Se por um lado o Google parece dificultar o uso do YouTube no Windows Phone, por outro, a empresa faz a lição de casa, em casa. O app para Android do maior serviço de vídeos da internet acaba de chegar à versão 5.0 com novidades pra lá de interessantes.

O primeiro detalhe a chamar a atenção é a nova interface, que está um pouco mais intuitiva e organizada graças ao layout em formato de “cards”, no melhor estilo Google Now (e que parece estar se tornando padrão nos produtos da companhia).

Mas o que talvez seja o recurso mais interessante é o suporte a multitarefas do aplicativo. Agora você pode minimizar o vídeo atual simplesmente arrastando-o para baixo. Ao fazê-lo, este continuará executando encolhido na parte inferior direita da tela enquanto você navega pelos demais recursos do YouTube. É uma funcionalidade semelhante às TVs que permitem visualizar dois canais ao mesmo tempo.

YouTube 5.0 para Android
YouTube 5.0 para Android

Só não dá para executar dois vídeos simultaneamente. Mas, se você encontrar algo mais interessante e quiser fechar o vídeo minimizado, não precisa restaurá-lo, basta arrastar a sua janela para as laterais para fechá-la de vez. Este recurso de minimização também funciona no modo paisagem, vale dizer, mas somente em tablets.

Outras novidades incluem buscas de listas de reprodução, menu lateral com mais opções, otimização para o Chromecast, ativação de qualidade HD e legendas a partir de um menu que só aparece quando você toca no vídeo e, por que não mencionar, um ícone redesenhado (já estava na hora).

O YouTube 5.0 é compatível com Android 2.2 ou superior. Se a atualização ainda não estiver aparecendo em sua conta do Google Play, basta aguardar, a disponibilização não deverá demorar mais que algumas horas.

Os mais ansiosos podem procurar um arquivo de instalação APK (é só procurar por “apk youtube 5.0” no Google) e fazer a instalação manualmente. Para isso, é necessário deixar a opção “Fontes Desconhecidas” (ou equivalente) nas configurações de segurança habilitada. Mas lembre-se: este procedimento é por sua conta e risco.

Atualização às 18:20: horas depois de disponibilizar o novo app para Android, o Google surpreendeu ao liberar também o YouTube 2.0 para iOS. Os recursos são praticamente os mesmos: o visual em formato de cards, a opção de vídeo minimizado, as pesquisas em listas de reprodução e os comandos por gestos, por exemplo, estão lá. O aplicativo já está disponível na App Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados