil ter tanta responsabilidade por tanto tempo. Tem mais é que só aproveitar agora...
Flavio Viana
O figurão vai fazer falta, heh. No mais, desejo sucesso para a "nova" MS, cujo novo rumo teve as mãos de Ballmer.
Flavio Viana
E o que isso tem a ver com o artigo?
André Paul Grandsire
Ballmer fez muita coisa frente à Microsoft. E, quem assistiu o filme Piratas do Vale do Silício tem a ideia de que ele também esteve nos bastidores desde o início. O nome dele é um dos principais, junto com o do tio Bill.
André Fernandess
A windows 8 é muito ruim, não explora quase nada do hardware, consegue fazer uma ultrabook, com 8GB de RAM e processador I7, virar uma carroça. Não acredito que esses melhoramentos vão mudar muita coisa. A Microsoft continua com aquele esquema de um sistema operacional bom e um ruim, o XP foi o bom, o Vista o horrível, o win7 o bom, o win8 o horrível.
Luandersonn Airton
Finalmente. Achei que isso nunca ia acontecer.
Exibir mais comentários